Mantenha a segurança do data center na era da Transformação digital – Planus

Mantenha a segurança do data center na era da Transformação digital

6/02/2020

Mantenha a segurança do data center na era da Transformação digital

As tecnologias digitais estão transformando o mundo dos negócios. Um número crescente de empresas está adotando, por exemplo, dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e movendo mais dados para ambientes em nuvem.

O advento dessas tecnologias também está fazendo com que as empresas reinventem os modelos de negócios tradicionais e inovem novas maneiras de alavancar os dados para o crescimento.

Embora a transformação digital apresente uma série de oportunidades para as empresas de hoje, ela também traz desafios. Uma das mais importantes é a crescente necessidade de segurança que acompanham a expansão da presença digital.

De acordo com uma pesquisa recente da Fortinet, 85% dos diretores de segurança da informação vêm os problemas de segurança relacionados à transformação digital como um efeito de grande relevância em suas empresas.

A transformação digital está alterando as necessidades de segurança de algumas maneiras fundamentais. Separamos aqui algumas das mudanças que você deve conhecer.

Como a transformação digital altera as necessidades de segurança

Superfície de ataque expandida

Quanto mais aplicativos, dados e processos forem para o mundo digital, mais oportunidades haverá para hackers e outros maus atores. Existem mais pontos de entrada em potencial, dificultando que os profissionais de segurança cibernética capturem todas as vulnerabilidades e acompanhem todas as ameaças.

Há também o potencial de hackers se moverem lateralmente pela rede de uma empresa, uma vez que obtêm acesso a um sistema. Isso significa que uma rede é tão segura quanto seu ponto mais fraco. A situação é ainda mais desafiadora por produtos de segurança em silos, que limitam a visibilidade na rede.

Maior potencial de dano

O potencial de dano devido a uma violação ou invasão de dados também é maior do que nunca. Os dados são extremamente valiosos para as empresas hoje em dia, e agora mais dispositivos estão conectados à Internet, o que significa que podem ser invadidos

Alguns desses dispositivos e tecnologias estão envolvidos em atividades críticas. Um evento em que um ataque cibernético interrompa algumas dessas atividades pode ter implicações graves.

Por exemplo, a rede de energia, equipamentos hospitalares e veículos agora possuem componentes digitais. Além disso, quanto mais uma organização depende das tecnologias digitais, mais prejudicial pode ser o ataque.

Maior sofisticação de ataques

Não apenas as técnicas dos hackers estão mudando rapidamente, mas também estão se tornando mais sofisticadas. Os cibercriminosos podem usar inteligência artificial e outras tecnologias avançadas, assim como os profissionais de segurança.

Um tipo de ataque habilitado para IA, chamado de ataque polimórfico, é um desafio significativo. Esses tipos de ataques podem se transformar para evitar a detecção por soluções de segurança tradicionais.

Soluções de segurança cibernética para a transformação digital

Que mudanças os responsáveis ​​pela segurança do data center devem fazer para dar conta dos efeitos da transformação digital? Aqui estão algumas sugestões:

– Integrar sistemas de segurança

A integração de sistemas de segurança ajuda a melhorar a visibilidade em uma rede e ajuda no gerenciamento de uma superfície de ataque maior.

– Segurança incorporada

Use aplicativos e dispositivos com segurança incorporada. Se estiver criando um aplicativo, faça das configurações de segurança a opção padrão.

– Forneça treinamento aos funcionários

Lacunas de habilidades relacionadas às tecnologias digitais e segurança cibernética podem abrir empresas para ameaças. Forneça treinamento regular ao pessoal de TI e segurança cibernética para aumentar o desempenho. Além disso, treine outros funcionários para reconhecer e-mails de golpistas e evitar a exposição de dados a ameaças.

– Realize testes regulares

Realize testes de penetração regulares para descobrir possíveis vulnerabilidades e oportunidades para melhorar a segurança.

– Automatize as práticas de segurança cibernética

A incorporação da automação nos processos de segurança pode ajudar as empresas a monitorar continuamente ameaças e expandir as proteções cibernéticas, mesmo com pessoal e recursos limitados.

– Compartilhe inteligência de ameaças

Se as informações sobre uma ameaça em potencial forem descobertas, compartilhe-as em toda a organização para que todos possam tomar medidas para minimizar os riscos.

A transformação digital está mudando a maneira como as empresas operam. Uma das áreas que está transformando é a cibersegurança. Atualmente, existem mais ameaças cibernéticas em potencial do que nunca e os ataques estão se tornando mais sofisticados.

A proteção contra essas ameaças requer uma abordagem proativa, continuamente integrada e automatizada à segurança cibernética. Também exige que as empresas ajustem suas estratégias à medida que o cenário de ameaças continua a evoluir.

Transformando o data Center na era da Transformação Digital

A Transformação Digital está impulsionando a aceleração dos negócios, e o data center é o mecanismo que possibilita muito disso. Mas com essa superfície de ataque expandida, também surgem ameaças maiores ao data center – físico e cibernético.

Além disso, a Transformação Digital também está impulsionando uma forte mudança do data center que apresenta novos desafios de segurança.

Para proteger seus ambientes dessas novas ameaças e expandidas, os líderes de TI devem garantir que tenham as defesas corretas. A convergência de ameaças físicas e cibernéticas requer a integração da segurança do data center.

Aqui, os líderes de TI precisam garantir que seus sistemas e dispositivos físicos estejam integrados à segurança da rede e atrás de firewalls e outros recursos de segurança.

Por fim, para combater os avanços no cenário de ameaças, os data centers precisam explorar a segurança cibernética que aproveita os principais recursos de tecnologia e de profissionais especializados.

Para saber mais como adotar uma infraestrutura segura e aprimorar os processos de proteção e privacidade de dados de sua organização, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de melhoria. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

>

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.