Aproveitando o máximo de benefício da Nuvem Híbrida - Planus

Aproveitando o máximo de benefício da Nuvem Híbrida

19/08/2019

Aproveitando o máximo de benefício da Nuvem Híbrida

A empresa global de pesquisa e consultoria Gartner projeta que, até 2022, os gastos de TI da empresa para ofertas baseadas em nuvem crescerão mais do que as ofertas de TI tradicionais.

Espera-se que a mudança de nuvem nos principais mercados de TI corporativos aumente para 28% até 2022, acima dos 19% em 2018. A última década testemunhou a adoção generalizada de aplicativos e serviços baseados em nuvem.

As organizações que não adotam uma estratégia em nuvem provavelmente ficarão atrás de seus concorrentes. Os relatórios também validam que, embora as tecnologias em nuvem estejam se tornando rapidamente opções comuns no mundo da TI, as soluções híbridas serão a chave para a sobrevivência no ambiente de negócios atual em constante mudança.

A questão que surge para esse novo cenário de tecnologia e negócios consiste basicamente em saber de que forma é possível aproveitar o máximo de benefícios da Nuvem Híbrida.

Os cinco grandes benefícios da nuvem híbrida usados para atingir metas de negócios

A nuvem híbrida oferece vários recursos importantes que podem beneficiar empresas de todas as formas e tamanhos. Esses recursos permitem que as empresas aproveitem a nuvem híbrida para ampliar suas infraestruturas de TI de maneiras que nunca puderam antes.

Com isso, a arquitetura híbrida tem aumentado a competitividade por meio da redução de custos, maior flexibilidade, elasticidade e ótima utilização de recursos. Abaixo estão algumas situações em que sua empresa pode aproveitar os benefícios da nuvem híbrida para aprimorar a capacidade de atingir metas de negócios.

  1. Redução de custos

A redução de custos é um dos maiores benefícios da nuvem. É também uma das principais razões para que gestores procurem os serviços na nuvem. Os custos incrementais da adição de capacidade no local são altos.

Além disso, a adição de recursos computacionais no local requer o investimento de despesas de capital para a compra de servidores adicionais, armazenamento, energia ou, às vezes, em casos extremos, a construção de data centers totalmente novos.

A nuvem híbrida permite que as organizações reduzam custos. A utilização de recursos de nuvem pode permitir que você elimine a necessidade de comprar esses recursos locais e, em vez disso, utilize serviços em nuvem pagos conforme o uso.

  1. Maior armazenamento e escalabilidade

A nuvem híbrida também oferece uma maneira muito econômica de expandir a capacidade de armazenamento das empresas. O armazenamento em nuvem tende a custar significativamente menos do que a quantidade equivalente de armazenamento no local.

Embora o armazenamento em nuvem normalmente não forneça o mesmo nível de desempenho que o armazenamento local, ele pode ser uma boa opção para backups, VMs replicadas e dados arquivados.

Além disso, aumentar a capacidade de armazenamento em nuvem é tão simples quanto pagar por um nível mais alto de serviço – não há despesas de capital ou requisitos de recursos locais.

  1. Maior disponibilidade e acessibilidade

Embora não ofereçam 100% de tempo de atividade, as nuvens públicas geralmente têm melhores taxas de disponibilidade do que a grande maioria das implementações locais de TI.

A nuvem possui redundância integrada e a capacidade de fornecer replicação geográfica de seus dados críticos. Além disso, tecnologias de virtualização e banco de dados permitem aproveitar a nuvem para melhorar a alta disponibilidade e a recuperação de desastres.

Por essa razão, a nuvem híbrida oferece conectividade quase onipresente, permitindo que organizações globais acessem serviços de nuvem a partir de praticamente qualquer local.

  1. Maior agilidade e flexibilidade

Um dos maiores benefícios da nuvem híbrida é a flexibilidade. A nuvem híbrida permite mover recursos e cargas de trabalho do local para a nuvem e vice-versa.

Para desenvolvimento e teste, a nuvem híbrida permite que os desenvolvedores criem facilmente VMs e aplicativos sem precisar da intervenção das operações de TI.

Você também pode aproveitar a nuvem híbrida com recursos de bursting de nuvem, em que é possível estender partes de seus aplicativos na nuvem para lidar com os requisitos de processamento de pico.

A nuvem também oferece uma variedade de serviços, como BI, analítica e IoT, que você pode adotar prontamente para novos projetos sem precisar construí-los por conta própria.

  1. Gestão de Risco

As empresas podem aproveitar a nuvem híbrida como o primeiro passo para mudar para um ambiente predominantemente na nuvem.

Uma solução híbrida fornece a oportunidade perfeita para as empresas testarem a capacidade de determinadas cargas de trabalho e provedores em um ambiente baseado em nuvem e as auxiliarem no planejamento de sua estratégia de nuvem.

Aproveitando os benefícios da Nuvem Híbrida para atingir metas de negócios

Como podemos ver, a computação em nuvem tem aumentado a competitividade por meio da redução de custos, maior flexibilidade, elasticidade e ótima utilização de recursos. Abaixo estão algumas situações em que sua empresa pode aproveitar os benefícios da nuvem híbrida para aprimorar a capacidade de atingir metas de negócios.

Análise de Big Data

Um dos aspectos oferecidos pelo aproveitamento da computação em nuvem é a capacidade de explorar grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados para aproveitar os benefícios de extrair valor comercial.

Os varejistas e fornecedores estão agora extraindo informações derivadas dos padrões de compra dos consumidores para direcionar suas campanhas de publicidade e marketing para um segmento específico da população.

Armazenamento de arquivos

A nuvem pode oferecer a você a possibilidade de armazenar seus arquivos e acessá-los, armazená-los e recuperá-los a partir de qualquer interface habilitada pela web.

As interfaces de serviços da Web geralmente são simples. A qualquer hora e local você tem alta disponibilidade, velocidade, escalabilidade e segurança para o seu ambiente.

Recuperação de desastre

Esse é mais um benefício derivado do uso da nuvem com base na relação custo-benefício de uma solução de recuperação de desastres (DR) que proporciona uma recuperação mais rápida de uma malha de diferentes locais físicos a um custo muito menor que o local de DR tradicional com ativos fixos procedimentos e um custo muito mais elevado.

Participação na atual Transformação Digital

Em muitas organizações, a velocidade de lançamento no mercado é um diferencial importante, principalmente para as empresas que buscam fazer parte da Transformação Digital.

Na era digital, a capacidade de criar rapidamente ambientes para testar, prototipar e lançar novos produtos é altamente desejável. Para organizações com uma infraestrutura de TI que esteja trabalhando perto ou perto da capacidade, a criação de novos ambientes pode se tornar um desafio e, potencialmente, prejudicar a empresa.

Embora a lista dos benefícios e uso da nuvem híbrida possa se estender e ir além do que já mostramos, ela certamente incentivará o uso da nuvem ao comparar-se com alternativas mais tradicionais para aumentar a flexibilidade da infraestrutura de TI e alavancar o uso de outras tecnologias, a exemplo do Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e a computação móvel.

Na sua opinião, quais são os maiores desafios enfrentados durante a adoção da nuvem híbrida?

Para ajudar responder a essa pergunta, os especialistas da Planus estão a sua disposição. Entre em contato agora mesmo conosco e vamos juntos elaborar o melhor projeto de migração.

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos. Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud. Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.