Soluções completas para continuidade de negócios e recuperação de desastres - Planus

Soluções completas para continuidade de negócios e recuperação de desastres

11/06/2019

Soluções completas para continuidade de negócios e recuperação de desastres

Garantir uma recuperação completa de todo o ambiente, retornado as operações rapidamente através de soluções completas para continuidade de negócios e recuperação de desastres se tornou fundamental para as empresas que fazem parte da atual Transformação Digital e que usam o ambiente online para a realização de grandes negócios.

Continuidade de negócios (Business Continuity) e recuperação de desastres (Disaster Recovery) são práticas diretamente relacionadas e que dão suporte a capacidade de uma organização a permanecer operacional após um evento adverso.

Isso reflete diretamente no objetivo principal das ações de continuidade de negócios e recuperação de desastres, que consiste em reduzir riscos e fazer com que uma organização seja executada o mais próximo possível do normal após uma inesperada interrupção.

À medida que as ameaças aumentam a tolerância ao tempo de inatividade diminui

À medida que as ameaças, a exemplo de ataques cibernéticos e desastres naturais, aumentam e a tolerância ao tempo de inatividade diminui, soluções para a continuidade dos negócios e a recuperação de desastres ganham importância.

Ao fazer um comparativo entre as soluções, temos a continuidade de negócios como mais proativa e geralmente se refere aos processos e procedimentos que uma organização deve implementar para garantir que as funções críticas ao negócio possam continuar em um período de desastre. Isso envolve basicamente um planejamento mais abrangente voltado para desafios de longo prazo para o sucesso de uma organização.

No caso da recuperação de desastres, ela é mais reativa e compreende etapas específicas que uma organização deve adotar para retomar as operações após um incidente. As ações de recuperação de desastre ocorrem normalmente após o incidente, e os tempos de resposta podem variar de alguns segundos até dias.

A capacidade das soluções para continuidade dos negócios e recuperação de desastres definem o futuro de sua empresa

Dada a tendência humana de olhar na maior parte das vezes para o lado positivo, muitos executivos empresariais tendem a ignorar a recuperação de desastres e a continuidade de negócios porque o incidente ao ponto de tirar uma empresa “do ar” parece algo improvável.

Planejamento de continuidade de negócios deve ser uma abordagem mais abrangente e considerada estratégica de forma a garantir que você possa continuar realizando negócios, expandindo sua empresa e ganhando dinheiro.

Desta forma, podemos destacar pelo menos duas capacidades principais nas soluções para continuidade de negócios e recuperação de desastres:

  1. Continuidade de negócios preventiva

Garantir a continuidade dos negócios de forma preventiva, otimizando a infraestrutura de TI e protegendo seus sistemas, aplicativos e dados deve ser a principal capacidade de uma solução voltada a continuidade de negócios.

Desta forma, a solução completa para continuidade de negócios e recuperação de desastres ajuda a remover a complexidade e o custo de seu ambiente existente e fornece visibilidade completa em todo o seu ambiente de TI.

Ela otimiza e protege automaticamente seus sistemas para evitar problemas proativamente antes que os incidentes aconteçam. É fundamental neste processo de proteção que a solução possa reduzir custos de armazenamento de backup e ajudar a identificar e recuperar recursos subutilizados.

  1. Replicação de dados

Esse é capacidade fundamental em uma solução completa de continuidade de negócios e recuperação de desastres. Obter maior proteção e disponibilidade de dados replicando seus backups para ambientes locais, locais, remotos e na nuvem para proteger contra falhas de armazenamento, perda de dados, malware e ataques de ransomware.

Convergir uma solução de recuperação de desastres e estratégias de continuidade de negócios, reduzindo o risco de interrupção de negócios é fundamental. Com o uso de replicação de dados fazendo parte de uma solução de backup baseada em imagem inclui replicação segura, oferecendo recursos como desduplicação, replicação e criptografia, tudo em uma única solução.

O ponto crítico em uma solução completa para continuidade de negócios e recuperação de desastres é que nenhum elemento pode ser ignorado. Os planos físicos, de TI e de recursos humanos não podem ser desenvolvidos isoladamente uns dos outros.

Na sua essência, recuperação de desastres e estratégias de continuidade é sobre comunicação constante. Os líderes de negócios e de TI devem trabalhar juntos para determinar que tipo de plano é necessário e quais sistemas e unidades de negócios são mais cruciais para a empresa.

Juntos, eles devem decidir quais pessoas são responsáveis ​​por declarar um incidente e mitigar seus efeitos. O plano deve estabelecer ainda um processo de localização e comunicação com os funcionários após esse evento considerado catastrófico.

Seu negócio está pronto para uma catástrofe?

Se responder a essa pergunta é um desafio para você, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Planus. Eles estão prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar na escolha da melhor solução para continuidade de negócios e recuperação de desastres do seu negócio. Garanta agora mesmo a alta disponibilidade de sua organização.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.