Transformação Digital: O desafio de se implantar valor de negócio - Planus

Transformação Digital: O desafio de se implantar valor de negócio

10/09/2019

Transformação Digital: O desafio de se implantar valor de negócio

Na época em que se vendia data centers locais e softwares “de prateleira”, os fornecedores de tecnologia eram acusados ​​de fornecer menos valor do que se prometia.

Para disponibilizar mais recursos, eles vendiam mais licenças do que os clientes precisavam ou aumentava de alguma forma os preços assim que “amarravam” os clientes em contratos.

Não raro, as empresas desperdiçam muito dinheiro tentando, e falhando, usar a tecnologia de maneiras que realmente ajudam o negócio.

Esses cenários são menos comuns hoje em dia, principalmente na era da computação em nuvem, da inovação tecnológica e Transformação Digital.

No entanto, evitar desastres, por exemplo, não é o mesmo que demonstrar valor. Como os clientes sabem que estão realmente obtendo os benefícios que foram prometidos?

E como eles podem aproveitar as oportunidades para melhorias adicionais? A verdade é que as empresas atuais não se saíram muito melhor do que os fornecedores do passado quando se trata de fornecer essas informações.

A diferença basicamente está na maneira como seus produtos e serviços são desenvolvidos, implantados e vendidos. Agora precisamos revolucionar a forma como medimos seu valor comercial.

O desafio de mostrar valor

As perguntas que foram feitas logo no início do artigo têm total sentido atualmente. Uma das razões pelas quais a Economia Digital é superior aos modelos antigos de fazer negócio é o fato de sabermos como os clientes usam nossas soluções de tecnologia e dizer quais os usam com mais eficiência.

Os fornecedores de produtos e serviços que fazem parte da atual Transformação Digital possuem grandes quantidades de dados agregados dos clientes e estão aplicando cada vez mais a tecnologia para extrair informações valiosas.

De quantos processadores, por exemplo, a empresa média precisa para executar suas operações? Qual nível de adoção do usuário é necessário para realmente mudar a maneira como as pessoas trabalham? As respostas podem ter um grande impacto no ROI de um cliente.

Ao final de um investimento em tecnologia, os clientes de fato querem dados de benchmarking e melhores práticas estabelecidas associadas ao valor de negócio.

Eles querem medidas que articulem o valor dos negócios, não no vocabulário dos fornecedores, mas em seu idioma e de maneira que atendam às suas principais perguntas. Fundamentalmente: qual será o impacto no ROI se mudarmos nossa estratégia digital ou modificarmos nosso modelo operacional ao longo do tempo?

Como sua empresa usa tecnologias avançadas para criar valor?

Este se tornou o principal desafio comercial do nosso tempo. Se você o ignorar ou errar, qualquer coisa do seu trabalho para toda a organização pode ficar vulnerável aos concorrentes que acertam.

As novas tecnologias vêm com diferentes rótulos: digital, analítico, automação, Internet das Coisas, Internet industrial, Indústria 4.0, aprendizado de máquina, inteligência artificial (IA) e assim por diante.

Para empresas estabelecidas, elas apoiam a criação de novos modelos de negócios habilitados digitalmente, mantendo a promessa vital de melhorar as experiências dos clientes e aumentar a produtividade das operações herdadas.

Tecnologias avançadas são essenciais para as empresas modernas, e é justo dizer que todas as grandes empresas estão trabalhando com elas até certo ponto.

Mas como sua empresa passa a fazer parte da atual Transformação Digital ao mesmo tempo que criar valor para os seus clientes?

Um manual para superar esses desafios está começando a surgir em todos os setores. Vamos explorar pelo menos cinco práticas fundamentais que sustentam o progresso de empresas de sucesso, convergindo inovação com valores de negócio.

  1. Desenvolva roteiros de tecnologia que enfoque estrategicamente os investimentos necessários para reinventar seus negócios herdados e criar negócios digitais.
  2. Treine seus gestores para reconhecer novas oportunidades e desenvolver recursos internos para fornecer tecnologias.
  3. Estabeleça um ambiente de tecnologia moderna para apoiar o rápido desenvolvimento de novas soluções.
  4. Revise a estratégia e a governança dos dados para garantir que os dados sejam confiáveis, acessíveis e continuamente enriquecidos para torná-los mais valiosos.
  5. Concentre-se incansavelmente em capturar o valor estratégico da tecnologia, promovendo mudanças rápidas no modelo operacional.

Por que a Transformação Digital é importante?

Uma empresa pode assumir a Transformação Digital por vários motivos. Mas, de longe, a razão principal e mais provável é que eles precisam: é um problema de sobrevivência no mercado.

A tecnologia impulsionou essa mudança e as empresas que desejam ter sucesso devem entender como mesclar tecnologia com estratégia e valores.

Os líderes empresariais receberam essa mensagem e em grande parte estão priorizando a Transformação Digital. O IDC prevê que os gastos mundiais em tecnologias e serviços que permitam a Transformação Digital cheguem a US$ 1,97 trilhão em 2022, de acordo com o Guia Mundial Semestral de Despesas de Transformação Digital (IDC).

O IDC prevê ainda que os gastos com Transformação Digital vão crescer constantemente, atingindo uma taxa de crescimento anual composta de cinco anos de 16,7% entre 2017 e 2022.

Como posso começar a minha Transformação Digital?

Se responder a essa pergunta é hoje seu maior desafio, a Planus pode te ajudar. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos.

Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud.

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