Proteção de Dados: Flexibilidade e disponibilidade dos dados - Planus

Proteção de Dados: Flexibilidade e disponibilidade dos dados

12/11/2019

Proteção de Dados: Flexibilidade e disponibilidade dos dados

Embora as organizações usem produtos separados para recuperação de desastres (DR), backup e armazenamento de dados, buscar uma convergência através de uma plataforma única proporciona importantes benefícios para as empresas, principalmente quando ela busca se tornar cada vez mais resiliente.

Com o cenário digital atual, onde as empresas e clientes estão cada vez mais conectados e expostos aos ataques virtuais e roubo de dados, a proteção de dados se tornou “o grande guarda-chuva que preserva toda a empresa”, da qual backup e recuperação de desastres são elementos-chave.

Backup e Recuperação de Desastres como elementos chave para a Proteção de dados

Muitas empresas cometem o erro de decidir que não estão em uma área propensa a desastres e, portanto, não precisam se preocupar com a recuperação de desastres, o backup é suficiente.

No entanto se você perguntar a essas organizações se elas estão preocupadas com a resiliência, elas dirão “com toda certeza!”. Quando se trata de ser resiliente, o backup de dados e a recuperação de desastres precisam estar trabalhando juntos para evitar e se recuperar de catástrofes de TI.

Mas isso não é tudo. Proteger, preservar e proteger informações é uma das principais funções da infraestrutura de TI, e isso significa mais do que apenas backup e recuperação de desastres.

As organizações precisam abordar a proteção de dados de todos os ângulos: você precisa de backup, armazenamento, recuperação de desastres e segurança.

A convergência é a solução para alcançar eficiência na proteção dos dados

Os planos de backup geralmente se concentram em garantir que os sistemas e os dados sejam replicados para um local seguro, enquanto os planos de DR garantem que os sistemas e dados necessários para a empresa operar possam ser recuperados e reiniciados, colocando os negócios de volta a operação.

Independentemente das tradições, semânticas e outras formas de racionalizar as duas atividades, fica claro que ambas estão do mesmo lado.

Se concordarmos que é provável que uma organização possui estratégias, planos e recursos de tecnologia de backup, se a DR entrar em cena, ela deverá fazer parte da mesma equipe que lida com o backup e a recuperação de dados.

Do ponto de vista do planejamento, os planos de DR devem incluir, no mínimo, uma referência ou um link para um plano de backup e recuperação de dados.

No cenário ideal, os procedimentos de backup e recuperação devem fazer parte de todo plano de recuperação de desastres. Uma abordagem inicial é tê-los como um apêndice ao plano principal de recuperação de desastres.

Eles ainda podem existir como um documento independente, mas também devem fazer parte de qualquer plano de recuperação de desastres. Por outro lado, um plano de backup e recuperação independente deve fazer referência ao seu plano de DR complementar.

Uma plataforma única visando garantir a flexibilidade e disponibilidade de dados

Além de garantir que os dois planos sejam documentados e mantidos regularmente, organize e transforme backup e recuperação de desastres em uma plataforma única, isso inclui políticas, processos e recursos tecnológicos em sua arquitetura operacional de TI.

Além disso, coordene o teste de backup de dados com o teste de plano de DR. Dessa forma, todas as lições aprendidas de um teste de backup e recuperação podem ser usadas para atualizar o plano completo de recuperação de desastres, bem como o plano de backup e recuperação.

Você também deve executar testes de backup e recuperação com mais frequência do que o teste completo do plano de recuperação de desastres. Isso garantirá que todos os seus dados e sistemas possam ser recuperados e colocados online novamente assim que possível após um evento perturbador.

Todo plano de DR de tecnologia deve incluir backup e recuperação de dados como uma plataforma única. As duas disciplinas também devem trabalhar lado a lado para maximizar sua eficácia e valor para toda a organização.

Quanto o seu planejamento de backup se mistura à sua recuperação de desastres?

Para ser assertivo em sua estratégia de backup e recuperação de desastres, conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo em seu projeto de reestruturação, garantindo alta disponibilidade dos dados e de suas operações de negócio. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 32 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.