Colaboração: uma comunicação sem barreiras – Planus

Colaboração: uma comunicação sem barreiras

17/10/2019

Colaboração: uma comunicação sem barreiras

Um recurso muito utilizado em ambientes da área médica, a colaboração agora passou para os negócios. Lidar com problemas complexos, promover a criatividade e fomentar soluções colaborativas é, afinal, comum à maioria das empresas e não apenas aos profissionais de saúde.

Os termos cooperação, coordenação e colaboração são frequentemente usados ​​de forma intercambiável.

No entanto, colaboração refere-se a um nível mais alto de trabalho conjunto, no qual pessoas e recursos que antes operavam em diferentes esferas, separadas por relacionamentos organizacionais e de relatórios, são agrupados e os produtos compartilhados para um objetivo final comum.

A cola que une essas equipes de colaboração é a comunicação.

Colaboração nos negócios se tornou algo importante? Sem dúvidas!

Estruturas organizacionais hierárquicas tradicionais estão sendo cada vez mais substituídas por modelos mais planos e linhas de comunicação mais abertas. A flexibilidade é a ordem do dia no local de trabalho moderno, com mais funcionários trabalhando em horário alternado e trabalhando em horários flexíveis pelo menos uma parte do tempo.

Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa feita pela empresa Global Workplace Analytics, 4,3 milhões de funcionários nos EUA agora trabalham em casa pelo menos metade do tempo. Essa é uma tendência que só aumentará nas empresas, o número de funcionários que trabalham regularmente em casa cresceu 140% desde 2005.

Essa realidade se torna ainda maior quando incluímos nessa conta freelancers e contratados especializados em negócios realizados em ambientes virtuais.

Além de diferentes maneiras de trabalhar, a tendência para a colaboração organizacional também está sendo impulsionada pelo simples reconhecimento de que muito mais pode ser alcançado quando trabalhando em conjunto.

Em um ambiente colaborativo as pessoas tendem a ter mais ideias, são mais produtivas e eficientes na realização de objetivos. E essa é uma combinação muito poderosa.

No mercado em constante mudança e altamente competitivo de hoje, as empresas que podem promover a criatividade, a agilidade e a capacidade de resolver problemas têm uma capacidade aprimorada de se adaptar e responder às mudanças. De fato, isso poderia lhe dar essa vantagem muito importante sobre a concorrência.

A comunicação faz a convergência entre eficiência e produtividade

A colaboração eficaz não pode ocorrer sem o apoio de boas comunicações. E a colaboração bem-sucedida vai além da simples divisão de tarefas e montagem de um produto acabado.

Trata-se de promover uma determinação genuína de alcançar um objetivo comum, compartilhando conhecimento, insights e aprendendo a construir um consenso.

Além disso, a comunicação colaborativa terá um impacto positivo nos processos de negócios. Do engajamento aprimorado dos funcionários ao aumento de produtividade e o aperfeiçoamento da experiência, a sinergia nos canais de comunicação estão no coração de negócios bem-sucedidos.

Afinal, como você pode esperar que os funcionários entreguem seus objetivos se eles não entendem o que está acontecendo dentro da empresa?

Ferramentas de Comunicação Colaborativa

A tecnologia certamente facilitou o fornecimento da diversidade de canais necessários para apoiar a colaboração. Em particular, a tecnologia em nuvem significa que os membros da equipe colaborativa podem se conectar em tempo real, independentemente das muitas milhas que possam estar fisicamente entre eles.

Entre os benefícios da comunicação colaborativa podemos destacar:

  • A comunicação e colaboração no local de trabalho com suporte a conexões pessoais.
  • Processos de trabalho simplificados através do compartilhamento e edição de arquivos e documentos em tempo real.

Não há dúvida de que a tecnologia, com sua grande flexibilidade e poder de inovação será a pedra fundamental de qualquer estratégia de comunicação colaborativa, se seus negócios levam a sério a promoção da colaboração, o ponto de partida deve ser a comunicação.

Desta forma, canais de comunicação colaborativos flexíveis, adaptáveis ​​e dinâmicos garantirão que o trabalho colaborativo seja um sucesso em seus negócios.

Afinal, somos seres sociais que exigem alguma forma de interação simples para obter o melhor de nós. O principal aqui é fornecer uma variedade de canais de comunicação que as equipes podem selecionar para apoiar suas colaborações, conforme necessário.

Por fim, à medida que mais empresas percebem o relacionamento entre comunicação e colaboração, rapidamente percebem que as duas são a mesma coisa, especialmente com as ferramentas de comunicação corretas.

Quais problemas você espera que uma ferramenta de colaboração e comunicação no local de trabalho resolva?

Para saber mais sobre como um ambiente colaborativo pode beneficiar sua organização, impactando positivamente seus negócios, entre em contato agora mesmo com a Planus. Estamos prontos para ajudar em seu processo de transformação.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

>

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.