Data Center Transformation: um novo contexto de economia e transformação digital - Planus

Data Center Transformation: um novo contexto de economia e transformação digital

13/08/2019

Data Center Transformation: um novo contexto de economia e transformação digital

No mundo atual, altamente conectado e digital, há uma pressão cada vez maior sobre as empresas para atender aos novos requisitos dos clientes, impulsionar a inovação e aumentar a eficiência operacional.

Como resultado, os líderes de TI estão sob crescente pressão para adotar e acelerar os planos para fazerem parte, de forma eficiente e duradoura, da Transformação e Economia Digital.

Para aqueles que conseguem acompanhar o ritmo, espera-se que as recompensas sejam enormes. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo recente feito pelo IDC e Microsoft, espera-se que até 2021 a Transformação Digital contribua com mais de US$ 1 trilhão para o PIB da Ásia.

Com a transformação na mente da maioria dos líderes de TI, muitos estão se perguntando por onde começar em suas jornadas de modernização.

A resposta consiste em começar pelo nível fundamental: através da infraestrutura tecnológica que está no centro de toda a economia digital.

Para que as empresas de hoje possam realmente fazer parte de uma economia digital, elas precisam de uma infraestrutura de dados ágil, proteção de dados moderna e operações inteligentes, que são possíveis com a modernização do data center.

Respostas Ágeis requerem infraestrutura ágil

Os consumidores de hoje estão acostumados com soluções on-demand baseadas em nuvem, sempre disponíveis e altamente personalizadas.

Oferecer demandas corporativas para o envolvimento do cliente em tempo real requer uma abordagem completa ao gerenciamento de dados que aproveita sua estrutura de armazenamento para fornecer desempenho de baixa latência, mesmo com os níveis de dados crescendo exponencialmente.

A modernização do data center começa com uma base sólida para a entrega consistente de dados em alta velocidade, com suporte para diversos requisitos de carga de trabalho e integração de várias nuvens.

Para arquitetos e engenheiros de armazenamento que projetam ambientes de aplicativos de alto desempenho, uma estrutura adequada e confiável pode oferecer desempenho significativo, tempo de resposta e benefícios operacionais.

Proteção de dados para uma economia digital

Como a quantidade de dados coletados pelas organizações continua aumentando, também aumentam as pressões para manter esses dados seguros.

A modernização do data center permite que as empresas reduzam as despesas operacionais, eliminem ineficiências e detectem comportamentos que possam contribuir para os riscos, garantindo disponibilidade contínua e aderência aos objetivos de conformidade.

Esses riscos se aplicam a empresas de todos os tamanhos e em todos os setores. De grandes instituições financeiras a pequenos negócios: os desafios que enfrentam são os mesmos.

Com isso, as empresas precisam eliminar os processos manuais que os impedem de captar novas oportunidades e expô-las a riscos. Elas também precisam de uma infraestrutura que lhes permita aumentar a capacidade como e quando necessário, sem ter que adotar manualmente servidores extras ou ter pessoas no local para implementar.

Transformação Digital em um cenário de migração de data center

À medida que as operações do data center se tornam mais complexas, as eficiências operacionais podem se deteriorar e os riscos de inatividade ou perda de dados aumentam.

Para garantir o maior retorno sobre os investimentos em data centers e acelerar os resultados estratégicos voltados aos cenários da Transformação e Economia Digital, as empresas precisam aprimorar sua infraestrutura para aumentar a eficiência operacional e acelerar as iniciativas.

A transformação do data center, para um contexto voltado a economia e transformação digital, ocorre com planejamento e a execução de passos estratégicos que reduzem o risco para os negócios.

De fato, a operação de migração é um exercício de mitigação de risco. Investir o tempo e o dinheiro necessários para o planejamento, execução e testes para proteger o negócio é definitivamente o melhor investimento a ser feito. A questão é: como você protege melhor o negócio do seu cliente em uma transição de data center?

As etapas descritas abaixo, que provaram ser bem-sucedidas em planos de migração de data center, concentram-se em manter os aplicativos em funcionamento durante todo o projeto, impactando minimamente as operações comerciais e a satisfação dos clientes.

  1. First things do first

O primeiro passo é identificar os On-Prem Footprints do cliente (VM’s, Network, Apps etc.).

  1. É hora de mapear!

Mapeiam-se então as dependências e são identificados os tipos de rede do cliente.

  1. Stairway to the clouds

Nesta fase são recomendados os melhores caminhos para a carga de trabalho e modelo de custo.

  1. Nuvem para que te quero

Determina-se o melhor modelo de Cloud Computing para o projeto.

  1. IaaS, PaaS ou SaaS

Enfim providencia-se uma estratégia de migração ideal para colocar o plano em prática.

O maior erro que as pessoas cometem ao planejar uma migração de data center é estabelecer cronogramas e orçamentos de movimentação antes de coletar as informações sobre o que realmente está no data center em relação sua arquitetura ideal.

O Data Center Transformation é uma jornada que deve seguir o fluxo de análise do que migrar, quando migrar, como migrar, mapeando e entendendo os melhores caminhos a serem seguidos, de acordo com cada carga de trabalho e integrando as soluções baseadas nas necessidades do negócio, seja com soluções on premise, híbridas ou 100% em nuvem.

Migrações bem-sucedidas sempre têm um plano altamente orquestrado executado por pessoas com experiência em migração de data center. Ao final, é possível determinar o melhor modelo de migração e o caminho a ser seguido. Sem uma estratégia bem definida, os desafios que surgem tornam-se ainda mais difíceis de superar.

Na sua opinião: a Transformação Digital e iniciativas voltadas à Economia Digital devem começar através do data center?

Sobre a Planus Cloud, Networking & Services

A Planus Cloud, Networking & Services é a unidade especializada em serviços e soluções da Planus Tecnologia, reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia do Brasil, presente no mercado há 31 anos. Com um perfil consultivo e forte embasamento para orientar os seus clientes sobre o melhor horizonte a seguir, a Planus Cloud, Networking & Services tem como um dos grandes diferenciais a capacidade de atender as necessidades específicas de cada um deles, seja no modelo tradicional On Premise, no modelo Híbrido ou Cloud. Atua em projetos de ponta a ponta, o que inclui Disaster Recovery, Backup as a Service, alta disponibilidade, soluções de Cloud Services, Networking, Telefonia as a Service, Management Services, Suporte e Manutenção de Hardware, Software e rede, Serviços de gestão de service desk, até toda a estratégia e implantação de projetos.

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.