A TI precisa suportar qualquer alteração em seu ambiente para ser resiliente, hoje, o tempo de inatividade zero é o novo normal para todas as empresas que fazem parte da Transformação Digital.
Embora a “resiliência” sugira uma rápida recuperação de incidentes de segurança, desastres naturais ou erros humanos, o objetivo deve ser zero tempo de inatividade ou perda de produtividade.
Isso ocorre devido à quantidade e importância dos dados digitais hoje. E sem perda de produtividade, quer dizer o mesmo ao mover dados entre ambientes, consolidar silos de dados ou reestruturar a arquitetura devido a fusões ou aquisições. A resiliência significa ser capaz de resistir a qualquer mudança.
A replicação e o backup, característico na recuperação de desastres (DR), tornam a organização mais resiliente, o que para muitos significa mais complexidade. O desafio está associado a um grande conjunto de ferramentas, tempo para treinar o pessoal ou integrá-lo com rapidez suficiente.
Na Era Digital, a natureza da proteção de dados está mudando de silos para uma continuidade de disponibilidade com uso de uma plataforma única que integra DR, backup, arquivamento, migração, análise e orquestração, apontando para uma demanda do cliente por reduzir a complexidade da TI.
De acordo com dados do relatório State of IT Resilience 2019 do IDC, no final de 2019, os gastos com Transformação Digital devem chegar a US$ 1,7 trilhão em todo o mundo, um aumento de 42% em relação a 2017. Muitas organizações estão mudando da infraestrutura herdada local para a nuvem ou híbrido.
Além disso, os gastos com software, além de backup e recuperação de desastres, devem crescer. Essas prioridades refletem o foco crescente na inovação liderada por software, juntamente com a necessidade de combater as crescentes ameaças cibernéticas, garantindo ao mesmo tempo aplicativos e serviços disponíveis.
Embora as empresas invistam muito em “manter as luzes acesas”, a resiliência e a recuperação de desastres são geralmente vistas como um custo comercial e não como um fator de valor.
Na verdade, as novas tecnologias digitais são normalmente consideradas como os motores do valor, enquanto a resiliência e a recuperação de desastres são vistos como uma despesa e não como um investimento. No entanto, o cumprimento dos KPIs comerciais e a prevenção de interrupções tecnológicas estão intimamente ligados.
No foco da Transformação Digital e no desenvolvimento de novas tecnologias, a capacidade de uma empresa, não apenas de acompanhar as mudanças tecnológicas, mas também inovar, é essencial para se manter competitivo. Essa necessidade, no entanto, pode ser um desafio.
Parece que falhas de novas tecnologias estão se tornando cada vez mais comuns. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IDC constatou que 93% das empresas sofreram uma interrupção nos negócios relacionados à tecnologia nos últimos dois anos.
Existem vários fatores que levam a interrupções, incluindo código e infraestrutura herdados, uma necessidade crescente de atualizar continuamente os sistemas e o aumento da complexidade dos sistemas bancários.
É preciso haver um equilíbrio entre aproveitar as oportunidades apresentadas pelas novas tecnologias e mitigar riscos, atingindo os níveis de resiliência necessários para garantir a continuidade dos negócios.
Construir a proteção de dados em uma infraestrutura de TI resiliente será fundamental para o sucesso dos negócios e para a conclusão de projetos de transformação, modernização e nuvem. Basicamente, há três recomendações para ajudar as empresas a alcançar esses objetivos:
A Transformação Digital está acontecendo e colocando demandas significativas nas organizações de TI para impulsioná-la.
Conte com a Planus para ajudar sua empresa a alcançar a verdadeira resiliência de TI, adaptando-se perfeitamente às novas tecnologias e impulsionando a transformação de TI, mitigando o risco de tempo de inatividade, garantindo negócios sempre ativos e a melhor experiência do cliente.
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