Proteção de dados: como manter a segurança e continuidade do negócio de forma eficiente - Planus

Proteção de dados: como manter a segurança e continuidade do negócio de forma eficiente

14/11/2019

Proteção de dados: como manter a segurança e continuidade do negócio de forma eficiente

Que medidas você pode tomar para combinar os esforços de continuidade do negócio e proteção de dados em sua empresa?

Quando se trata de TI, a resiliência significa que uma organização pode se adaptar quando ocorrem interrupções e manter as operações comerciais, mantendo a equipe, os dados e a reputação da empresa em segurança. Fácil né?

Embora o conceito possa parecer semelhante à continuidade dos negócios, os dois não são a mesma coisa.

Em vez disso, eles devem ser considerados complementares: sem a capacidade de manter a continuidade, uma organização não tem esperança de alcançar resiliência. O objetivo da resiliência de TI não é apenas manter os negócios funcionando, mas retornar ao seu estado original após o término da interrupção.

Uma estratégia para proteção de dados bem-sucedida é baseada em alta disponibilidade e continuidade do negócio

Além da proteção de dados, a alta disponibilidade, juntamente com a recuperação de desastres, são as iniciativas de TI definidas como as mais importantes para as empresas nos próximos anos, de acordo com o relatório “State of Resilience 2018” da Syncsort, empresa fornecedora de soluções de Big Data.

O objetivo da maioria das empresas atualmente é chegar o mais próximo das metas de alta disponibilidade em relação ao tempo de atividade do seu ambiente de produção. A meta é 100% operacional ou 99,999% de disponibilidade.

Para alcançar essas metas, o planejamento e as tecnologias voltadas a segurança da informação e recuperação de desastres ajudam as empresas a desenvolver uma estratégia de resiliência de TI para aumentar a continuidade dos negócios e maximizar a alta disponibilidade.

Cinco etapas para o planejamento da continuidade de negócios com base na proteção de dados

Para criar um plano eficaz de continuidade de negócios, incluindo a segurança da informação como base da proteção de dados, uma empresa deve executar estas cinco etapas básicas:

Etapa 1: Avaliação de Risco

Esta fase inclui:

  • Avaliar a segurança física e digital da infraestrutura do negócio
  • Rever pontos únicos de falha físicos, digitais e de rede
  • Avaliar o impacto de vários cenários de interrupção de negócios
  • Definir a probabilidade de ocorrência de um risco com base em um sistema de classificação
  • Priorizar descobertas
  • Desenvolver um roteiro de acordo com o risco

Etapa 2: Análise de Impacto nos Negócios

Durante esta fase, coletamos informações sobre:

  • Pressupostos de recuperação, incluindo Objetivos do ponto de recuperação (RPO) e Objetivos de tempo de recuperação (RTO)
  • Processos e fluxos de trabalho críticos de negócios, bem como os aplicativos de produção de suporte
  • Interdependências, internas e externas
  • Equipe crítica, incluindo backups, conjuntos de habilidades, contatos primários e secundários
  • Empreendimento futuros que podem impactar a recuperação
  • Circunstâncias especiais

Etapa 3: Desenvolvimento do Plano de Continuidade de Negócios

Esta fase inclui:

  • Obtenção de assinatura executiva da Análise de Impacto nos Negócios
  • Sintetizar as conclusões da Avaliação de Riscos e da Análise de Impacto nos Negócios para criar um plano acionável e completo
  • Desenvolver planos de departamento, divisão e nível de site
  • Rever o plano com as principais partes interessadas para finalizar e distribuir

Etapa 4: planejar a implementação

Esta fase se concentra em:

  • Distribuir o plano para todas as principais partes interessadas
  • Realização de sessões de treinamento para ajudar a garantir que os funcionários se sintam confortáveis ​​com as etapas descritas no plano

Etapa 5: Planejar testes e manutenção

O elemento crítico final de um plano de continuidade de negócios é garantir que ele seja testado e mantido regularmente. Isso inclui:

  • Realização de exercícios periódicos de simulação para garantir que os principais interessados ​​estejam confortáveis ​​com as etapas do plano
  • Executar revisões de plano semestrais
  • Executar avaliações anuais de impacto nos negócios

A inclusão da ótica da proteção de dados na garantia pela continuidade dos negócios ocorre à medida que as ameaças cibernéticas aumentam e a tolerância ao tempo de inatividade diminui, a continuidade dos negócios e a recuperação de desastres ganham importância.

Essas práticas permitem que uma organização se recupere após a ocorrência de problemas, reduza o risco de perda de dados e danos à reputação e melhore as operações enquanto diminui a chance de incidentes graves.

Os profissionais de TI ajudam a organização e seus funcionários a obter resiliência. O desenvolvimento de uma estratégia é um processo complexo que requer pelo time de TI pesquisa e análise, incluindo impacto nos negócios, risco e o desenvolvimento de planos, testes, exercícios e treinamentos.

Se sua organização atualmente não possui um plano de continuidade de negócios, é hora de começar a implementação. Para obter assistência na criação de um plano eficiente e com base na proteção de dados, entre em contato com a Planus para falar com um de nossos especialistas.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.