Aprimore os processos do Data center Transformation – Planus

Aprimore os processos do Data center Transformation

8/01/2020

Aprimore os processos do Data center Transformation

Um data center moderno basicamente consiste em vários componentes vitais, todos trabalhando juntos para facilitar a entrega de informações e as operações de negócio. Agora, mais do que nunca, o data center se tornou verdadeiramente o coração de qualquer organização.

Além disso, é raro encontrar um departamento de TI que dependa de uma tecnologia ou ambiente para dar suporte às operações. À medida que as organizações passam a usar mais aplicativos baseados em nuvem, os administradores de TI devem gerenciar infraestruturas híbridas e de várias nuvens.

Grande ou pequeno, a crescente dependência atual dos ambientes de TI é evidente. Durante esse crescimento, muitos administradores começaram a adotar tecnologias que giravam diretamente em torno da eficiência.

Em alguns casos, havia melhores sistemas de refrigeração e recursos de energia, em outros casos, a eficiência girava em torno de plataformas de computação de alta densidade.

Agora, muitos data centers estão sendo encarregados de novos tipos de requisitos tecnológicos. Isso pode variar de hospedagem de uma infraestrutura de desktop virtual a execução de uma plataforma em nuvem.

O ponto principal é o seguinte: Para transformar verdadeiramente seu data center, você precisará aprimorar os processos de gestão para alcançar os novos objetivos de inovação e crescimento do negócio.

3 práticas recomendadas para aprimorar os processos do data center

Com TI híbrida e em várias nuvens, os administradores têm quatro níveis principais de processos para gerenciar: infraestrutura, nuvem / virtualização, aplicativos e gerenciamento.

Isso abrange hardware de rede e armazenamento, carga de trabalho, mobilidade de máquinas virtuais, integração de dados, controle de custos, governança de segurança e gerenciamento de capacidade.

As boas práticas aplicadas aos processos que gerenciam o data center ajudam a impor a ordem, especialmente à medida que as organizações avançam em direção a um modelo de implantação orientado a serviços ou focado no produto.

1. Pratique uma eficiente higiene de dados

A tecnologia de armazenamento chegou tão longe e tão rapidamente que muitos administradores de TI nem sequer param para pensar na capacidade de armazenamento.

Com o preço das unidades de estado sólido (SSDs) continuando a cair e as novas formas de armazenamento em disco magnético se tornando prontamente disponíveis, as empresas têm espaço mais que suficiente para armazenar a enorme quantidade de dados que estão coletando em suas redes e na Internet.

Esses dados não estruturados servem como combustível para poderosos programas de análise que produzem informações em busca de tendências e insights acionáveis ​​que possam auxiliar na tomada de decisões.

Mas e todos os dados que não são usados? De acordo com um estudo de 2016, dados redundantes e obsoletos constituem cerca de 33% de todos os dados armazenados e processados ​​pelas organizações. Se não forem gerenciados, esses dados poderão custar mais de US$ 3 trilhões em todo o mundo para serem gerenciados até 2020.

Ao implementar uma boa higiene de dados, os data centers podem ajudar seus clientes a gerenciar melhor suas informações e liberar recursos valiosos de computação e armazenamento para necessidades mais críticas.

Reduzir a carga sobre a infraestrutura de TI pode ter impactos benéficos nos padrões do data center, pois significa que os equipamentos de computação terão menos demandas de energia e refrigeração. Ele também permite que a instalação aloque seus recursos de armazenamento e processamento com mais eficiência.

2. Implante ferramentas de gerenciamento de infraestrutura de data center

Poucas coisas são mais críticas para as melhores práticas de operações de data center do que uma plataforma eficaz de gerenciamento de infraestrutura de data center (DCIM).

Gerenciar um data center sem um software DCIM é como tentar navegar em um barco na escuridão completa. É quase impossível saber o que está acontecendo no momento e até pequenos problemas podem ser extremamente perturbadores porque eles pegam a instalação de surpresa.

A implementação das ferramentas DCIM fornece visibilidade completa da infraestrutura de TI da instalação, permitindo que o pessoal do data center monitore o uso de energia, as necessidades de refrigeração e as demandas de tráfego em tempo real.

Eles também podem analisar tendências históricas para otimizar implantações para obter melhor desempenho. Com uma plataforma DCIM instalada, os tíquetes de suporte de TI podem ser resolvidos rapidamente e os clientes podem comunicar suas necessidades de implantação sem ter que passar por um processo complicado de solicitação.

3. Gerencie o ciclo de vida do data center

Como temos acompanhado nos últimos anos, a tecnologia avança rapidamente. Embora o ciclo de vida típico de um servidor seja de três a cinco anos, os projetos mais eficientes que permitem que os datacenters maximizem seu uso de espaço e energia podem muitas vezes tornar um equipamento obsoleto antes que seu ciclo de vida sugerisse.

Com muitos padrões de data center pressionando para aumentar a virtualização, há uma razão clara e estratégica para substituir servidores mais antigos e menos eficientes.

Mas os data centers não precisam apenas pensar em usar equipamentos de computação em ciclo. Para se ter uma ideia, as unidades de distribuição de energia (PDUs), os manipuladores de ar e as baterias de fonte de alimentação também têm uma vida útil esperada.

A substituição desses elementos de infraestrutura em um cronograma regular ou em um ciclo de monitoramento controlado permite que as instalações maximizem a eficiência de suas operações de data center, oferecendo desempenho superior aos clientes e suas operações de negócio.

A importância de aprimorar processos

Ao implementar várias práticas recomendadas, os data centers podem melhorar significativamente suas operações em termos de eficiência e desempenho. Os clientes podem se beneficiar imensamente dessas práticas, colhendo os benefícios de custos reduzidos de energia e uma infraestrutura de TI mais robusta e confiável.

Além disso, as ferramentas de gerenciamento são uma parte essencial das operações de TI, independentemente de uma organização já usar arquiteturas híbridas de TI e de múltiplas nuvens ou se está no processo de configurar uma.

Com uma gestão centralizada com base em processos e boas práticas, os administradores têm uma visão consistente da infraestrutura em todas as instâncias. Eles podem permitir que as operações se concentrem nas tarefas operacionais, e com uma curva de aprendizado menor para os usuários da linha de negócios.

Para saber mais como aprimorar os processos de gestão do data center e alcançar seus objetivos de transformação, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de mudança. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.