Industria 4.0: Automação e inteligência – Planus

Industria 4.0: Automação e inteligência

12/02/2020

Industria 4.0: Automação e inteligência

Fábricas inteligentes são a onda do futuro. Em certo sentido, você poderia dizer que eles já estão aqui. Com a maneira como as coisas estão progredindo, podemos vê-lo em ação em qualquer lugar e mais cedo do que você pensa.

Essa é a realidade da indústria 4.0: o mundo agora está integrando cada vez mais a automação de computadores. A aplicação de software e hardware inteligentes integrados é apenas o próximo passo lógico.

Estamos aprendendo que, embora as máquinas automáticas tenham se mostrado úteis, ainda há muito espaço para melhorias.

São as lacunas nos atuais processos de automação, os frutos da terceira revolução industrial, que as tecnologias da Indústria 4.0 procuram preencher. Essa nova era de desenvolvimento tecnológico também promete impulsionar diversos setores para maior produção, maior eficiência e mais oportunidades de crescimento.

Porque Indústria 4.0?

A melhor maneira de responder a essa pergunta é olhar para o histórico da digitalização da manufatura. Tudo começou com a primeira revolução industrial, que introduziu máquinas a vapor em fábricas e fazendas.

A segunda revolução industrial viu o aumento do aço e da eletrônica nas fábricas, o que, por sua vez, resultou no advento da produção em massa. A terceira revolução melhorou as limitações das máquinas analógicas e elétricas ao introduzir a automação do computador.

À medida que os inovadores continuavam desenvolvendo a tecnologia, e com o advento da Internet das Coisas (IoT), big data e comunicação máquina a máquina (M2M), agora estamos vendo mais uma revolução industrial.

A progressão natural da terceira revolução industrial, a Indústria 4.0, é o cumprimento da digitalização, conforme previsto pelas indústrias em geral. Podemos resumir a definição da Indústria 4.0 como a base de tecnologia e estratégia de negócios. É a chave para desbloquear o potencial máximo de fabricação de qualquer empresa.

Seus objetivos são diretos:

  • Volume e eficiência de produção.
  • Melhore a qualidade do produto.
  • Reduzir custos de fabricação.
  • Oportunidades abertas para expansão.

Internet das Coisas, comunicação máquina a máquina e Big Data são fundamentais para a criação de uma fábrica inteligente. Eles não são a soma disso, mas abrem o caminho para que máquinas e robótica se conectem com pessoas e processos.

Combinados, todos eles formam um sistema tecnológico integrado, onde os componentes digitais e mecânicos se fundem em um ambiente industrial. Essa é a força por trás da Indústria 4.0, a transformação da teoria em aplicações práticas.

A fábrica inteligente do futuro

Como será sua fábrica no futuro? À medida que você avança para a Indústria 4.0, suas instalações devem incorporar sistemas ciber-físicos, como computação cognitiva, veículos inteligentes autônomos, robôs e computação em nuvem.

A automação de fábrica é uma parte essencial da indústria 4.0. De fato, para muitas instalações de produção, é o primeiro passo significativo na jornada da Indústria 4.0.

Mas para que isso aconteça, a automação de fábrica envolve integrar suas máquinas e processos, fazer melhor uso dos dados e projetar, desenvolver e implementar um sistema automatizado em sua instalação de produção para descentralizar a tomada de decisão.

Benefícios da indústria 4.0 automatizada e inteligente

  • Eficiência

Tomada de decisão mais rápida, tempo de inatividade reduzido e melhor acesso a dados de alta qualidade tornarão suas operações mais eficientes.

  • Potencial de inovação de produtos

As melhorias nos processos de fabricação tornarão mais fácil para suas instalações levar novos produtos ao mercado, experimentar projetos e muito mais.

  • Melhor experiência do cliente

Melhor acesso aos dados significa que você pode resolver os problemas do cliente mais rapidamente, além de melhorar o nível geral de serviço que você entrega aos clientes.

  • Custos reduzidos

A implementação de tecnologias para alcançar os princípios do setor 4.0 requer investimento inicial, mas a economia de custos a médio e longo prazo será substancial.

  • Oportunidades de receita aprimoradas

Com a Indústria 4.0, suas instalações podem produzir um mix maior de produtos, além de elevar os padrões de qualidade, abrindo oportunidades para expansão do mercado e o desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes.

  • Conectividade para indústrias

Com base na conectividade inteligente e segura, existem oportunidades para prolongar a vida útil da máquina por meio de manutenção preditiva, oferecendo suporte ao manuseio rápido de materiais, monitorando as operações da fábrica e integrando robôs colaborativos com a comunicação móvel. Isso ajudará as fábricas a atingir seu objetivo de se tornar uma fábrica totalmente automatizada.

Indústria 4.0 e o impacto para sua empresa

A Indústria 4.0 envolve transformar as instalações existentes em fábricas inteligentes. Isso envolve o desenvolvimento de sistemas automatizados eficientes que monitoram suas linhas de produção e, crucialmente, tomam decisões descentralizadas.

Isso oferece benefícios substanciais, mas também há desafios a serem superados. Ajustar a tecnologia aos seus objetivos de negócios é crucial para isso. Outros desafios incluem segurança de dados, conformidade regulamentar, alcance da interoperabilidade da máquina e muito mais.

Vamos ajudá-lo a progredir na sua jornada da Indústria 4.0, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de melhoria. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
21/02/2020

Como obter a proteção de dados contínua

O Backup as a Service (BaaS) é um serviço que permite às [more]

18/02/2020

Qual o impacto que a LGPD pode causar no armazenamento de dados na nuvem?

O foco da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em [more]

18/02/2020

Soluções obsoletas podem prejudicar a adequação da LGPD

A contagem regressiva já começou e o período de transição da Lei [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.