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Como são medidos os processos e resultados de TI?

4/09/2019

Como são medidos os processos e resultados de TI?

Ao criar produtos e serviços, as empresas buscam melhorar a competitividade e promover a criação de novos negócios. O principal objetivo é poder oferecer aos seus clientes as melhores experiências, atendendo suas necessidades de consumo.

Para que isso aconteça atualmente, principalmente com a Transformação e Economia Digital que vivemos, a melhoria dos processos e o uso ferramentas tecnológicas fazem parte dos investimentos feitos pelas organizações em todas as etapas do negócio: do desenvolvimento de novos conceitos, produção, comercialização, entre outros.

A tecnologia tem o desafio de melhorar a produtividade das atividades de P&D e negócios, contribuindo para acelerar o crescimento das empresas. Mas quando saber se o investimento está dando certo? A resposta está nas métricas.

Como você mede os processos e resultados de TI?

Essa é uma pergunta particularmente desafiadora. Basicamente, as ferramentas usadas para o gerenciamento de desempenho permitem que os gerentes examinem detalhes sobre as atividades organizacionais.

Depois de identificar as métricas que deseja rastrear, é preciso comparar os valores ao longo do tempo para avaliar como seus negócios funcionam. A obtenção de métricas como vendas, tempo médio para resolver incidentes de suporte e custos operacionais geralmente envolve a ligação de vários sistemas de TI.

Use as funções de TI para identificar medidas como atrasadas (relatórios de desempenho passado) e líderes (previsão de desempenho futuro), como satisfação do cliente ou tráfego do site, para tomar decisões estratégicas de negócios.

Mas essa é a fórmula padrão em grande parte das metodologias existentes. É possível ser mais assertivo nessa jornada? Certamente.

  1. Identifique sua missão organizacional, metas e objetivos para cada departamento da empresa.

Atualmente, alinhar sua estratégia de medição de desempenho significa fazer a convergência entre negócios e tecnologia. Por isso, com seus planos corporativos alinhados, é possível produzir relatórios que fornecem uma cobertura abrangente das funções da empresa.

Normalmente, medir as atividades de tecnologia envolve extrair, transformar e carregar grandes quantidades de dados para validação e análise. Identificar os dados certos é essencial para medir com precisão o desempenho dos negócios.

  1. Desenvolva um balanced scorecard

Desenvolver um balanced scorecard (relatório estruturado de informações financeiras e não financeiras), reúne dados de relatórios de uma ou mais bases de dados funcional. Avalie os requisitos de entradas, cálculos e saídas de métricas.

Além disso, identifique as regras que regem como a coleta de dados ocorre e com que frequência as atualizações ocorrem. Use soluções de gerenciamento de desempenho para definir metas e alocar os recursos para alcançar seus objetivos.

  1. Estabeleça alertas e gerenciamento de eventos

Ative os alarmes quando ocorrerem condições predefinidas. Por exemplo, os bancos costumam transferir dinheiro automaticamente. A falha em receber a confirmação das transações de transferência gera alertas por email para apoiar a equipe, que intervém e investiga atrasos.

As soluções de TI de alerta e gerenciamento de eventos fornecem detalhes de medições, evitando problemas dispendiosos. Outras ferramentas analíticas de negócios melhoram sua compreensão dos problemas de contato com o cliente.

Uma nova onda de inovação tecnológica está aprofundando nossa compreensão dos novos desafios de mercado e nos dando novas maneiras de resolvê-los. Isso pode ser considerado um problema para a maioria das empresas, mas também é uma enorme oportunidade.

A medição processos e resultados de TI é voltado especificamente para empresas que buscam atender grandes objetivos de desempenho, ao mesmo tempo que possuem um forte desejo de se libertar de velhos padrões e limitações.

Por isso, a prioridade é se concentrar em ações e objetivos de negócios. Na maioria das vezes, a agenda tem um forte foco em melhorias nas práticas e processos de negócios. Apesar de ser considerado um desafio e uma jornada, os resultados são convertidos em novos produtos e serviços, assim como uma plena satisfação dos clientes e funcionários que fazem parte de todos os processos de negócio e tecnologia.

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