Conectando a Indústria 4.0 e redescobrindo o crescimento - Planus

Conectando a Indústria 4.0 e redescobrindo o crescimento

3/12/2019

Conectando a Indústria 4.0 e redescobrindo o crescimento

O surgimento da nova tecnologia industrial digital, conhecida como Indústria 4.0, é uma transformação que permite reunir e analisar dados entre máquinas, permitindo processos mais rápidos, mais flexíveis, mais eficientes, de maior qualidade a custos reduzidos.

Essa revolução tecnológica aumentará a produtividade, mudará a economia, promoverá o crescimento industrial e modificará o perfil da força de trabalho, transformando completamente a competitividade das empresas em diferentes tamanhos e segmentos.

Porém, para que a transformação prometida pela Indústria 4.0 aconteça de forma efetiva e assertiva, é vital que as empresas sejam o mais “inteligentes” possível e se adaptem à natureza inovadora dos novos processos digitais de gestão de negócios e de produção com base em uma infraestrutura de tecnologia pronta para dar suporte a toda essa mudança.

A tecnologia por trás da Indústria 4.0

Independentemente da empresa, entender e otimizar os processos de negócios, o investimento em tecnologia representa um fator de sucesso em ambientes de mudanças rápidas.

Esse processo de mudança permite gerenciar melhor os recursos, integrar processos e reforçar a integridade dos dados, além de incluir a conexão de setores como contabilidade, finanças, vendas e distribuição, RH e outras funções de negócios com base em uma arquitetura de tecnologia que vincula a empresa a clientes e fornecedores.

Cinco inovações tecnológicas que formam os alicerces da Indústria 4.0

A tecnologia digital avançada já é usada nos processos produtivos, mas com a Indústria 4.0, ela transformará a produção. Isso resultará em maior eficiência e mudará as relações tradicionais entre fornecedores, produtores e clientes, assim como entre humanos e máquinas. Separamos cinco inovações tecnológicas que formam os alicerces da Indústria 4.0.

1. Análise de Big Data

Os dados revelam uma riqueza de informações valiosas que podem indicar ineficiências e problemas em um processo produtivo. Os dados podem ter terabytes, o que é uma quantidade esmagadora para o ser humano médio.

Felizmente, a Indústria 4.0 inclui algoritmos de aprendizado de máquina que distinguem entre padrões normais e anômalos. Esses dados são usados ​​para prever gargalos e possíveis violações da segurança cibernética, e a melhor parte, quanto mais dados são alimentados, melhor eles se tornam.

2. Robótica e automação

A robótica da Indústria 4.0 permite uma fábrica inteligente, eficiente e controlada por automação, onde as máquinas se comunicam entre si e com um centro de controle centralizado.

A estrutura de comunicação é, portanto, essencial para permitir a evolução da automação industrial e robótica. Os sistemas continuarão a ficar mais rápidos e precisos. Por exemplo, os robôs poderão compartilhar seu status operacional com o controle central da fábrica, que decidirá se a máquina ainda é necessária para a tarefa em questão e agirá de acordo.

3. Integração horizontal e vertical de sistemas de informação

Existem dois tipos de integração|: horizontal e vertical. A integração vertical é o controle dos processos produtivos do início ao fim, controlando o nível mais básico de matérias-primas até a montagem final do produto. Isso tem muitos benefícios, como segurança em toda a cadeia de suprimentos e maior economia de custos. Além disso, a integração vertical elimina alguns dos riscos envolvidos, graças a controles eficientes e flexíveis.

A integração horizontal, por outro lado, é o processo de uma empresa se dividir e se espalhar em várias unidades de negócios. Cada um desenvolveria os mesmos componentes e subsequentemente reduziria os custos devido a marketing, pesquisa e desenvolvimento, produção e entrega semelhantes.

4. A Nuvem

Mais empreendimento relacionados à produção exigirão maior compartilhamento de dados entre sites e limites da empresa. Ao mesmo tempo, o desempenho das tecnologias em nuvem melhora, alcançando tempos de reação de apenas alguns milissegundos. Como resultado, os dados e a funcionalidade da máquina serão cada vez mais implantados na nuvem, permitindo mais serviços orientados a dados para os sistemas de produção.

5. Cibersegurança

Com o aumento da conectividade e o uso de protocolos de comunicação padrão que acompanham a Indústria 4.0, a necessidade de proteger sistemas e linhas de fabricação críticas contra ameaças de segurança cibernética aumenta dramaticamente. Como resultado, comunicações seguras e confiáveis, bem como gerenciamento sofisticado de identidade e acesso de máquinas e usuários são essenciais.

Conectando a Indústria 4.0

Os maiores desafios enfrentados pelas empresas são paradas não planejadas, falhas repentinas no processo de produção e uma infraestrutura desatualizada que inibe a inovação.

Em resumo, a tecnologia que forma a base da Indústria 4.0 visa reduzir e erradicar esses problemas.

Quanto aos dados, sua coleta e sua capacidade de serem compartilhados, são essenciais para o sucesso das empresas em avançar. Além disso, as máquinas que coletam e compartilham essas informações precisam poder usá-las e agir em conformidade.

Venha fazer parte da Indústria 4.0, conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de grande transformação digital. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.