IoT auxilia na automação e inteligência do negócio - Planus

IoT auxilia na automação e inteligência do negócio

26/06/2019

IoT auxilia na automação e inteligência do negócio

O mundo da tecnologia e dos negócios tem testemunhado o crescimento da Internet das Coisas (IoT) nos últimos anos, e ela tem sido um divisor de águas para muitos setores. Apoiada por recursos como a automação, a IoT estabeleceu novos padrões de desempenho de negócios, inovação e aceitação do usuário.

Para você ter uma ideia, na fábrica da Schneider Electric na Indonésia, vários sensores estão sendo usados ​​para transmitir dados sobre a saúde dos equipamentos de fabricação para os operadores das fábricas e os resultados foram impressionantes.

Graças ao uso da IoT, a empresa como a francesa Schneider tem conseguido reduzir substancialmente o desperdício de material. Exemplos como esses são abundantes em todo o mundo, porém, apenas nos últimos anos as organizações estão começando a perceber os benefícios da IoT integrado a sistemas de automação e aplicada a inteligência do negócio.

Portanto, empresas com visão de futuro estão integrando aplicativos apoiados pela IoT que podem refinar o desempenho geral dos negócios.

Será que sua empresa pode se beneficiar com o uso da IoT?

Por que as empresas estão usando tecnologias habilitadas para IoT?

De acordo com os estudos apresentados pelo centro de pesquisa Statista, estima-se que em 2019 existam 26,66 bilhões de dispositivos de IoT ativos em todo mundo. Além disso, pontes, edifícios, pavimentos, eletrodomésticos, veículos inteligentes e wearables habilitados por sensores já estão no mercado.

Como um forte participante do mercado, você certamente quer saber como investir em IoT pode beneficiar sua organização, não é verdade?

Basicamente, a IoT consiste em uma rede de dispositivos conectados pela Internet. Ela é capaz de compartilhar dados e mostrar que todos os utilitários e dispositivos permanecem conectados uns aos outros.

Os usuários e empresas podem desfrutar dessa comunicação constante obtendo benefícios incríveis com essa tecnologia avançada.

Aplicativos IoT que você pode integrar a inteligência do seu negócio

Aqui estão alguns aplicativos de IoT que você pode considerar a integrar ao seu negócio através de processos automatizados:

IoT na cadeia de suprimentos

O sucesso de uma empresa depende, em grande parte, de uma cadeia de suprimentos eficiente. Você pode obter a cadeia de suprimentos otimizada usando a IoT.

Especialistas estão trabalhando em tecnologias que permitirão às empresas instalar sensores em mercadorias que estão sendo enviadas. Isso ajudará você a conhecer as condições dos produtos e a interceptar qualquer produto amassado antes de chegar aos clientes ou à prateleira.

IoT aplicado ao mercado de seguros

As companhias de seguros podem beneficiar imensamente da IoT. Os clientes que fazem escolhas seguras são recompensados ​​pelos provedores de seguros na maioria dos casos.

O provedor de seguros pode por exemplo, reduzir as taxas no caso de um cliente não apresentar uma reclamação. A integração de aplicativos e tecnologias da IoT agilizará esse processo de maneira substancial.

Este conceito é aplicável ao setor de seguros de automóveis, bem como seguro de imóveis. Você também pode usar a programação IoT para conectar vários dispositivos em uma rede. Os proprietários podem agora instalar sistemas de segurança, fechaduras e outros recursos por meio da automação.

Por fim, as empresas de seguros podem ver todos os dados relevantes por meio do sistema de gerenciamento de dispositivos IoT. Isso reduzirá os prêmios de maneira substancial. As seguradoras de renome já estão colaborando com os desenvolvedores de IoT para criar esses aplicativos.

O desenvolvimento do seu negócio passa pela IoT

A IoT já deixou sua marca evidente em quase todos os campos relacionados à tecnologia. Com a sua evolução, é provável que as tendências emergentes tenham um efeito substancial nas vidas pessoais e em todos os segmentos do mercado.

Para as empresas, a IoT pode tornar as operações mais fáceis e eficientes. Considerando o potencial que a IoT oferece às empresas, é fundamental investir na tecnologia.

Segundo especialistas, as soluções baseadas em IoT trarão diversos produtos sofisticados nos próximos anos. Embora as casas inteligentes tenham sido traduzidas em realidade, outras oportunidades continuam sendo um recurso comercial. Dados de dispositivos IoT podem ser usados ​​para explorar os hábitos dos clientes e transformá-los em novos produtos e serviços.

De que forma a IoT e a automação deverá estar integrada em seu negócio?

Se responder a essa pergunta ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Eles estão prontos para tirar suas dúvidas e ajudar no seu projeto de implantação IoT integrada a automação de processos.

Há 30 anos se transformando através da Tecnologia, a Planus integra soluções de TI para entregar soluções de negócios, se destacando pelo abrangente modelo de negócios na oferta de Infraestrutura com capacidade para atender das mais simples às mais complexas soluções, das soluções “On Premises” às soluções “As a Service”,  da TI Híbrida a Cloud”, do atendimento às empresas SMB até as maiores do país.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.