Data Center transformation: Alinhamento da organização de TI através de metas de negócios – Planus

Data Center transformation: Alinhamento da organização de TI através de metas de negócios

22/05/2019

Data Center transformation: Alinhamento da organização de TI através de metas de negócios

Seu data center está acompanhando as tendências atuais de mercado? Perguntas como essa devem ser feitas de forma frequente em todas as empresas que adotaram o meio digital como principal ambiente para a realização de negócios.

Principalmente no mundo competitivo e dinâmico de hoje, onde as empresas e seus gestores esperam muito mais dos investimentos que foram realizados em data centers.

O ecossistema de data center deve não apenas oferecer suporte ao alinhamento de TI e negócios, mas também fornece a capacidade de apresentar soluções de última geração, com uma infraestrutura virtualizada através da computação em nuvem e com serviços avançados de segurança que possam consolidar toda essa mudança em função da economia digital atual.

Desta forma, as empresas buscam construir uma infraestrutura de data center que integre soluções de última geração em sua arquitetura atual, permitindo que elas gerem velocidade, agilidade e inovação. Além disso, elas conseguem ampliar sua capacidade e eficiência sob uma demanda que garanta a segurança e conformidade necessária para o negócio.

O tempo não está do seu lado

O ritmo de mudança no mercado está acelerado e, se sua organização ainda funciona em um data center legado, isso significa que seus sistemas antigos também estão ficando para trás mais rapidamente.

A verdade é que uma infraestrutura de data center atrasada simplesmente não pode ajudá-lo a competir em um mercado flexível e adaptável que está fazendo negócios de novas maneiras, cada vez mais conectada e mobile.

E como você tem acompanhado, o mercado ao seu redor está passando por uma transformação digital que consome e aplica a tecnologia, e se sua empresa não acompanhar esse ritmo de mudança como ela vai alcançar suas metas de negócios?

A transformação de um data center começa a partir de um sólido plano de negócios

Não há como pular o passo fundamental na modernização de um data center, estabelecer metas e objetivos concretos é absolutamente imperativo, e aplicado para qualquer empresa que busca um crescimento sustentável.

Atualmente, os arquitetos de datacenter projetam infraestruturas com mais flexibilidade e recursos dinâmicos, empregando tecnologias como servidores virtualizados como parte do processo contínuo de transformar o data center uma arquitetura voltada para computação em nuvem.

Neste sentido, a modernização do data center ou na forma como chamamos aqui na Planus de Data Center Transformation, começa com a definição de um plano de transformação de negócios que os arquitetos de tecnologia usarão para desenvolver uma estratégia com o uso de nuvens variadas para dar suporte às necessidades de negócios com recursos mais rápidos e dinâmicos.

Cada ambiente de data center vem com seu próprio conjunto exclusivo de demandas. Porém, os requisitos de modernização quase sempre incluem essas tecnologias essenciais:

  • Nuvem

A computação em nuvem é a arquitetura fundamental para o data center de próxima geração, e todas as infraestruturas de data center se tornarão infraestruturas de computação em nuvem.

A alocação de cargas de trabalho entre a nuvem pública e privada, por exemplo, fornece às empresas enorme eficiência e flexibilidade. Arquiteturas com várias nuvens exigirão um recurso de gerenciamento de nuvem uniforme, para que os arquitetos de TI possam definir o conjunto ideal de nuvens para suas necessidades de negócios.

  • Automação

Configurar tarefas para serem executadas sem intervenção humana pode economizar tempo e custos significativamente. A automação nos processos e fluxos de trabalho do data center, que podem então ser orquestrados para execução automática, produz uma série de benefícios, desde maior consistência e confiabilidade até processos simplificados e custos reduzidos de TI.

  • Contêineres

Essas unidades padrão de software, nas quais o código e as dependências são pré-empacotados, permitem que os aplicativos sejam executados de maneira mais rápida e confiável em todos os ambientes de computação.

Os aplicativos baseados em contêineres são infinitamente mais fáceis de implantar, independentemente de o ambiente de destino ser nuvem pública, data center local ou outro destino.

  • Rede e armazenamento

Uma estrutura de rede e armazenamento permite que as empresas implantem uma infraestrutura de comunicação e compartilhamento de dados de maneira rápida e fácil em qualquer lugar que desejarem.

Se você está buscando crescimento, seja através de uma estratégia de aquisição ou nuvem, a implementação de uma infraestrutura de TI eficiente permite conceder a uma empresa acesso imediato aos seus aplicativos e recursos por meio de uma rede ágil e sempre disponível nas operações da empresa.

Além disso, o armazenamento feito na nuvem permite maior flexibilidade e escalabilidade acelerada. De forma semelhante a rede, a implantação de uma infraestrutura tecnológica de ponta reduz o risco de ficar para trás com o uso de hardware tradicional no data center.

Com toda essa estrutura, tendo como base o conceito de Data Center Transformation, você e sua empresa está livre para se concentrar em questões de negócios que não sejam de TI à medida que aumenta a eficiência, reduz os custos operacionais e reforça a segurança.

Hora de agir, antes do tempo acabar

A modernização do data center não é mais opcional, na verdade, está se tornando uma questão de sobrevivência. Não é tarde demais para desenvolver seu plano de modernização de data center, estabelecendo os pilares de uma infraestrutura necessária, baseada em nuvem, visando atender às expectativas dos clientes de hoje e escalar para os requisitos de amanhã.

O melhor de tudo é que você não precisa ir sozinho: para obter mais informações sobre como começar uma estratégia inteligente de Data Center Transformation, entre em contato com os especialistas da Planus.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.