O estudo realizado pela Nemertes Research Group Inc. chamado “Unified Communications and Collaboration: 2018-19 Research Study” teve como base dados coletados de mais de 600 empresas na América do Norte, Europa Ocidental e Sudeste Asiático.
O resultado dessa pesquisa mostrou que 29% das empresas já utilizam o serviço de telefonia em nuvem, que são plataformas baseadas em nuvem para comunicação e colaboração, e abrange não apenas os serviços em tempo real, mas também aplicativos como compartilhamento de arquivos, e-mail e calendários.
Do total pesquisado, aproximadamente 14% são empresas de menor porte que estão usando a “telefonia na nuvem”, enquanto o restante 86%, são representadas por empresas maiores que geralmente usam plataformas de Cloud Call personalizadas e vendidas com base em assinatura.
Além de demonstrar o crescimento do uso do Cloud Call, podemos perceber como essa tecnologia representa uma crescente evolução dos meios de comunicação e colaboração.
Em resumo, a telefonia na nuvem ou telefonia como serviço consiste em uma plataforma que integra aplicativos de comunicação em vários modos – voz, dados e vídeo – oferecendo uma experiência consistente ao usuário final em várias redes.
Embora isso descreva os recursos técnicos do Cloud Call, seu valor comercial é muito maior e está permitindo a colaboração, melhorando a produtividade pessoal e simplificando os processos de negócios.
Vale destacar, que enquanto a telefonia é uma tecnologia estática, o Cloud Call é fluido e representa uma transformação dos conhecidos meios de comunicação, a exemplo do antigo PABX e VoIP.
Como tal, podemos entender que as empresas devem abandonar o pensamento tradicional de telecomunicações e ver a telefonia na nuvem como um novo modelo para suportar todos os modos de comunicação.
A comunicação unificada, que representa o conceito do Cloud Call, surgiu a partir das características e limitações da tecnologia legada. Antes do VoIP, por exemplo, os sistemas telefônicos funcionavam de forma independente, passando por uma rede de voz dedicada.
Usando a tecnologia de comutação de pacotes, o VoIP permitia que a voz fosse executada na LAN, compartilhando uma conexão comum com outros aplicativos de comunicação.
Pela primeira vez, a telefonia pode ser integrada a outros modos, e isso deu origem ao conceito de mensagens unificadas. Essa evolução foi vista como um grande passo à frente, ao se criar uma caixa de entrada comum na qual os funcionários pudessem monitorar todos os modos de comunicação.
A evolução do Cloud Call levou esse desenvolvimento a permitir que os funcionários trabalhassem com todos nos diferentes modos de comunicação disponíveis em tempo real.
Em vez de apenas recuperar mensagens em um só lugar, os funcionários podem usar a tecnologia de comunicação unificada para conversar com outras pessoas instantaneamente, compartilhar informações e gerenciar fluxos de trabalho – tudo em uma única tela.
Independentemente de quantas aplicações um serviço de Cloud Call suporta, o valor estratégico do serviço é permitir que os funcionários possam trabalhar em diferentes modos, de vários locais e com muitos tipos de dispositivos.
O alcance do Cloud Call, como vimos, nos leva a comunicação e colaboração, fundamental neste momento de transformação digital e forte economia através dos meios digitais.
A maioria das formas de comunicação cotidiana é individual, e a telefonia como serviço torna isso mais fácil, fornecendo uma interface comum para que os usuários não precisem alternar entre os aplicativos para usar vários modos de comunicação.
A colaboração leva essa comunicação para outro nível quando as equipes estão envolvidas.
Um dos motivos que reduzem a produtividade de um grupo de trabalho, por exemplo, tem sido a dificuldade de organizar e gerenciar reuniões. O Cloud Call remove as barreiras e torna o processo de colaboração mais fácil e eficaz.
Outro ponto importante no desenvolvimento da telefonia na nuvem, é a rápida evolução e a integração dos serviços, incluindo alguns exemplos como:
O que podemos ver, é que a adoção do Cloud Call vai continuar a crescer nos próximos anos à medida que as empresas percebem cada vez mais o valor e a taxa de disponibilidade de novos recursos no modelo de nuvem.
Desta forma, os líderes de TI devem avaliar o que é oferecido no mercado de telefonia como serviço, concentrando-se em analisar a capacidade dos fornecedores de oferecer custos previsíveis, integrar uma variedade de funções de colaboração e comunicação e permitir a rápida adoção de recursos emergentes.
Visite o site da Planus para saber mais sobre como sua organização pode aproveitar o Cloud Call para o aumento de produtividade de sua equipe e no crescimento da empresa em um ambiente cada vez mais digital.
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