LGPD: além da compliance - Planus

LGPD: além da compliance

26/08/2019

LGPD: além da compliance

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi concebida para proteger os dados pessoais dos indivíduos e facilitar o intercâmbio de informações para empresas que operam no Brasil. Ela possui requisitos para coleta e processamento de dados para proteger as informações pessoais dos cidadãos. E esses requisitos devem ser cumpridos a partir do ano de 2020.

A próxima etapa da jornada após a fase de adequação com a LGPD tornará a conformidade com lei de proteção de dados parte integrante do negócio, mantendo sua empresa ágil, para usar dados pessoais em suas operações ou para as novas oportunidades de negócios que surgirem

Ao criar seu ambiente em conformidade com a LGPD, você poderá ir muito mais longe ao documentar sua cadeia de fornecimento de informações, impulsionando assim seus negócios.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados as empresas podem ir além

As informações pessoais são um ativo que pode criar muito mais valor para os clientes, e, portanto, as pessoas querem compartilhar seus dados com as organizações. A LGPD surge apenas para que as empresas possam gerenciar esses dados adequadamente.

A gestão segura de todos os dados pessoais que você deve possuir em sua organização em virtude da lei de proteção de dados, significa ter acesso a um recurso valioso. Isso abre oportunidades para ver como essas informações contribuem com valor para sua operação.

Dessa forma, a LGPD passa de ameaça a oportunidade, criando maneiras de criar novos negócios.

Indo além da conformidade para criar vantagem competitiva

Embora possa parecer, a LGPD não precisa ser uma dor de cabeça para sua organização.

O que parece ser o dia do juízo final pode realmente trazer uma mudança positiva em sua empresa e uma oportunidade de renovar suas estratégias e processos para melhor, dando a você uma vantagem competitiva no mercado.

De acordo com uma pesquisa da fornecedora de software Veritas, 92% dos profissionais de marketing acreditam que sua organização será beneficiada após ‘higiene’ de dados imposta pela nova legislação, e quase metade (45%) das empresas espera reduzir custos, aumentar receita ou participação de mercado com a melhor gestão de dados.

Esses drivers podem ajudar a facilitar o pensamento de deixar de lado os contatos e bancos de dados que você passou meses e anos construindo e organizando. Embora o desmantelamento de dados possa parecer contra intuitivo, se uma parte significativa desse banco de dados nunca responder, que valor isso realmente traz para você?

Na lei de proteção de dados, manter os dados para sempre “apenas ao caso” não é mais uma opção. As pessoas precisam entender como seus dados estão sendo processados ​​e por quanto tempo você pretende armazená-los.

Esses requisitos podem causar preocupação em termos de redução do seu público-alvo, mas você deve ficar com um conteúdo mais valioso no final.

Para se ter uma ideia, a grande maioria dos e-mails de marketing se perde no dilúvio de comunicações que os possíveis clientes recebem. Embora este não seja um problema específico da LGPD, a nova legislação verá você usando um banco de dados amplamente reduzido, independente do fundamento legal que sustenta o seu marketing ser consentimento ou interesse legítimo.

Também é possível colher mais benefícios a longo prazo ao ter uma visão de 360 ​​graus de todos os indivíduos que interagem com sua organização. Assim, o que começa como um exercício de redução de riscos para cumprir a LGPD, torna-se uma maneira de criar aplicativos e serviços geradores de receita para o negócio, enquanto aumenta a satisfação do cliente.

Uma oportunidade de negócio

Com uma visão completa de cada cliente, as organizações podem aumentar as receitas e reduzir o churn, identificando e gerenciando melhor as interações com os clientes e segmentando indivíduos com ofertas mais contextualizadas e personalizadas em vários canais.

Além disso, a satisfação do cliente pode ser aprimorada ao fornecer aos representantes do cliente todas as informações necessárias para responder a uma solicitação ou reclamação com precisão e rapidez.

Não há dúvidas de que uma nova legislação poderia fazer a equipe de TI entrar em parafuso. Mas desta vez, olhe para isso como uma oportunidade de ouro.

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