Business Continuity na era da transformação digital e do gerenciamento de riscos - Planus

Business Continuity na era da transformação digital e do gerenciamento de riscos

26/11/2019

Business Continuity na era da transformação digital e do gerenciamento de riscos

À medida que os líderes empresariais continuam a perceber o valor da Transformação Digital e da proteção de dados, em um cenário de grandes mudanças, o mercado passa a dar uma prioridade ainda maior as questões ligadas a continuidade dos negócios (Business Continuity) e o gerenciamento de riscos.

De fato, as mudanças que estão acontecendo agora, em virtude do crescimento da Economia Digital, continuarão a ter uma grande influência nos próximos passos a serem dados nas estratégias de segurança de TI, visando não somente garantir um ambiente de negócios sempre ativo, mas com a responsabilidade de evidenciar a proteção e privacidade de dados como fator determinante para o sucesso do negócio.

Os executivos estão finalmente cientes de que Business Continuity tem um impacto significativo na capacidade de atingir as metas de negócios e proteger a reputação corporativa

Não há dúvida de que a razão pela qual os executivos estão prestando mais atenção ao gerenciamento de risco e a segurança cibernética deve-se às consequências de grandes violações de segurança de dados que ocorreram nos últimos anos.

Vale lembrar exemplos como o desconto de US$ 350 milhões da Verizon na compra do Yahoo como resultado da violação de dados em 2016 e a enorme incidente de segurança da Equifax que custou aos CEO, CIO e CSO da empresa seus empregos.

Porém, para sustentar esse interesse executivo pela continuidade dos negócios e proteção de dados, o gestor de TI de uma organização deve mudar sua mentalidade para provar aos líderes empresariais que os processos de segurança e gestão de riscos agregam valor aos negócios.

Esses mesmos gestores também devem entender o apetite da organização por riscos e como ela se encaixa na busca dos objetivos da organização. Você precisa articular os riscos que enfrenta ou que conhece, no contexto dos objetivos de negócios.

Se eles querem melhorar a lealdade à marca, se desejam melhorar a receita, se desejam melhorar ou criar novas oportunidades de negócios, você precisa explicar tudo o que está fazendo no contexto da segurança, da proteção e privacidade de dados e na continuidade dos negócios.

Continuidade dos negócios: considere o risco de forma holística, não apenas do ponto de vista da TI

O gerenciamento integrado de riscos visa passar de uma abordagem mais isolada, como cadeia de suprimentos, conformidade corporativa, marketing e vendas, para uma abordagem em toda a empresa, focando em como diferentes riscos afetam a continuidade dos negócios e, em seguida, gerenciando-os em um nível corporativo.

Essa abordagem oferece uma visão muito melhor dos riscos para a empresa, ajudando a identificar lacunas na cobertura de ameaças e permite estratégias comuns de mitigação que podem ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência, concentrando-se no risco operacional.

A integração de todos esses aspectos de risco em uma única estrutura fornece uma melhor visão do risco operacional geral para os negócios e permite o desenvolvimento de estratégias de mitigação que funcionem para os negócios como um todo, principalmente na era da Transformação Digital onde todos os setores da empresa fazem parte digitalmente do ciclo de vida do negócio.

O papel da TI na convergência entre a Transformação Digital, o gerenciamento de risco e Business Continuity

Os profissionais de tecnologia e segurança têm um papel fundamental a desempenhar na mudança para um paradigma de Transformação Digital, associando uma abordagem integrada ao gerenciamento de riscos:

  • Primeiro, considerando os riscos e mitigações de TI no contexto da empresa, e não puramente no contexto de TI.
  • Segundo, ajudando a reunir os riscos de TI e os riscos relacionados como a continuidade dos negócios e a conformidade a requisitos de negócio, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em uma estratégia de gerenciamento de riscos convergente e integrada.

A necessidade de gerenciamento de riscos integrado é enfatizada pelo ambiente de negócios em constante mudança da Economia Digital, que utiliza mais serviços de Internet e nuvem para fornecer e viabilizar negócios e a necessidade de uma abordagem mais aberta e compartilhada com clientes e fornecedores, os quais trazem seus próprios desafios de segurança.

Vencendo os desafios e alcançando os benefícios da Transformação Digital

Os desafios devem ser enfrentados para se obter os benefícios comerciais da Transformação Digital.

Para conseguir esse objetivo, os profissionais de TI e gestores de riscos devem ter, ou obter, uma compreensão clara dos objetivos de negócios, para que possam ver os riscos no contexto certo e fazer as mudanças adequadas para a mitigação de riscos, e não se concentrarem apenas em sua própria área, enquanto cria novos riscos em outros lugares.

Venha fazer parte desse cenário de grandes mudanças, conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transformação. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.