Nuvem híbrida é nova maneira de fazer a TI do futuro - Planus

Nuvem híbrida é nova maneira de fazer a TI do futuro

19/08/2019

Nuvem híbrida é nova maneira de fazer a TI do futuro

Como um caminho natural, a crescente onda da Transformação Digital continua atrair empresas de diferentes segmentos e tamanhos, com o objetivo de atrair novos negócios e clientes. Um grande desafio para uma parte das organizações, principalmente quando se trata de tecnologia.

Ao contrário do que acontece com as startups, em que seu nascimento já apresenta como característica principal serem nativas da computação em nuvem, muitas empresas já consolidadas no mercado não conseguem seguir esse caminho tão naturalmente.

A principal razão para essa longa jornada e dificuldade, consiste basicamente em sistemas legados complexos e requisitos regulatórios. São fatores que podem inviabilizar que algumas empresas migrarem tudo para serviços de nuvem pública, por exemplo.

A solução para esse desafio, tem sido fazer uma combinação de infraestrutura e ambientes através de nuvem híbrida, onde parte da estrutura fica alocada em nuvem pública e a outra parte em nuvem privada.

A Transformação Digital como um desafio para o futuro das empresas

A forma como as organizações têm passado pela Transformação Digital nem sempre é clara. A realidade mostra que para muitas empresas, não é possível ir direto para a nuvem, a menos que seja uma organização nativa nessa arquitetura.

Claro que não dá para dizer que empresas com sistemas legados não fizeram algum progresso com a nuvem, mas não é um caminho simples a ser feito.

Como dito anteriormente, as empresas podem tentar opções de nuvem pública ou privada em separado ou ainda, podem optar pela nuvem híbrida, caminho que tem sido mais assertivo para boa parte das organizações, aproveitando os recursos de computação de alto desempenho, ao mesmo tempo que fazem os ajustes necessários de acordo com a realidade do negócio.

A nuvem híbrida como opção

A nuvem híbrida está posicionada para responder a seguinte pergunta: qual modelo é melhor – nuvem pública ou privada? Adotar o modelo híbrido tem permitido que os usuários obtenham o melhor dos dois mundos.

O termo híbrido tem representado o sentido de criar algo mais, combinando dois elementos diferentes. No caso da nuvem, a premissa permanece a mesma, mas não há uma definição abrangente, significa coisas diferentes para negócios diferentes.

No entanto, a combinação certa, seja de hospedagem local ou aproveitando serviços em nuvem pública, será diferente para cada empresa.

Muitas das barreiras iniciais em torno da adoção da nuvem híbrida, como segurança e custos, foram abordadas e resolvidas. As empresas agora estão procurando obter o máximo de seus investimentos.

Mas, o que está no horizonte e como a adoção da nuvem irá ocorrer no futuro?

O que torna a nuvem híbrida a escolha certa para o futuro?

A nuvem híbrida pode ser usada de várias maneiras. É uma boa plataforma para criar confiança na nuvem, desenvolver um programa de transformação e executá-lo.

Na mesma linha, pode ser um modelo de implantação que deve ser usado para questões de conformidade, regulamentação, risco, latência ou soberania de dados. Independente da intenção, é o primeiro e potencialmente passo mais importante para qualquer organização para definir suas aspirações na nuvem.

Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo a realização de uma avaliação da arquitetura tecnológica da empresa, que determina o estado atual de uma organização e as etapas necessárias para iniciar a jornada. Só então uma empresa pode formular um programa de migração para a nuvem.

  • O ambiente híbrido não é apenas sobre a nuvem. A nuvem híbrida permite que as organizações executem e operem aplicativos legados. As soluções de nuvem híbrida ajudam as organizações a escolher estrategicamente a plataforma de nuvem apropriada e possibilita o melhor dos dois mundos.

 

  • Alto ROI e TCO mais baixo: o modelo de nuvem híbrida oferece uma opção de pagamento conforme o uso que permite que a organização seja escalonada e dimensionada facilmente de acordo com os requisitos. As empresas podem se concentrar em suas iniciativas de negócios, novos projetos e menor tempo de lançamento no mercado.

 

  • Problemas de segurança e conformidade na nuvem: a nuvem híbrida permite que as organizações atendam a vários requisitos regulamentares governamentais e corporativos, como armazenamento e transferência de dados compatíveis. Usando a nuvem híbrida, as organizações podem manter os dados confidenciais, críticos e relacionados ao cliente no local, enquanto o restante dos dados pode ser canalizado para a nuvem.

De olho no futuro

À medida que os fornecedores continuam a desenvolver seus serviços e as barreiras desaparecem, a adoção da nuvem híbrida só vai aumentar. Na verdade, o Gartner sugere que, até 2020, 90% das empresas adotem uma infraestrutura híbrida.

O futuro da nuvem híbrida provavelmente será focado em torno dos resultados. Para as organizações, isso significa medir efetivamente a realização de benefícios da nuvem híbrida e garantir que a empresa esteja no caminho certo em termos de custos e objetivos.

É aqui que o suporte do provedor de nuvem correto será crítico. Somente com o apoio do parceiro certo, as empresas podem otimizar seu investimento na nuvem e alcançar os resultados desejados de maneira eficaz, segura e em conformidade.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos. Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud. Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.