Como garantir que seu plano de Disaster Recovery funcione – Planus

Como garantir que seu plano de Disaster Recovery funcione

29/10/2019

Como garantir que seu plano de Disaster Recovery funcione

Com tanta ênfase colocada na elaboração de um plano de recuperação de desastres, as organizações geralmente esquecem que precisam avaliar até os planos mais detalhados para garantir que tudo funcione.

Sem uma estratégia de validação do seu plano de de Disaster Recovery, não há garantia de que todo o seu planejamento valerá a pena no final.

A única maneira de ter certeza que seu plano de Disaster Recovery funcionará é testando

Por padrão, a criação de um plano de Disaster Recovery acontece assim: uma organização precisa planejar quais medidas tomar quando ocorrer um desastre – de diferentes tipos, escopos e níveis de impacto.

Normalmente, a organização se esforça bastante para conduzir uma análise de impacto nos negócios e uma avaliação de riscos e, em seguida, criar o próprio plano.

Um plano não testado é praticamente um conjunto conceitual de etapas. De fato, algumas coisas vão funcionar, porém à medida que o ambiente de produção passa por ajustes e atualizações com o tempo e as necessidades dos negócios evoluem, não há uma garantia verdadeira de que um plano não testado funcionará.

Você precisa provar para si mesmo, gestores e técnicos que seu plano funcionará. O objetivo de um plano de recuperação de desastres é mitigar proativamente os riscos associados a um desastre, e testar o plano reduz o risco de que o plano não funcione.

Basicamente existem quatro etapas de alto nível que podem indicar o caminho certo para o estabelecimento de uma estratégia adequada para os testes do plano de Disaster Recovery.

1. Decida quais partes do plano precisam ser testadas

Seu teste de recuperação de desastres pode incluir qualquer coisa, desde um único sistema até um aplicativo de várias camadas e um ambiente inteiro. Dependendo do que é considerado crítico para sua organização, você precisa primeiro definir o que precisa ser testado.

Certifique-se de incluir dependências em seu pensamento. Por exemplo, se o Exchange depender de registros do Active Directory e DNS, anote isso.

2. Determine a frequência de teste

Sempre há a questão de quantas vezes um plano de recuperação de desastres deve ser testado. Na sua estratégia de validação, a frequência dos testes deve ser baseada na frequência em que o plano muda.

Cargas de trabalho que não mudam provavelmente só precisam passar por testes de DR uma vez por ano. Quando sistemas, aplicativos e plataformas mudam, o plano de recuperação de desastres é atualizado, o que significa que precisa ser testado.

A decisão da necessidade de testar o plano de recuperação de desastres pode ser feita trimestral ou semestralmente, dependendo da criticidade das cargas de trabalho em questão.

3. Escolha o seu método de teste

Existem quatro maneiras comumente aceitas de realizar testes de DR. Ao considerar qual é a certa para você, lembre-se de que o objetivo é sempre validar que o plano realmente funcionará na execução prática. Os quatro métodos comuns são:

  • Revisão simples do plano – Isso é tão básico quanto parece. A equipe de DR examina o plano, identificando todas as peças desatualizadas, ausentes etc.
  • Análise ponto a ponto – A equipe de DR percorre o plano como se estivesse sendo executado, discutindo as etapas e identificando possíveis problemas. Geralmente, isso é feito usando cenários de recuperação para garantir que o plano funcione para circunstâncias específicas de desastre.
  • Simulações de cenários de DR – Basicamente, é uma execução real do plano de DR em um ambiente de DR de não produção. Geralmente, é limitado a cargas de trabalho, sistemas, aplicativos e assim por diante, e não inclui todo o ambiente.
  • Simulação completa de recuperação de desastre – igual ao método anterior, mas você está tentando recuperar tudo em um cenário em que há uma perda total de operações e localização.4. Atualize seu plano de recuperação de desastres

4. Atualize seu plano de recuperação de desastres

Seus testes devem descobrir que o plano está correto e não precisa de ajustes, ou, mais provavelmente, que possui deficiências, erros e omissões que precisam ser resolvidos ou atualizados.

Portanto, suponha que você precisará incluir algum tempo após o teste para atualizar o plano de recuperação de desastres, para refletir as alterações necessárias para garantir uma recuperação bem-sucedida na linha.

A disponibilidade confiável da TI é essencial para o gerenciamento e o sustento de todas as empresas, grandes ou pequenas. Todos os elementos dependem da confiabilidade de sua tecnologia para fornecer informações vitais quando você precisar.

Por isso, não perca mais tempo, valide seu plano de Disaster Recovery para ter certeza que ele funcione. Se precisar de ajuda nesse processo, conte com a ajuda da Planus. Nós estamos a disposição para ajudar.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.