Qual a importância do backup na proteção dos dados? – Planus

Qual a importância do backup na proteção dos dados?

30/10/2019

Qual a importância do backup na proteção dos dados?

Os desafios para as operações de backup visando a proteção de dados nas empresas hoje são numerosos e cada um é igualmente importante na capacidade de sobrevivência dos negócios.

A importância do backup sendo cada vez mais valorizada nas organizações e a sua incorporação a um plano geral de proteção de dados, tem melhorado os tempos de recuperação, assim como, tem ajudado a combater os efeitos de ataques, a exemplo de ransomwares.

Além disso, a tolerância ao tempo de inatividade tem caído e se tornando estratégico para as organizações de diferentes segmentos e tamanhos. Como é importante não ter todos os seus dados “em uma cesta”, as empresas estão usando uma combinação de nuvem e sistemas locais para convergir seus procedimentos de backup e proteção de dados.

Políticas e procedimentos formais de backup, testes periódicos e uma infraestrutura de backup projetada para cada requisito comercial são alguns dos procedimentos essenciais de backup de dados que também buscam agora a proteção de dados.

A importância do backup na proteção dos dados da empresa em 3 pontos de atenção

Uma violação de segurança cibernética pode afetar praticamente qualquer tipo de informação em formato eletrônico. Muitas vezes, um ataque pode danificar os dados em trânsito, além do padrão que já conhecemos, onde os dados se encontram armazenados.

Aqui, detalhamos três pontos de atenção específicos de backup e como você pode melhorar sua estratégia geral visando a proteção de dados de sua empresa.

1. Garanta que os backups sejam seguros e não possam ser comprometidos

Quando uma organização faz backup de seus dados, existem três necessidades importantes:

  • Confidencialidade – os dados não podem ser acessados ​​por ninguém que não seja pessoal autorizado;
  • Integridade – conservação dos dados e proteção contra alterações não autorizadas;
  • Disponibilidade – acesso aos dados por pessoal autorizado.

Isso é especialmente verdadeiro ao avaliar a realização de backup por terceiros. Os recursos de segurança devem ser diversos, robustos, econômicos e prontamente disponíveis, caso contrário, você poderá enfrentar sérios problemas com seus procedimentos de backup de dados.

2. Lide com quantidades cada vez maiores de dados

Supondo que a quantidade de dados gerados em seu negócio continue aumentando, é essencial ter procedimentos de backup escaláveis ​​e que essa escalabilidade seja eficiente.

Isso vale especialmente para elementos de infraestrutura, como ambientes virtuais, que são cada vez mais predominantes nas configurações corporativas.

3. Projete e implemente uma infraestrutura de backup que mapeie os requisitos de negócios

Dado o número e a variedade de opções de backup disponíveis, os administradores de dados precisam ter uma visão global dos procedimentos de backup de dados de sua organização e, em seguida, mapear os produtos para requisitos comerciais específicos.

Podem ser necessárias várias estratégias de backup, dependendo dos requisitos de negócios. Alguns dados podem precisar ser replicados quase imediatamente, o que requer plataformas específicas. Por outro lado, outros ativos e dados podem precisar de backup com menos frequência.

Os procedimentos de backup de dados e a continuidade dos negócios

Os procedimentos de backup de dados são um componente intrínseco das iniciativas para a continuidade dos negócios e recuperação de desastres, eles garantem que uma organização possa recuperar seus dados e sistemas críticos e retomar as operações.

Além de afetar seriamente as operações comerciais, um evento que possa comprometer o backup de dados pode desencadear respostas relacionadas a continuidade de negócios (BC) e recuperação de desastres (DR).

É preciso integrar de maneira eficiente o planejamento de backup e a proteção de dados, como um componente essencial das iniciativas de BC / DR.

Vale destacar que os backups não se concentram exclusivamente em sistemas e dados. Podemos incluir registros como documentos administrativos, cópias de documentos regulamentares e arquivos originais com assinaturas de funcionários.

A proteção desses ativos corporativos pode ser tão importante quanto os backups diários, semanais ou mensais.

Como você encaixa a proteção de dados no seu planejamento de backup?

Para garantir a proteção de dados através das melhores soluções de backup, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo na definição da melhor estratégia para proteção e recuperação de dados de sua empresa.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

24/11/2020

Com as mudanças causadas pela pandemia, como mitigar riscos que prejudicam a empresa?

Quando você pensava que tinha sua rede sob controle, tudo deu errado [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.