Infraestrutura inteligente para uma Indústria 4.0 de resultados  - Planus

Infraestrutura inteligente para uma Indústria 4.0 de resultados 

3/12/2019

Infraestrutura inteligente para uma Indústria 4.0 de resultados 

Se você não criou um roteiro para implantação da Indústria 4.0 em sua organização, saiba que não está sozinho.

Para se ter uma ideia, em relatório divulgado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), apenas 2% das empresas nacionais atualmente adotam tecnologias da Indústria 4.0.

Sim, infelizmente essa é a realidade, enquanto isso, em países como Alemanha, Israel e Estados Unidos, o índice é de 15%.

Definida como “a próxima fase na digitalização das empresas, a Indústria 4.0 é impulsionada pelo aumento dramático nos volumes de dados, aumento da potência computacional e conectividade, análise e inteligência de negócios, novas formas de interação homem-máquina, como interfaces de toque e sistemas de realidade aumentada e conexões em evolução entre os mundos físico e digital, incluindo robótica e impressão 3D.

O futuro já chegou e sua empresa pode estar ficando para trás

Embora a tecnologia esteja mudando rapidamente, seus objetivos como empresa provavelmente não mudaram. Você ainda deseja agradar seus clientes, oferecendo produtos de qualidade, enquanto aumenta a produtividade e a lucratividade.

No entanto, inovações impactarão potencialmente todos os aspectos da execução dessas metas no nível operacional. Ao mesmo tempo, a tendência da Indústria 4.0 está mostrando como pessoas, dispositivos conectados e Inteligência Artificial podem trabalhar juntos para tornar a automação de processos de negócio mais eficiente e eficaz.

Para permanecer competitivo, você e sua empresa deve se adaptar rapidamente ao cenário da Indústria 4.0.

O roteiro de sua empresa para a Indústria 4.0

Misturando Computação em Nuvem, Big Data, IoT, aprendizado de máquina e Inteligência Artificial, a Indústria 4.0 apresenta uma combinação de elementos em uma plataforma muito mais interconectada do que as organizações de TI corporativas conseguiram em épocas tecnológicas anteriores.

O movimento se originou e é popular na fabricação, mas muitos de seus conceitos se aplicam a outras indústrias e setores, incluindo as operações de TI. Como resultado, as equipes de TI corporativas devem se preparar para os importantes desafios da Indústria 4.0.

De acordo com a McKinsey, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão minimizar custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

As empresas ansiosas por colher os benefícios da Indústria 4.0, incluindo maior visibilidade e controle, economia de custos e produção mais eficiente e confiável, enfrentam a difícil tarefa de implementar novas tecnologias, treinar novamente a equipe e alterar processos e procedimentos para mudar suas empresas para a próxima. nível.

Então, onde e como você pode começar a criar seu roteiro para a Indústria 4.0?

  • Pesquise seu cenário tecnológico atual

Onde você está agora?

Faça uma pesquisa do seu ambiente atual de tecnologia e automação para estabelecer seu ponto de partida e identifique quais sistemas e tecnologias você possui atualmente e que podem desempenhar um papel no seu futuro.

  • Defina sua visão futura

Você provavelmente não tem uma visão clara de como será a Indústria 4.0 em seu mercado, e as tecnologias relacionadas ainda estão evoluindo. Mas faça o seu melhor para imaginar como a tecnologia está mudando seu setor.

Olhe para seus concorrentes, especialmente as maiores e mais inovadoras. Pesquise os fornecedores de tecnologia e leia sobre os sucessos deles, principalmente em seu mercado e indústrias similares.

  • Comece com o básico

Praticamente todos as empresas possuem soluções de TI, a exemplo ERP, para operações e gerenciamento financeiro, e sistemas de engenharia e design apropriados para estabelecer a presença digital básica que é a base da Indústria 4.0.

O primeiro passo no caminho para o futuro das empresas é garantir que os sistemas existentes sejam robustos o suficiente para crescer no novo mundo de dispositivos inteligentes conectados, Big Data e Inteligência Artificial.

  • Abrace a nuvem

A maioria dos novos aplicativos está sendo desenvolvida para a nuvem, a plataforma preferida para conectividade e sistemas distribuídos.

E mover seus sistemas internos para a nuvem libera sua equipe de TI para um trabalho mais valioso na construção da infraestrutura da Indústria 4.0 e na implementação de novas tecnologias.

  • Continue aperfeiçoando seu plano

Você deu o pontapé inicial, mas a tecnologia está evoluindo rapidamente. Sem dúvida, você aprenderá muito ao implementar partes da solução nos próximos anos.

Revise continuamente esse plano e ajuste-o às novas necessidades e oportunidades.

Os desafios da Indústria 4.0

Quantidades muito grandes de dados serão capturadas, armazenadas e processadas por dispositivos e usuários conectados. Isso levanta questões sobre onde esse armazenamento e processamento precisam acontecer.

Os dados necessários para o processamento analítico provavelmente serão feitos centralmente na nuvem. No entanto, quantidades significativas de dados terão apenas implicações locais e geralmente terão um requisito de retenção de curto prazo.

Nesse caso, o armazenamento e o processamento próximo ao ponto de captura serão os mais eficazes em termos de custos e desempenho. Isso está impulsionando o crescimento de uma nova geração de data centers de ponta, que geralmente são totalmente automatizadas para permitir monitoramento e operação remotas.

Esteja ciente de que existem dois grandes desafios atualmente enfrentados pelas empresas que buscam implementar a Indústria 4.0: segurança e padrões.

A segurança será sempre uma preocupação principal. À medida que cada nova tecnologia evolui, os cibercriminosos atacam e os times de TI devem repelir continuamente esses ataques e adaptar seus sistemas para um controle mais rígido.

Como a Indústria 4.0 é altamente dependente do compartilhamento e transferência de informações, a falta de padrões universalmente aceitos para formatos de dados, protocolos e similares continua a oferecer desafios.

Várias organizações estão trabalhando duro para desenvolver os padrões necessários e pressionando pela aceitação geral. Embora isso ainda esteja em andamento, os implementadores continuam correndo o risco de selecionar sistemas que podem não usar os protocolos que eventualmente surgem como padrões do setor.

Venha fazer parte desse cenário de grandes mudanças, conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.