Os pilares da continuidade de negócios na era digital - Planus

Os pilares da continuidade de negócios na era digital

26/11/2019

Os pilares da continuidade de negócios na era digital

Sua estrutura de continuidade de negócios é tão crítica quanto a estrutura física que mantém seu prédio de escritórios. Os materiais podem ser diferentes do edifício do outro lado da rua, mas servem para o mesmo propósito.

Sua estrutura de continuidade não é tão diferente. É a base da sua continuidade operacional, garantindo que sua infraestrutura de TI e recursos de computação mantenham os negócios funcionando, principalmente após um desastre.

Os componentes individuais de sua estrutura podem parecer diferentes de outra empresa, mas os objetivos são os mesmos:

  • Proteger contra os riscos de desastres (prevenção)
  • Restaurar operações após um desastre (resposta)

Quando uma empresa relata que seu negócio foi significativamente afetado por ataques, como nos exemplos acima ou em casos de desastres naturais, a ponto de precisar interromper suas principais operações ela revela que havia fragilidades na estrutura de continuidade da empresa.

Isso provavelmente significa que não existia uma estrutura adequada que permitisse à empresa restaurar os sistemas mais rapidamente, comprometendo não somente operações, mas a integridade da imagem e autoridade da empresa diante do mercado e clientes.

Delineando os pilares da continuidade de negócios na era digital

Então, em que consiste uma boa estrutura de continuidade de negócios? Vamos detalhar os dois objetivos que já identificamos: prevenção e resposta.

Ambas as categorias abrangem componentes cruciais que ajudam uma empresa a evitar ou sobreviver a um desastre ou ataque. Cada um deles faz seu trabalho para apoiar a estrutura geral (prevenção). E nenhum deles é completamente imune a incêndios, terremotos e invasões, e é por isso que você ainda precisa ter planos de saída de emergência (resposta).

Agora, vamos traduzir isso em pilares que se aplicam a sua estrutura de negócios.

Defina o plano de continuidade de negócios como um risco operacional, não de TI

O Business Continuity Plan (BCP) é um risco operacional. Isso afeta muito mais do que simplesmente o lado tecnológico da empresa e inclui, por exemplo, treinamento, orçamentos e foco nos piores cenários.

Tenha uma visão clara das atividades estratégicas do negócio

É fundamental começar definindo as principais atividades, processos e sistemas de negócios da organização. Por exemplo, linhas de produção, sistemas, recursos-chave e importantes processos de negócios.

Defina possíveis desastres que afetam o negócio

O que pode ser um desastre na sua empresa? Os cenários são bem diferentes para cada organização. Obviamente, as seguintes categorias são o conjunto mais comum de desastres comerciais:

  • Desastres naturais (terremotos, tornados, furacões etc.)
  • Desastres arquitetônicos (danos causados ​​por incêndio e água)
  • Desastres tecnológicos (servidores com problemas)
  • Ataques terroristas (por exemplo, 11 de setembro)

Além do conjunto de desastres acima, cada organização tem seu próprio conjunto de problemas que podem ser potencialmente desastrosos para a empresa.

Defina o custo potencial do desastre

A maneira de responder esse ponto é perceber que existem três tipos de custos associados a cada desastre:

  • A perda produtiva de tempo e dinheiro devido à falta de recursos;
  • Perda de receita devido à falta de vendas
  • Perda de longo prazo devido à insatisfação do cliente.

Por exemplo, uma empresa de comércio eletrônico cujos servidores travaram terá que pagar pelos prejuízos enquanto o site está sendo recuperado, perderá vendas e clientes pela duração do evento, pois eles poderiam encontrar o site rival e nunca mais voltar.

Defina um tempo de recuperação aceitável

Seguindo o exemplo acima, se a empresa de comércio eletrônico A puder perder US$ 1.000 por hora, sua estratégia de continuidade de negócios poderá ser bem diferente da empresa de comércio eletrônico B, que está perdendo US$ 75.000 por hora. No caso da empresa A, a empresa pode ficar feliz por um tempo de recuperação de várias horas ou dias, onde a empresa B gostaria que a recuperação fosse uma questão de minutos.

Tenha um orçamento de recuperação aceitável

Até o momento, identificamos tipos de desastre, custo de cada desastre e tempos de recuperação aceitáveis ​​para esse desastre. Mas quanto estamos dispostos a pagar para estarmos preparados? Ninguém realmente quer pagar por algo que nunca poderia acontecer (incluindo o custo de treinamento, re-implantação etc.), mas é uma necessidade estratégica.

Proteja seus dados!

Os dados são o novo ouro. Como parte de qualquer plano sólido de continuidade de negócios, você precisa garantir que seus dados sejam armazenados em backup, acessíveis e recuperáveis. Desde que conheçamos os dados acessíveis, recuperáveis ​​e facilmente detectáveis, poderíamos restaurá-los ou usá-los nesse ínterim para apoiar os clientes.

Definimos apenas a base para garantir a continuidade dos negócios

Aqui definimos um resumo do que seriam os principais pilares da continuidade de negócios da era digital, algo que será detalhado em maiores informações e até outros pilares. O importante é ter plena consciência que a perda de dados pode ser cara e desastrosa, podendo ser difícil de recuperar.

Por outro lado, estar pronto para se recuperar rapidamente, quando outros não estiverem, pode oferecer uma vantagem competitiva. Se seu serviço não estiver disponível, seus clientes encontrarão uma alternativa prontamente. Portanto, o tempo de inatividade é inaceitável.

Para ser assertivo em seu plano de continuidade de negócios, conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo em seu projeto de reestruturação, garantindo alta disponibilidade dos dados e de suas operações de negócio. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.