Quais são os desafios enfrentados pelas as empresas junto à Transformação Digital – Planus

Quais são os desafios enfrentados pelas as empresas junto à Transformação Digital

11/02/2020

Quais são os desafios enfrentados pelas as empresas junto à Transformação Digital

Basicamente, a Transformação Digital é o processo de integração de novas e emergentes tecnologias digitais em todos os aspectos de um negócio. Um exemplo é a mudança contínua para a nuvem, na qual dados e processos de negócios são gerenciados on-line por terceiros.

Dessa forma, a Transformação Digital é vista como uma maneira de aproveitar a tecnologia para otimizar as operações e permanecer competitiva. Mas o caminho para a transformação digital tem sido acidentado para muitas organizações com vários desafios que sufocam todo esse processo de inovação e crescimento.

Transformação digital: principais desafios para o sucesso

A maioria das falhas de transformação digital ocorreu devido a uma estratégia deficiente, escopo e implementação indefinidos pelos CEOs.

Um relatório da Harvard University Review revela que muitos CEOs de grandes marcas como P&G, GE, McDonalds e Ford foram convidados a renunciar devido a desafios que envolvem a era digital e as necessidades dos clientes.

#Desafio 1: Sistemas legados

Definido como a maior barreira à transformação digital, os sistemas legados estão impedindo as empresas, pois muitos relutam em adotar novas tecnologias em relação aos antigos sistemas operacionais, métodos e soluções em software e hardware.

Embora existam mudanças mais sutis que podem ser feitas internamente, estender as mudanças até o departamento de TI de uma empresa, acabando com uma arquitetura de TI legada, é onde um retorno significativo da transformação será observada.

# Desafio 2: Forte mudança cultural

A cultura avessa ao risco é uma barreira imediata à mudança digital, com uma recente pesquisa da Harvard Business Review revelando que 49% experimentaram a colaboração como um desafio à transformação digital.

A implementação das fortes mudanças em um único departamento de uma empresa não funcionará, elas precisam refletir por toda a organização.

#Desafio 3: A necessidade de investimentos

A implementação de qualquer novo sistema ou processo em um negócio geralmente tem algum elemento de investimento, e ele se aplica às tecnologias digitais. De fato, para qualquer projeto de inovação visando uma efetiva transformação digital prevê-se investimentos em áreas estratégicas, a exemplo da TI.

Mas com boa parte dos executivos alegando orçamento insuficiente como uma questão importante, as empresas precisam pensar lateralmente no retorno do investimento que segue a implementação da transformação digital.

#Desafio 4: A falta de talentos

Com dois terços dos tomadores de decisão de TI incapazes de entregar projetos digitais como resultado de uma lacuna de talentos, o investimento em habilidades digitais também é obrigatório.

Seja investindo em equipes existentes para desenvolver o conjunto de habilidades ou trazendo novas pessoas a bordo, sem as habilidades certas no momento certo, os projetos de transformação digital não serão bem-sucedidos.

Algumas empresas, por exemplo, descobrirão que a mudança digital levou à criação de funções especializadas que antes não existiam, como técnicos de robótica ou analistas de big data. Se for esse o caso, as empresas precisam entender completamente quais habilidades estão faltando e depois recrutar para preencher a lacuna.

Garantindo que a transformação digital não falhe

Quando 35% dos executivos citaram a falta de uma estratégia clara de transformação como um dos maiores obstáculos em sua jornada para a transformação digital, há claramente um problema com o planejamento e a execução.

A única maneira de combater isso é analisar a adequação da tecnologia caso a caso.

As transformações digitais não são algo que deve ser encarado como algo simples ou como uma pressão de mercado, elas podem custar muito caro se não oferecerem retorno substancial sobre o investimento.

Como tal, é hora de reconhecermos que a transformação digital não é uma solução única, mas um processo. As empresas modernas não devem se interessar em tecnologias como Inteligência Artificial apenas porque é a coisa a fazer.

A conversa mais ampla nessa área seria muito mais produtiva se desconsiderássemos a ideia de que a transformação digital é uma necessidade para todas as empresas. Não é. Embora possa haver muitas empresas que se beneficiam de tecnologias como IA e big data, existem tantas que não.

Ser cético em relação ao exagero em relação a determinadas tecnologias e definir metas específicas dará às empresas a melhor chance de uma implantação bem-sucedida.

Além do planejamento, é preciso ter a infraestrutura tecnológica certa para o total suporte a mudança

Ter a infraestrutura tecnológica certa para um processo de transformação digital torna mais difícil seus concorrentes competir com você. Ela ajudará com seu propósito, e é uma excelente solução para levar em conta fatores como segurança e escala.

Verifique se sua arquitetura de TI permite que seus funcionários trabalhem onde quiserem da maneira que desejam. Isso aumentará significativamente a produtividade da sua equipe, o que leva a enormes benefícios para o seu negócio.

A implementação de uma solução de tecnologia digital altamente benéfica é essencial no mundo digitalizado de hoje. No entanto, a maneira como você implementa sua tecnologia é tão importante quanto a tecnologia específica que você decide usar.

Existem muitos desafios ao se falar em transformação digital para as empresas, mas eles podem ser facilmente resolvidos com uma estratégia detalhada e muita pesquisa. Você deve investir seu dinheiro, tempo ou qualquer outro recurso de maneira eficiente, de maneira bem estruturada, para obter os benefícios das tecnologias digitais.

Nesse processo de forte mudança, conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

22/09/2020

Conheça toda a facilidade e mobilidade que a solução de Cloud Call traz para as empresas

Independentemente de você liderar uma organização empresarial ou uma startup, a solução [more]

15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.