Nos primeiros 50 ou 60 anos de computação corporativa, os recursos dos processos e regras de negócios superaram os recursos da tecnologia, e a TI teve um papel principalmente de suporte.
A organização desenvolveu processos e abordagens e definiu suas necessidades de tecnologia, em seguida, a TI projetaria e forneceria sistemas alinhados a essas necessidades.
Porém, agora a situação mudou, os recursos de tecnologia superam os processos e regras de negócios. A tecnologia define a organização. Você cria possibilidades organizacionais e de mercado através da TI associada à inovação.
E, com a mudança desse relacionamento, o papel do suporte de TI também mudou. Em vez de desempenhar um papel de assistência, ela contribui com o processo de inovação de produtos, serviços e processos.
A tecnologia da informação continua desafiando a maneira como as empresas organizam seus processos de negócios, se comunicam com clientes e potenciais clientes e prestam seus serviços.
Embora não exista uma única estratégia de reorganização dominante, as estruturas comuns da empresa se inclinam para descentralizar a TI, aproximando-a dos usuários finais e fundindo a base de conhecimento com a estratégia de negócios.
Desta forma, alinhamento e a convergência dos negócios e da TI se torna vital para consolidar o processo de inovação junto com o crescimento no mercado.
Essa estratégia significa que, à medida que os objetivos de negócios são dinâmicos, a TI pode responder mais rapidamente com as soluções necessárias para dar suporte e manter o impulso da empresa. Por sua vez, os avanços e melhorias tecnológicas estão ligados às iniciativas atuais e futuras.
Porém, sem uma estratégia eficiente, as empresas podem gastar muito em tecnologia e suporte sem nunca resolver os desafios de negócios que enfrentam devido a diferentes objetivos, culturas e incentivos departamentais.
Simplificando, o alinhamento dos negócios e da TI integra a tecnologia à estratégia e a inovação à missão e objetivos de uma organização.
O suporte de TI está definitivamente se afastando de sua posição como solucionadora de problemas do escritório e se tornando um parceiro em todos os empreendimentos comerciais.
A TI não apenas pode ajudar a empresa a desenvolver sistemas e processos eficazes para o clima de negócios atual, mas também a tecnologia é uma parte vital da preparação da organização para o futuro.
E para que o suporte técnico seja um parceiro vital para os negócios, ele deve estar intimamente envolvido nos negócios. A TI precisa estar ciente das estratégias, planos e metas de negócios para adquirir e utilizar as tecnologias disponíveis para promover essas metas.
Infelizmente, ainda com muita frequência, o service desk fica isolado das reuniões de planejamento e estratégia de negócios e só é informado dos objetivos futuros após o fato.
Mas quando o suporte está envolvido no processo, a partir da fase de tomada de decisão, eles podem identificar tecnologias para ajudar a atingir seus objetivos de inovação e crescimento futuro e sustentável.
Criar uma cultura de inovação é o pilar mais difícil de implementar. Você não pode simplesmente ativar um switch para gerar a cultura desejada de uma organização ou de um balcão de serviços de TI.
Leva tempo e muito esforço. Além disso, a cultura exige a adesão de todos os membros da equipe. Portanto, é desnecessário dizer que para criar uma cultura de inovação requer um esforço mais longo, concentrado e eficiente. No entanto, se você conseguir construir uma cultura de inovação, criará um local de trabalho que oferece suporte à um processo de melhoria contínua.
Para ajudar a desenvolver uma cultura de inovação, aqui estão alguns pontos a serem considerados:
Por fim, tente adotar uma abordagem ágil em seus processos de negócio.
Por quê? Operações ágeis significa que você pode responder mais rapidamente às necessidades de seus clientes e fazê-lo com a flexibilidade que eles esperam. Isso levará a menos frustração para todos e uma central de serviços de TI muito mais produtiva.
Se alinhar suporte ao negócio e inovação ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo com a Planus. Nosso time de especialistas está pronto para ajudar a superar suas dificuldades.
A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos.
Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.
Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.
A interseção das tendências de mobilidade e nuvem extremamente populares hoje está [more]
O mercado global de infraestrutura como serviço (IaaS) continua a crescer com [more]
A gigante farmacêutica AstraZeneca, junto com seu parceiro de pesquisa Oxford University, [more]
Fale Conosco
Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas: (11) 2102-5400 - 0800-7222-7332
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.