Nuvem x Local: Descubra qual é a alternativa mais adequada para a sua empresa – Planus

Nuvem x Local: Descubra qual é a alternativa mais adequada para a sua empresa

14/01/2020

Nuvem x Local: Descubra qual é a alternativa mais adequada para a sua empresa

Requisitos de armazenamento, facilidade de uso, atualizações automáticas de software, flexibilidade máxima dos usuários e outras tantas demandas fizeram a computação em nuvem crescer exponencialmente nos últimos anos.

De fato, desde 2009, os gastos com computação em nuvem crescem a uma taxa 4,5 vezes mais rápida que a taxa de gastos com TI, e espera-se que essa taxa cresça ainda mais nos próximos anos. Isso certamente acontece porque há muitas situações em que utilizar a nuvem faz sentido.

No entanto, a nuvem nem sempre é superior à construção de infraestrutura de TI interna. A decisão entre usar uma nuvem pública e construir sua própria infraestrutura de TI não é tão diferente de decidir entre alugar um espaço de trabalho para sua empresa ou comprar seu próprio prédio.

Ambas as decisões se resumem a ter controle total e responsabilidade sobre seu próprio ambiente, em vez de depender de um proprietário para fornecer um espaço de trabalho adequado e corrigir problemas de forma rápida e adequada.

A decisão final afeta diretamente ao seu negócio

Algumas empresas escolhem serviços em nuvem por sua escalabilidade, o modelo de precificação típico para a computação em nuvem é “pague pelo que você usa”, com as organizações tendo a opção de comprar mais (ou menos) poder de computação conforme suas necessidades mudam.

Isso pode não ser tão econômico quanto parece. A computação em nuvem pode facilmente resultar em custos inesperados, especialmente ao lidar com contratempos de desempenho e segurança.

A segurança também pode ser problema sério quando se pensa na nuvem, principalmente porque cabe à empresa, e não ao provedor da nuvem, definir corretamente determinadas configurações de segurança cibernética.

A lista de fatores a serem considerados pode ser extensa, para ambos os casos temos casos de sucesso e problemas que resultaram algum tipo de prejuízo às operações de negócio.

A melhor forma de fazer sua escolha é fazer um comparativo com as duas arquiteturas, levando em consideração os riscos, custos e principalmente a satisfação do cliente final.

Benefícios da nuvem

Como vimos logo no início, muitas empresas estão se voltando para a nuvem. De fato, o Gartner em 2018 previa o crescimento do mercado mundial de serviços de nuvem em 17,5% em 2019, totalizando US$ 214,3 bilhões.

Para muitas empresas, utilizar a nuvem faz sentido.

Grandes organizações corporativas com orçamentos limitados e empresas iniciantes com falta de recursos podem achar que a nuvem é uma boa opção para elas, pois lhes oferece capacidade imediata sem a necessidade de um grande investimento inicial.

Já outras organizações podem achar que a nuvem é útil para fins de recuperação de desastres.

Com a crescente necessidade de mais armazenamento, um grande benefício da nuvem é que a infraestrutura transparente pode ser estendida quando necessário. A escalabilidade da nuvem permite que sua organização adicione ou reduza capacidade conforme suas necessidades mudam.

Como a nuvem não requer um grande investimento em hardware local, ela pode reduzir seu custo total de propriedade e simplificar seu ambiente.

Além disso, flexibilidade, facilidade de uso, velocidade e agilidade são todos os recursos atraentes da nuvem. Outro benefício é que o provedor de nuvem cuida da manutenção e gerenciamento, como atualizações de software.

Benefícios de uma infraestrutura local

Em muitos casos, ter um data center interno é uma opção melhor. Frequentemente, manter um data center interno é caro, mas pode ser benéfico estar no controle total do seu ambiente de computação.

Por exemplo, algumas organizações empresariais que usam a nuvem precisam depender do provedor de nuvem para requisitos de segurança, desempenho e confiabilidade.

Por outro lado, as organizações que possuem seu próprio datacenter estão no controle da segurança, capacidade e desempenho de seu ambiente.

Por esses motivos, as organizações que precisam de alta disponibilidade, exigem níveis mais altos de desempenho, executam aplicativos de missão crítica ou têm requisitos rígidos de conformidade, podem ter melhor desempenho com seu próprio data center.

E o vencedor é: a TI híbrida

Às vezes, a melhor solução é um híbrido de nuvem e data center. Muitas organizações acham que o uso do data center para dados críticos e a nuvem para informações menos confidenciais funcionam bem.

Como a nuvem é tão facilmente acessível e escalável, o uso da nuvem para obter capacidade adicional pode ser uma boa solução para algumas organizações.

Você pode achar que certas cargas de trabalho são mais adequadas para o seu data center, enquanto outras são executadas com mais eficiência na nuvem.

No final, suas necessidades de flexibilidade, carga de trabalho e segurança determinarão se um data center ou a nuvem são os mais adequados para sua organização.

Em outras palavras, tudo vai depender do seu projeto, das necessidades de sua arquitetura tecnológica e mais uma vez, na forma como atender ao seu cliente.

Para definir a melhor arquitetura de TI, garantindo o melhor custo, segurança e satisfação do cliente, você não está sozinho. Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.