Qual o impacto da Transformação Digital na segurança dos dados - Planus

Qual o impacto da Transformação Digital na segurança dos dados

19/11/2019

Qual o impacto da Transformação Digital na segurança dos dados

As empresas estão demonstrando um foco sem precedentes nas questões ligadas à segurança e proteção de dados como parte das operações comerciais à luz da Transformação Digital que acontece atualmente.

Para você ter uma ideia, isso é evidenciado pelo fato de que um em cada cinco diretores de segurança da informação (CISOs) agora se reporta diretamente ao CEO, 15% das organizações têm um orçamento de segurança superior a 10% do orçamento geral de TI e 65% das organizações estão fazendo o rastreamento e relatórios de conformidade regulatória, são dados apresentados de acordo com o relatório State of Cybersecurity 2019.

O estudo também revela que 25% das organizações estão realizando avaliações de segurança em toda sua infraestrutura tecnológica e 39% das organizações agora têm uma apólice de seguro cibernético dedicada.

Todos esses pontos mostram grandes diferenças em relação aos anos anteriores, segundo o relatório, que se baseia em três meses de pesquisa, incluindo entrevistas com líderes de segurança, analistas operacionais e 211 organizações globais em 27 países, inclusive o Brasil.

O relatório observa que os ataques cibernéticos estão se tornando mais direcionados e específicos ao setor, enquanto os atacantes estão operando no modo furtivo, dificultando a atribuição de ataques.

Ao mesmo tempo, a Transformação Digital assumiu o centro do palco e as novas tecnologias estão aumentando a superfície de ataques cibernéticos.

Lidar com novos riscos é uma consequência da expansão da Transformação Digital

Ignorar ou impedir as oportunidades apresentadas pela Transformação Digital não é uma opção prática para as funções de segurança da informação. O risco digital é um “essencial”, na medida em que uma organização deve correr riscos para avançar.

A organização mais avessa a riscos poderia evitar a Transformação Digital, mas, ao mesmo tempo, provavelmente perderá a vantagem de seus concorrentes ou fornecerá um serviço mais precário aos seus clientes.

Para ser suficientemente eficaz e eficiente, a capacidade das organizações de descobrir, gerenciar e mitigar os riscos digitais exige uma maior integração entre as funções internas, particularmente governança, risco, conformidade e segurança, bem como entre os parceiros que fornecem ou sustentam muitas das novas tecnologias.

A proteção que envolve a Transformação Digital inclui produtos de segurança cibernética como:

  • Proteção avançada contra malware
  • Segurança na nuvem
  • Segurança de E-mail
  • Segurança do endpoint
  • Autenticação multifatorial
  • Firewalls de última geração
  • Visibilidade e segmentação de rede
  • Sistemas de prevenção de intrusão de última geração
  • Gerenciamento de segurança
  • Resposta a ameaças
  • Clientes de segurança VPN
  • Segurança na Web

Além disso, uma equipe sob a responsabilidade de um gestor de risco digital deve ser criada para lidar com os riscos de projetos de Transformação Digital, é necessário conhecimento de toda a equipe sênior de risco, conformidade, TI, tecnologia, jurídico, auditoria e segurança cibernética.

Todos poderão contribuir para um dos principais objetivos: estabelecer uma taxonomia de risco central para permitir que o entendimento dos tipos de risco individuais seja comum em toda a organização.

Com as organizações investindo na Transformação Digital, as estratégias de segurança precisam ser aprimoradas para lidar com o cenário de mudança e permitir uma transição suave e segura

Em face das técnicas de ataque cibernético em constante evolução as empresas também estão se alinhando a estratégias resilientes, concentrando-se na segurança da computação em nuvem e no uso de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), além de explorar a inteligência de ameaças cibernéticas e reforçando a participação de exercícios de ataque cibernético.

Vale destacar também que, com a adoção da nuvem e da IoT em alta, o relatório State of Cybersecurity 2019 mostra que 28% das organizações percebem o sequestro de contas na nuvem como uma das principais ameaças à segurança de seus ambientes na nuvem.

Como resultado, 26% das organizações estão priorizando a avaliação de segurança dos dispositivos IoT para mitigar novos riscos.

Por fim, a segurança também está evoluindo para ser uma parte difundida nas principais operações de negócios, e as empresas estão estabelecendo estratégias e funções ativas de defesa cibernética para promover parcerias com empresas especializadas, a exemplo da Planus, e com outros países.

Em meio a ameaças crescentes, os gestores estão colaborando mais do que nunca para encontrar maneiras novas e inovadoras para mitigar e minimizar os riscos sem impactar o cenário das grandes mudanças da Transformação Digital.

Deixe os especialistas da Planus protegerem sua empresa

A Planus oferece uma ampla variedade de serviços de consultoria, implementação, gerenciamento técnico e de otimização para ajudar a proteger seus negócios.

Venha fazer parte desse cenário de grandes mudanças, conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de Transformação Digital. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.