Qual o papel da Inteligência artificial para a indústria 4.0 – Planus

Qual o papel da Inteligência artificial para a indústria 4.0

10/03/2020

Qual o papel da Inteligência artificial para a indústria 4.0

Começando da primeira revolução industrial pela utilização da energia da água e do vapor até a segunda revolução industrial da produção em massa através da eletricidade. A terceira transformação industrial promoveu o envolvimento de computadores na indústria e a quarta revolução industrial, chamada de Indústria 4.0 através do uso da Inteligência Artificial.

Ela também pode ser resumida como:

“A tendência da indústria de avançar para um sistema de produção conectado e automatizado, com capacidade de analisar seu desempenho e melhorar a si própria”.

Quantidades maciças de dados, por um lado, e pressão de custo, inovações disruptivas e mais e mais regulamentações, do outro. A fábrica moderna enfrenta desafios que só podem ser enfrentados pelo uso inteligente da Inteligência Artificial (IA).

A IA equipa processos e sistemas de manufatura com recursos que podem imitar as funções cognitivas humanas fornecendo inteligência. Equipados com esses recursos, os componentes de fabricação podem perceber seu ambiente, imitá-lo, aprender com os dados, fazer previsões e melhorar independentemente sua própria programação.

A inteligência artificial na indústria 4.0 é essencial para conectar pessoas, máquinas, produtos e dados de maneira inteligente, bem como à utilização rápida e inteligente da Internet das Coisas (Internet of Things), soluções em nuvem, aprendizado de máquina e manutenção preditiva.

Para alguns, a indústria 4.0 é o avanço da indústria 3.0. Quando associada a Inteligência artificial, é a inovação dos processos industriais

Na verdade, as tecnologias inteligentes, chamadas hoje de indústria 4.0 englobam áreas como componentes fundamentais da indústria. Indústria 4.0 é considerada a evolução da indústria 3.0, isto é, informatização da indústria de transformação.

Durante a indústria 3.0, o computador foi introduzido como uma nova tecnologia completa, que digitalizou muitas tarefas manuais. Quando as conexões e a comunicação entre os computadores feitos e os computadores são elevados para executar tarefas com menos intervenção humana, isso inicia outra era, a Indústria 4.0.

Portanto, a Indústria 4.0 envolve os processos e tecnologias de fabricação de computação em nuvem, Internet of Things (IOT), computação cognitiva, sistemas ciber-físicos e inteligência artificial (AI).

A ideia principal da indústria 4.0 é composta pelos seguintes domínios

  • Fábrica Inteligente
  • Fabricação Inteligente
  • Internet Industrial das Coisas

A IA de ponta processa uma abundância de dados usando sistemas de autoaprendizagem e garante cadeias de suprimentos inteligentes, eficiência do processo, maior valor agregado e qualidade do produto, além de segurança e saúde no local de trabalho, manutenção preventiva e diagnóstico automatizado.

Além disso, a Inteligência artificial traduz os dados gerados nos processos de fabricação em insights e recomendações de ação, ajudando a tomar melhores decisões operacionais e financeiras.

As áreas típicas de uso da Inteligência Artificial nos processos de fabricação incluem desenvolvimento de produtos, planejamento de produção, controle de qualidade, manutenção de máquinas, nível de fábrica, serviços, segurança e conformidade.

Benefícios da Inteligência Artificial para a indústria

Como vimos, a 4ª Revolução Industrial é digital e seu potencial para a aplicação de IA está longe de esgotar-se, e continua a fornecer respostas para novos problemas à medida que surgem, assim como para as novas áreas de fabricação que são criadas.

Neste cenário de inovação, dados e conectividade são de primordial importância. Os dados, ao vivo ou históricos, muito coletados por sensores e processados ​​remotamente, precisam de coleta, agrupamento e análise. A inteligência artificial torna a fabricação mais flexível, introduzindo previsão e reatividade, respondendo a eventualidades e fornecendo soluções necessárias.

A 4ª Revolução Industrial envolve uma nova camada de insumos de fabricação: humana, mecânica, elétrica, digital e robótica. E a IA é o agente de mudança e facilitação pelo qual a indústria e a integração das camadas são estabelecidas para compreender uma única entidade de fabricação.

Enquanto as tarefas do trabalho serão realizadas cada vez mais por máquinas e não por seres humanos, a força de trabalho humana será reimplantada em vez de substituída. A fábrica inteligente tornou-se uma máquina, administrada pela IA exigindo: atenção, manutenção, administração e monitoramento por seres humanos, mas de maneira cada vez mais remota.

Qual o próximo passo?

A próxima fase da inteligência artificial ​​na manufatura está em alcançar escala para oferecer a economia de instrumentação em massa de todo um ambiente de manufatura.

À medida que as empresas começam a reconhecer as melhorias do processo e os retornos associados aos resultados de um processo industrial inteligente, automatizado e com interação constante, a inteligência artificial será incorporada definitivamente às práticas de negócios e processos comuns. De fato, será considerado um risco de negócio não tê-los.

Para saber mais sobre todo o potencial de transformação da Indústria 4.0 e da Inteligência Artificial, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de grande mudança.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.