Segurança: seja físico ou na nuvem – Planus

Segurança: seja físico ou na nuvem

4/02/2020

Segurança: seja físico ou na nuvem

Com muitos aspectos da TI migrando dos sistemas locais para a nuvem ou se mantendo em um ambiente híbrido, com parte de sua estrutura de TI no data center local e outra parte na nuvem, as empresas precisam ajustar suas estratégias de segurança cibernética para reduzir os riscos inerentes ao uso de dados e privacidade dos clientes. No entanto, garantir que sua estrutura tecnológica esteja segura não é uma questão simples.

Os gerentes de TI precisam garantir que os dados armazenados localmente e remotamente sejam tratados de acordo com os regulamentos aplicáveis. Ao mesmo tempo, eles devem fortalecer a infraestrutura contra-ataques cibernéticos que buscam tirar vantagem da alta concentração de dados confidenciais na nuvem.

Por fim, eles devem executar essas tarefas em conjunto com os provedores de nuvem, tornando-se um grande desafio ao ambiente de produção e aos processos de negócio.

O design adequado da arquitetura de tecnológica é essencial para a segurança e proteção de dados das empresas

Em uma configuração de tecnologia, o design da arquitetura de computação é de suprema importância para desempenho e escalabilidade ideais. Quaisquer falhas ou atalhos na definição inicial, e você e sua empresa estão construindo uma “casa na areia”, com potencial impacto na segurança e na proteção de dados.

Depois de estabelecer a necessidade de uma arquitetura tecnológica, seja local, na nuvem ou no formato híbrido, e definir seus objetivos e escopo, as próximas etapas envolvem a definição da infraestrutura, a lista de ativos a serem adotados e o layout de toda a estrutura.

Superestimar ou subestimar nesta fase pode ser oneroso. Se você estimar a capacidade abaixo do que você precisa imediatamente ou no futuro próximo, isso pode levar a uma “abordagem baseada em constantes patches evolutivos”, o que fica abaixo do que é considerado ideal.

Por outro lado, muitos CIOs entusiasmados, com dinheiro para gastar, mas com prazos muito curtos cometem o erro de superestimar, talvez comprando muito mais do que seria necessário, ou tornando a infraestrutura muito complexa para ser produtiva.

A implantação de uma nuvem híbrida exige uma mentalidade focada na segurança

É raro encontrar um departamento de TI que dependa de uma única tecnologia ou ambiente para dar suporte às operações. À medida que as organizações passam a usar mais aplicativos baseados em nuvem, os administradores de TI devem gerenciar infraestruturas híbridas, de várias nuvens e integradas ao data center local.

Uma estratégia híbrida ajuda as organizações a reduzir o aprisionamento de fornecedores, dar suporte à continuidade dos negócios, mitigar riscos, otimizar transições durante fusões e aquisições e facilitar as integrações.

Também é algo que geralmente ocorre com o tempo, à medida que as organizações adquirem mais ferramentas de tecnologia e software.

Com TI híbrida e em várias nuvens, os administradores têm quatro níveis principais para supervisionar: infraestrutura, nuvem / virtualização, aplicativos e gerenciamento.

Isso abrange hardware de rede e armazenamento, carga de trabalho, mobilidade de máquinas virtuais, integração de dados, controle de custos, governança de segurança e gerenciamento de capacidade.

A mudança para um modelo operacional orientado a serviços permite que as organizações otimizem os custos, aperfeiçoe seus serviços e busque a garantia pela proteção de dados. Isso ajuda os departamentos de TI a abandonar o pensamento de pipeline em silos que se concentra principalmente na tecnologia, em vez de como a infraestrutura de uma organização pode ajudar as operações de negócios.

As políticas de governança são outro componente essencial na adoção da TI híbrida

As organizações podem usar controles programáticos, dependendo do caso de uso ou das necessidades da arquitetura de tecnologia para atender aos requisitos de negócio.

Com os controles programáticos, as organizações diminuem o risco de violação da segurança, o gasto excessivo em recursos na nuvem e a chance de perda de recursos. Esses controles também impõem todos os requisitos de conformidade, o que os torna necessários para cargas de trabalho de alto risco ou de missão crítica.

Para cenários menos críticos, uma política descritiva oferece aos usuários um entendimento de alto nível de qualquer procedimento, requer menos planejamento de implementação e não necessariamente precisa de código ou APIs para configurar. Essas políticas também são muito mais fáceis de entender pelos usuários finais e mais fáceis de mudar quando necessário.

A confiança é fundamental

O gerenciamento bem-sucedido de seu pessoal e o gerenciamento seguro da infraestrutura física ou na nuvem para seus negócios e seus clientes têm a ver com garantir que tudo esteja sob seu controle para que seus clientes confiem em você.

Ter uma equipe que pode ser confiável com a segurança local e a proteção dos dados armazenados na nuvem fornecerá um nível adicional de confiança ao data center e para clientes, garantindo a segurança das informações e a proteção de dados.

Para saber mais como adotar uma infraestrutura segura e aprimorar os processos de proteção e privacidade de dados de sua organização, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de melhoria. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

>

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.