Como obter a proteção de dados contínua – Planus

Como obter a proteção de dados contínua

21/02/2020

Como obter a proteção de dados contínua

O Backup as a Service (BaaS) é um serviço que permite às organizações fazer backup de seus dados na nuvem, fornecendo proteção contínua aos dados.

Embora o serviço de backup na nuvem ofereça suporte a backups contínuos, existem algumas práticas recomendadas que uma organização deve usar para otimizar e garantir a proteção de dados.

Por exemplo, é importante implementar essa proteção de maneira a não esgotar sua largura de banda. Você também precisará estar ciente do custo associado à proteção de todas as suas instâncias de máquina virtual.

Práticas recomendadas do Backup as a Service para otimizar e garantir a proteção contínua de dados

1. Considere os requisitos de largura de banda

Uma das primeiras coisas que você deve considerar antes de configurar o serviço de backup na nuvem são os requisitos de largura de banda.

Se você já possui uma quantidade considerável de dados que precisa ser protegida, por exemplo, pode ser completamente impraticável fazer o upload de todos esses dados para a nuvem. Dependendo da largura de banda disponível, pode levar semanas para carregar algumas dezenas de terabytes de dados em seu backup na nuvem.

Você também deve considerar o volume de dados que sua organização cria todos os dias. Houve muitas instâncias documentadas de organizações com uma taxa de alteração de dados que excede o que sua largura de banda possa suportar. Em tais situações, é necessário adotar técnicas de redução de dados ou adquirir largura de banda adicional.

2. Não desista dos backups locais

O backup em nuvem tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado, o backup na nuvem armazena dados remotamente, isolando a organização contra desastres regionais. Por outro lado, esse isolamento também pode dificultar e consumir tempo as restaurações de dados.

A vantagem de usar backups locais é que ela permite que os dados sejam restaurados de uma fonte local, em vez de exigir que todas as operações de restauração sejam baseadas em dados da nuvem.

Isso permite que as operações de restauração sejam concluídas muito mais rapidamente do que seria possível se os dados tivessem que ser baixados na nuvem. No entanto, os dados armazenados no serviço de backup na nuvem podem ser usados ​​para se recuperar de uma falha mais catastrófica na qual a restauração de um backup local não é uma opção.

3. Considere os custos

Embora a nuvem tenha a reputação de ser uma alternativa mais barata às operações locais, há custos consideráveis ​​associados ao uso do serviço de backup na nuvem. Os custos são baseados em fatores como o tamanho do conjunto de dados que está sendo protegido e se você está usando armazenamento redundante localmente ou geo-redundante.

As taxas de armazenamento representam a maior parte dos custos de armazenamento de dados. Essas taxas variam de pouco mais de alguns centavos por gigabyte, dependendo da quantidade e do tipo de armazenamento que está sendo usado.

O custo de armazenamento associado ao backup de uma instância também inclui as taxas definidas pelo service provider mais os impostos e taxas aplicáveis.

A responsabilidade pela proteção contínua de dados em um ambiente de nuvem deve ser compartilhada entre o service provider e sua empresa

As soluções de Backup as a Service são projetadas para tirar backups de dados das mãos do administrador local ou nas mãos de um outro serviço profissional. O resultado é um nível mais alto de garantia de que o backup dos dados está sendo feito corretamente.

Com as soluções de backup como serviço, os administradores não precisam mais se preocupar em gerenciar e girar fitas ou unidades externas.

A eliminação da necessidade de armazenamento externo reduz a carga de gerenciamento, minimiza drasticamente a possibilidade de falha crítica do backup e, em alguns casos, permite mecanismos de autoatendimento para que os usuários restaurem seus próprios arquivos após uma exclusão acidental.

Porém, os fornecedores precisam garantir que sejam competentes para fornecer backup como serviço. Essa competência pode se concentrar na operação de uma infraestrutura secundária ou no gerenciamento por meio de um MSP de terceiros.

Ou pode também se concentrar em articular adequadamente não apenas os preços, mas também os benefícios operacionais. Em outras palavras, não apenas recursos, mas também cenários de usabilidade aplicáveis ​​aos ambientes de TI atuais e heterogêneos do mundo real.

Além disso, você precisa ter certeza de que o fornecedor do serviço de backup na nuvem entende completamente do produto oferecido como plataforma de backup e como ele se encaixa na infraestrutura de TI da sua organização.

Em resumo, exija que seus parceiros de proteção de dados forneçam conhecimento e experiência e não apenas equipamentos.

Para saber mais como adotar uma infraestrutura segura e aprimorar os processos de proteção e privacidade de dados de sua organização, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de melhoria. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.