A proteção de dados passa a ser determinante para as mudanças no ambiente de TI das empresas – Planus

A proteção de dados passa a ser determinante para as mudanças no ambiente de TI das empresas

3/03/2020

A proteção de dados passa a ser determinante para as mudanças no ambiente de TI das empresas

Embora muitas empresas orientadas a dados tenham visto um rápido crescimento nos últimos anos, o desenvolvimento de seu negócio passou a depender diretamente da proteção de dados.

De fato, as organizações atualmente exploram cada vez mais os dados para otimizar produtos e processos e inovar novos modelos de negócios. No entanto, o uso dessa informação pode entrar em conflito com as expectativas de privacidade dos consumidores, criando desafios complexos para as empresas, além de elevar o risco quanto aos ataques cibernéticos que comprometem as operações de negócio.

Isso nos leva a pensar sobre as condições sob as quais os dados podem ser utilizados, além do impacto no ritmo das mudanças no ambiente de TI para adequar o cenário de tantas transformações ocasionadas pela economia digital.

A proteção de dados passa a ser o foco principal da maioria das estratégias de mudanças e crescimento das empresas

Certas empresas costumam afirmar que a preocupação com a proteção de dados as coloca em desvantagem em relação às organizações que não definem a segurança da informação como prioridade, apontando a troca entre proteção pela competitividade.

No entanto, empresas modernas e com uma visão de futuro garantem que uma proteção mais rígida dos dados é necessária para garantir a confiança nas transações que fazem parte dos negócios digitais.

Além do nível da empresa, essa questão é importante para as sociedades e os formuladores de políticas, dados os possíveis efeitos na competitividade global das empresas nacionais e internacionais.

Um melhor entendimento de como a proteção de dados afeta as empresas e seu ritmo de mudança visando o crescimento e a adequação para o novo mercado, vale destacar o quanto é estratégico para as organizações proteger através de iniciativas de segurança cibernética a privacidade dos indivíduos frente a competitividade das empresas.

O efeito da proteção de dados na inovação da empresa

Podemos considerar atualmente a proteção de dados um tipo de regulamentação social, semelhante à proteção do consumidor.

O que de fato é verdade, quando se pensa em legislações a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que delineia regras para as condições de uso dos dados nas operações de negócio, podendo se tornar um impeditivo nas iniciativas de inovação da empresa.

Porém, para as empresas, o objetivo maior é proteger principalmente dados pessoais e estratégicos da organização de ataques por criminosos externos (“hackers”) e invasores que agem em desacordo com as regras internas de suas organizações.

A proteção de dados passa a ser determinante para as mudanças no ambiente de TI

Nos últimos anos, a proteção de dados passou a impor custos de conformidade às empresas, impactando os recursos disponíveis para atividades produtivas, como inovação ou aumentando as barreiras à entrada de novos projetos estratégicos, freando de certa forma os incentivos à inovação e ações voltadas ao crescimento futuro e as mudanças no ambiente de TI.

No entanto, a proteção de dados também pode fornecer incentivos adicionais à inovação, levando à criação de novas tecnologias, produtos, serviços, mercados e à descoberta de ações e procedimentos até então negligenciados.

Os estudos de caso de sucesso nas organizações em diferentes segmentos e tamanhos já mostram que, ao definir a proteção de dados como fator determinante as mudanças no ambiente de TI, as empresas alcançam a liderança do mercado, a vantagens competitivas pioneiras frente às empresas concorrentes, desenvolvendo novas oportunidades de crescimento, além de atender a requisitos de conformidade, a exemplo da LGPD.

Ao final, proteção de dados estimula a demanda por produtos de segurança de TI e identificam uma correlação entre a necessidade operacional e os gastos com P&D sugerindo maior inovação das empresas.

A proteção de dados é um desafio que vale a pena

Os dados são uma moeda valiosa neste novo mundo.

E, embora a proteção de dados crie desafios e dores para nós, como empresas, também cria oportunidades.

As empresas que demonstram valorizar a privacidade de um indivíduo, além da mera conformidade legal, mostra que são transparentes sobre como os dados são usados, que projetam e implementam maneiras novas e aprimoradas de gerenciar dados de clientes ao longo de seu ciclo de vida, criando uma confiança mais profunda e retendo clientes mais fiéis.

A realidade mostra que muitas empresas ainda estão “quebrando cabeça” para conciliar a proteção de dados e o ritmo de mudanças no ambiente de TI. Portanto, se você ainda não iniciou sua jornada para essa transformação, recomendamos que você comece agora.

Portanto, dedique tempo para entender o que você precisa fazer para se tornar compatível com a proteção de dados. Em seguida, crie um plano de ação para sua jornada de mudanças.

E conte com a ajuda da Planus. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.