Soluções obsoletas podem prejudicar a adequação da LGPD – Planus

Soluções obsoletas podem prejudicar a adequação da LGPD

18/02/2020

Soluções obsoletas podem prejudicar a adequação da LGPD

A contagem regressiva já começou e o período de transição da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) termina em breve.

Mas as medidas técnicas e organizacionais necessárias para o cumprimento dos requisitos da nova legislação estão aparentemente entrando na lista de prioridades dos gestores de TI lentamente.

Os clientes ainda estão presos entre restrições orçamentárias, por um lado, e pressão sobre inovação, bem como requisitos de conformidade da LGPD do outro. O desligamento de sistemas e arquivos obsoletos ou legados é a saída desse impasse.

Os dados dos clientes devem ser protegidos, mas a capacidade de cumprir alguns dos requisitos da LGPD é muitas vezes comprometida pelos sistemas legados

Um sistema legado é geralmente definido como um sistema que ainda está em operação, mas é baseado em tecnologias obsoletas ou quase obsoletas, incluindo sistemas operacionais, bancos de dados, softwares, servidores e outros ativos de TI. Muitas vezes, é difícil de manter e arriscado para modificar.

Você pode ter sistemas legados frágeis e uma política de não alterá-los. Você pode ter ainda sistemas legados mais robustos, mas talvez não exista ninguém que entenda adequadamente seu design ou implementação completa.

A estratégia de deixá-los “intocados” não será a melhor opção em relação à legislação de proteção de dados que estende os direitos de privacidade e segurança a seus clientes atuais ou anteriores como indivíduos.

A obsolência também se aplica ao uso de dados

Os dados herdados podem ser descritos como informações ou dados pessoais que foram armazenados em um formato antigo ou obsoleto ou em um sistema de computador que é, portanto, difícil de acessar ou processar quando necessário.

Depois que esses dados são transferidos para um novo sistema e conjunto de processos, ainda são dados herdados e precisam ser tratados de uma maneira muito específica. A pergunta que fica é: “O que acontecerá com os dados pessoais que sua empresa coletou antes das leis de proteção de dados?

As coisas podem ser abordadas de maneira um pouco diferente. Para clientes atuais, você deverá estar pronto para fornecer prova de um relacionamento existente com o cliente e consentimento comprovável do assinante.
Para clientes antigos e inativos, você não poderá mais usar seus dados pessoais e precisará excluir informações desnecessárias e acumular dados de relatórios.

Se você possui assinantes ativos em suas listas de e-mail, por exemplo, mas não possui consentimento explícito e comprovável, pode ser possível que essa atividade possa constituir uma prova de um relacionamento atual com o cliente existente.

As empresas precisam definir uma boa estratégia de adequação a LGPD

Não é fácil alinhar todos os sistemas existentes com os requisitos da LGPD, porque os dados geralmente são espalhados por muitos sistemas e locais diferentes. Mas as empresas precisam definir uma boa estratégia de alinhamento.

As considerações sobre privacidade de dados devem estar sempre à frente das equipes de TI que projetam e administram a infraestrutura de TI de qualquer organização, mas, ao mesmo tempo, não devem impedir que as organizações definam seus sistemas de uma maneira que é mais eficiente, do ponto de vista de desempenho e custo.

Do ponto de vista da privacidade, a centralização dos sistemas de TI apresenta várias vantagens significativas, mas, além de não atender um requisito da LGPD, pode não ser a melhor solução para algumas organizações.

Não importa como uma organização estrutura seus sistemas de TI, ela deve sempre garantir que os principais princípios de privacidade e proteção de dados sejam respeitados e que princípios fundamentais de segurança cibernética sejam incorporados a seus sistemas.

Por fim, as empresas devem garantir que seus dados sejam coletados em um sistema adequado ao seu negócio, mas de maneira compatível com a lei de proteção de dados.

Um sistema adequado pode além de armazenar todos os dados necessários, fornecer informações que permitirão às equipes jurídicas, de conformidade e de segurança cibernética as informações necessárias como implementar, revisar e auditar as medidas de controle de uma maneira que seja compatível com o LGPD.

Para saber mais como adotar uma infraestrutura segura e aprimorar os processos de proteção e privacidade de dados de sua organização, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de melhoria. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

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