Fim do suporte SQL Server 2008. Como fica atualização e segurança dos meus dados? – Planus

Fim do suporte SQL Server 2008. Como fica atualização e segurança dos meus dados?

1/10/2019

Fim do suporte SQL Server 2008. Como fica atualização e segurança dos meus dados?

O suporte principal para o Microsoft SQL Server 2008 R1 e R2 terminou em 8 de julho de 2014. O que significa o fim da vida útil do Microsoft SQL Server 2008 sob uma perspectiva de segurança? Como fica atualização e segurança dos meus dados?

Muitos usuários não sabem disso, mas a Microsoft tem em sua política interna de oferecer pelo menos 10 anos de suporte para produtos de negócios e desenvolvedores, a exemplo do SQL Server.

O suporte principal é fornecido por cinco ou dois anos após o lançamento do produto sucessor, o que for maior. O suporte estendido é executado pelos cinco anos seguintes ao suporte convencional ou por dois anos após o lançamento do segundo produto sucessor, também prevalecendo o que for maior.

Já as atualizações de segurança são disponibilizadas até o final da fase do suporte estendido. Por padrão, qualquer service pack deve ser instalado para continuar recebendo atualizações de suporte e segurança.

Basicamente, para o Microsoft SQL Server 2008 Enterprise, o ciclo de vida do suporte foi algo semelhante a:

  • Data de início do ciclo de vida: 06/11/2008
  • Data final do suporte mainstream: 07/08/2014
  • Data final do suporte estendido: 09/09/2019

A principal diferença entre o suporte convencional e o suporte estendido é que apenas os bugs relacionados à segurança serão corrigidos durante a fase de extensão, os bugs não relacionados à segurança serão corrigidos apenas para clientes que adquiriram contratos estendidos de hot-fix dentro de 90 dias após o término do suporte principal.

O processo de migração pode ser um desafio para sua empresa

Apesar de parecer muito tempo, o período de 10 anos de suporte não deve ser usado como justificativa para adiar a decisão de migrar para uma nova versão.

Para se ter uma ideia, apesar de vários avisos, muitas empresas foram pegas de surpresa até o final da vida útil do Windows XP, adiando a transição para versões posteriores do Windows com base na suposição “se não estiver quebrado, não conserte”, uma premissa bem duvidosa quando se pensa em segurança de TI.

As divulgações feitas pela Microsoft a respeito dos seus produtos existem para permitir que as organizações planejem e executem migrações com cuidado, planejamento e uma metodologia estratégica ao negócio.

Planejar uma transição antes do final da vida útil do Microsoft SQL Server 2008, cria uma mudança muito menos estressante para a tecnologia mais recente e reduz riscos as operações da empresa.

Planejamento é fundamental neste processo de migração

Para planejar a mudança, os aplicativos baseados no SQL Server 2008 devem ser reescritos e migrados o quanto antes, pois o novo código precisará de testes extensivos.

É bem provável que os bancos de dados do SQL Server 2008 estejam hospedados em hardware mais antigo, que se tornará ainda mais propenso a falhas, aumentando a fragilidade da estrutura de dados ao longo do tempo, bem como o risco de tempo de inatividade não planejado.

Além disso, outros custos e riscos associados ao uso de software desatualizado também crescem com o tempo. Na prática, a falta de tecnologias de mitigação para impedir ataques recém-descobertos significa uma maior dependência de outras defesas para fornecer proteção.

Muitos fornecedores de software, por exemplo, não oferecerão mais suporte a seus produtos se estiverem executando o software expirado. Embora a reescrita de aplicativos de banco de dados, a atualização de licenças e a compra de hardware possam ser caras, as multas por violação de dados podem ser maiores, lembre-se da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)!

Sua empresa está correndo um grande risco

A Microsoft calcula que leva pelo menos um ano para a maioria das empresas migrar completamente um software de missão crítica, então, caso a migração em sua empresa ainda não tenha acontecido, ela está correndo bastante risco.

Mas não entre em pânico, o mais importante neste momento é dar prioridade a migração e proteger os dados. As empresas devem a planejar a atualização do SQL Server 2008 para evitar possíveis incidentes de segurança que resultem em roubo de dados e perda de privacidade dos clientes.

As especificações do sistema operacional e do servidor necessárias para executar o novo software de banco de dados precisam ser acordadas e ordenadas, e a nova infraestrutura deve ser testada e executada juntamente com a configuração existente.

A atualização do SQL Server é estratégica para a Economia Digital

As empresas estão criando e consumindo mais dados do que nunca e a atualização de servidores e software de banco de dados pode trazer benefícios de custo e desempenho, pois eles podem tirar proveito das novas tecnologias, principalmente para as empresas que buscam fazer parte da nova Economia Digital.

Caso sua empresa esteja atrasada no processo de migração, fique tranquilo e conte com a ajuda dos especialistas da Planus. Além da disponibilidade para tirar dúvidas, podemos ajudá-lo neste processo de transição. Entre em contato agora mesmo.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

RELATED POST

RELATED POST
15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

15/09/2020

A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa

A segurança de dados é altamente relevante entre as empresas, especialmente no [more]

9/09/2020

Quais os novos modelos de negócios a indústria 4.0 trará para as empresas

Não são apenas a tecnologia e os processos que a Indústria 4.0 [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.