Impulsionada por uma possível retomada da economia e uma população com cada vez mais experiência em produtos e serviços de tecnologia, o ano de 2020 promete ser marcado pela inovação tecnológica e o surgimento de novos produtos e serviços focados na mobilidade e alta conectividade.
Não podemos esquecer que 2020 será marcado como o ano em que a Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. É bem provável que até agosto, mês definido pelo governo como data limite na adequação para a nova legislação, teremos muitas empresas correndo contra o tempo para entrar em conformidade.
Seguindo as previsões de TI elaboradas por fornecedores e analistas nas últimas semanas, separamos algumas das principais tendências de TI que provavelmente vão definir o setor de tecnologia em 2020 e nos anos a seguir.
O foco das previsões para o próximo ano deve ser a ampliação da economia digital. Até 2023, o IDC prevê que mais da metade (52%) do PIB global será contabilizada por empresas transformadas digitalmente. Esse ponto de inflexão digital anuncia o surgimento de uma nova espécie de empresa, o primeiro negócio totalmente digital.
Para o Gartner, a Inteligência Artificial deve ser uma das protagonistas para o novo ano. As previsões examinam como a tecnologia está transformando o que significa ser humano, e os líderes de gestão de serviços de TI devem estar preparados para se adaptarem a um ambiente em mudança.
Até 2023, mais de 50% de todos os gastos em TIC (tecnologia da informação e comunicação) serão direcionados à transformação e inovação digital, segundo o relatório feito pelo IDC, que superou os 27% de 2018.
As empresas devem colocar em seu próprio processo interno o planejamento da transformação digital e entender os fatores críticos de sucesso para a execução.
Para permanecer competitivo na economia digital, os serviços digitais devem ser executados em qualquer lugar e a qualquer hora. Até 2022, 70% das empresas devem implementar tecnologias, ferramentas e processos de gerenciamento de nuvem híbrido e multicloud unificados.
Este será um novo capítulo da competição na nuvem. Na economia digital a capacidade de uma empresa competir dependerá de seu alcance digital, e uma parte essencial deste alcance será a integração do gerenciamento de silos na nuvem.
As empresas devem se preparar priorizando as ofertas de gerenciamento e governança baseadas em SaaS, identificar os KPIs de negócios relevantes para impulsionar e reintegrar toda a TI em torno de uma infraestrutura totalmente digital.
De acordo com o IDC, até 2025, quase dois terços das empresas serão produtoras de software, com código implantado diariamente. Mais de 90% dos aplicativos serão nativos da nuvem, 80% do código terá origem externa e 1,6 vezes mais desenvolvedores existirão do que hoje.
Os líderes empresariais devem se preparar para essa grande mudança de cultura, investindo pesadamente em sistemas de automação e orquestração e interagindo com as comunidades de software de código aberto. Isso ajudará a capacidade de uma empresa de se diferenciar e competir de maneira sustentável em seu próprio setor.
Até 2025, pelo menos 90% dos novos aplicativos corporativos devem incorporar a IA tornando os aplicativos “mais inteligentes” e “mais dinâmicos”. Até 2024, mais de 50% das interações da interface do usuário usarão visão computacional, fala, processamento de linguagem natural (PNL) e IA / AR (realidade aumentada / realidade virtual) habilitada pela IA.
As empresas devem identificar os principais aplicativos e serviços da IA estabelecer negócios e governança de TI em torno da ética e priorizar a criação de novas interfaces de usuário que alavancam a Inteligência Artificial.
Até 2023, mais de 50% da nova infraestrutura corporativa implantada estará no limite, em vez de data centers corporativos, acima dos 10% atuais. E, até 2024, o número de aplicativos na borda aumentará 800%.
O alcance digital não é apenas conectar nuvens, é expandir a infraestrutura, os dados, os aplicativos e o gerenciamento da nuvem, até os locais mais distantes. Nos próximos quatro anos, os serviços de TI na ponta devem evoluir rapidamente e se expandir além da experiência do cliente e da experiência comercial.
Essa transformação incluirá casos de uso mais críticos, como cirurgia assistida por AR, veículos autônomos etc.
Para se preparar, as empresas precisam modernizar a TI para se tornar virtualizada, em contêiner e definida por software para dar suporte à borda. Eles também devem considerar novos parceiros de datacenter, que podem reforçar a criação de borda e priorizar os custos de otimização de infraestrutura e comunicação de aplicativos.
A lista de tendências se estende para grandes mudanças que devem ocorrer dos próximos anos. Entretanto, vale destacar o pontapé inicial dessa transformação, o ano de 2020. Esse será o ponto de partida para que as empresas possam fazer parte deste cenário de tantas inovações e a quebra de novos paradigmas de mercado.
Para fazer parte desses cenários de mudanças conte com a ajuda da Planus. Os nossos especialistas estão prontos para ajudar sua empresa da melhor forma possível. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de migração para uma infraestrutura de tecnologia eficiente e estratégica. Entre em contato agora mesmo.
A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.
Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.
Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.
Para as organizações de hoje, usar os serviços em cloud não é [more]
Todos os dias, tecnologias mais avançadas surgem no cenário de negócios. Eles [more]
Dizer que 2020 foi um ano incomum é um eufemismo grosseiro. Colocando [more]
Fale Conosco
Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas: (11) 2102-5400 - 0800-7222-7332
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.