Manufatura Digital:  O caminho para a produção inteligente – Planus

Manufatura Digital:  O caminho para a produção inteligente

7/05/2019

Manufatura Digital:  O caminho para a produção inteligente

A Manufatura Digital é um conceito que está ganhando força no setor industrial e consiste basicamente em uma abordagem de produção baseada em tecnologia de ponta que auxilia todos os setores dentro do ciclo produtivo a tomar melhores decisões de negócio em cada etapa da produção.

Uma definição mais significativa seria: o uso de infraestrutura e soluções de TI para projetar produtos, direcionar o processo de fabricação, planejamento e gerenciamento de atividades e coordenação da cadeia de fornecimento.

Um objetivo importante da Manufatura Digital é melhorar a eficiência e segurança do processo produtivo, respondendo às mudanças nas demandas dos clientes de maneira mais ágil e eficiente.

A Manufatura Digital potencializa o processo produtivo

A natureza amplamente conectiva da Manufatura Digital é fundamental para alcançar todos os seus benefícios.

Para se ter uma ideia, um determinado produto, os processos para sua fabricação, bem como seu uso e características, podem ser desenvolvidos e simulados no ambiente digital antes que a primeira peça de material seja comprada.

Na prática, isso economiza tempo e dinheiro consideráveis ​​no desenvolvimento de novos produtos e resulta também em produtos de maior qualidade e custos reduzidos. Em outras palavras, um fabricante pode projetar totalmente um produto e planejar todo o processo de fabricação digitalmente, incluindo ferramentas e instruções de máquina.

Portanto, a Manufatura Digital ajuda a melhorar o desenvolvimento e a produtividade do ciclo produtivo. Ela permite, por exemplo, o compartilhamento de dados em toda a empresa durante todo o ciclo de vida do produto.

A Manufatura Digital também resulta na redução de riscos

Talvez você não saiba, mas a Manufatura Digital já existe há algum tempo, mas está ganhando terreno à medida que a adoção de práticas de prototipagem virtual cresce e as empresas buscam reduzir riscos, custos e ganhar eficiência nas operações de chão de fábrica.

O jogo aqui não consiste basicamente sobre o impacto do custo da produção, mas também sobre inovar em um nível muito mais alto do que antes, reduzindo riscos e garantindo a segurança de todo o processo produtivo.

Vale destacar também que, com as soluções de Manufatura Digital, as empresas podem além de planejar e simular os processos de produção, também definem os layouts da fábrica antes de construir a instalação física real e fazer um investimento significativo em equipamentos.

O uso de recursos tecnológicos avançados, a exemplo da solução Planus Cisco Kinetic, ajuda a simplificar uma ampla variedade de processos altamente complexos – desde o planejamento do layout ideal do chão de fábrica, incluindo a ergonomia adequada, até a definição de recursos de TI, produção, simulação de fluxo de fábrica e programação de robôs industriais.

O custo de cometer erros ou acidentes em um ciclo de produção sem uso da Manufatura Digital é 100% maior do que encontrá-los de forma antecipada utilizando tecnologia de ponta, como é visto na neste novo paradigma de produção industrial.

O caminho para a produção inteligente

Os benefícios da Manufatura Digital surgem como um potencial fator de mudança para o setor industrial em todo mundo. Com o ritmo de inovação acelerando em razão da forte Transformação Digital atual, os fabricantes não podem pagar pelo lançamento de produtos fracassados ou que os fazem perder uma janela de entrega ou oportunidade mercado.

Mas a digitalização tem um preço. Para aproveitar ao máximo, as empresas precisam investir em novos modelos operacionais, treinamento e equipamentos. Mas será que vale a pena? Aqui estão cinco importantes benefícios da Manufatura Digital:

 

  1. Aumento da eficiência nas operações de fábrica com uso de tecnologias digitais.
  2. Constante processo de inovação em todo o ciclo produtivo.
  3. Conhecimento técnico criado de forma colaborativa e compartilhada.
  4. Melhora a visibilidade e reduz os custos.
  5. Reduz o tempo de inatividade, aumenta a produtividade e mantém a conformidade industrial.

 

Além de todos esses benefícios que resultam em processos que otimizam os investimentos, a Manufatura Digital unifica os processos de análise de risco e segurança industrial, preocupações crescentes nas operações de grandes fábricas atualmente.

Fabricantes com visão de futuro estão enfrentando os desafios da Indústria 4.0 com uso da Manufatura Digital. Uma estratégia de negócios que aproveita a tecnologia e a produção inteligente para reunir dados operacionais e de negócios para maior visibilidade, produtividade, controle e satisfação do cliente.

Em parceria com a Cisco, a Planus é a base digital que sua empresa precisa para aproveitar as oportunidades atuais e futuras no setor industrial. Para nós, a Manufatura Digital é um ponto-chave de integração entre o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos e o chão de fábrica, permitindo o aumento estratégico da eficiência e produtividade das empresas.

Entre em contato com a Planus e compartilhe suas opiniões e dúvidas com os nossos especialistas, eles estão prontos para responder às suas perguntas e trocar uma ideia que pode ajudar no desenvolvimento de sua indústria e impactar positivamente na satisfação dos seus clientes.

RELATED POST

RELATED POST
15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

15/09/2020

A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa

A segurança de dados é altamente relevante entre as empresas, especialmente no [more]

9/09/2020

Quais os novos modelos de negócios a indústria 4.0 trará para as empresas

Não são apenas a tecnologia e os processos que a Indústria 4.0 [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.