Tendência Analítica – um mundo cada vez mais pautado em métricas claras e resultados - Planus

Tendência Analítica – um mundo cada vez mais pautado em métricas claras e resultados

11/04/2019

Tendência Analítica – um mundo cada vez mais pautado em métricas claras e resultados

As empresas estão cada vez mais dependentes dos dados armazenados nos mais diversos sistemas de TI para obter informações sobre como se conectar melhor com os clientes, impulsionar a inovação e melhorar a eficiência de seus negócios.

Como já podemos acompanhar nos últimos anos, inovações tecnológicas como nuvem, dispositivos móveis e a Internet das Coisas estão criando enormes quantidades de dados estruturados e não estruturados, mas muitas organizações estão bloqueadas por grandes blocos de dados.

A criação de uma empresa orientada por dados depende do desenvolvimento de competências analíticas que podem converter dados em informações valiosas para impulsionar a tomada de decisões em tempo real.

Um mundo pautado em métricas e resultados

“Os dados são o novo petróleo”, é o que diz o Dr. Heiner Genzken, executivo da Intel. “Por si só, os dados são inúteis. O que você faz com os dados é o que os torna interessantes”. Usando a análise avançada de dados, as empresas estão começando a entender todo o seu o potencial para os negócios.

Tudo o que é possível será disponibilizado através do poder computacional que temos hoje. A verdade, é que Transformação Digital orientada por dados está mudando a maneira como as organizações fazem negócios, através de ferramentas analíticas e inteligência artificial elas têm impulsionado a inovação em todos os setores.

Para se ter uma ideia, o IDC, instituto de pesquisa de inteligência de mercado, prevê que, até 2020, 40% do novo investimento líquido das empresas será em análises preditivas e prescritivas. Porém, para muitas organizações, essa perspectiva está um pouco distante de suas realidades.

Uma realidade para poucas empresas

A extração e compreensão dos dados é essencial antes de qualquer salto para a inovação das empresas. Olhar para três áreas, pessoas, ferramentas e infraestrutura, deve ser feito de forma inteligente e estratégica, já que todas as partes estão relacionadas.

Para extrair valor dos dados, as três áreas precisam estar em convergência. As ideias sobre o que fazer com os dados vêm das pessoas e as ferramentas analíticas que podem ajudar a concretizar as ideias.

Diante desta realidade, as empresas precisam escolher as ferramentas certas para implementar mudanças e transformações. Para isso, a infraestrutura de tecnologia será fundamental para algo que deve se tornar crítico para as organizações: o poder de decisão baseado em dados e métricas claras e resultados.

Análise de dados para o desenvolvimento das empresas

À medida que as plataformas analíticas e de BI se tornam mais fáceis de usar, os dados se tornam mais acessíveis para realizar a captura e o armazenamento, a análise começará a ser mais importante em áreas nas quais não foi usada muito antes.

Algumas dessas áreas é a educação e na cadeia de suprimentos. Estamos vendo um grande aumento nas escolas fazendo análises, em parte porque as ferramentas de BI se tornaram mais fáceis de usar e porque os dados provaram ser um instrumento útil para a educação.

O Analytics deixa de ser exclusiva da área de TI para estar nas mãos dos usuários de negócios, enquanto isso acontece, empresas aprendem a utilizar a análise de dados a seu favor, em benefício dos clientes e do desenvolvimento futuro.

Além disso, outros setores, como varejo e logística, começaram a utilizar a análise com mais eficiência nos últimos anos, uma das tendências que deve crescer em 2019 e se expandir para os próximos anos.

O Analytics será usado cada vez mais buscando a inovação, o desenvolvimento da Economia Digital e principalmente para atender o novo consumidor digital. Sua empresa está pronta para utilizar a análise de dados para obter métricas claras e resultados?

A Planus Tecnologia se destaca pelo abrangente modelo de negócios na oferta de Infraestrutura com capacidade para atender das mais simples às mais complexas soluções, das soluções “On Premises” às soluções “As a Service”, da TI Híbrida ao Multi Cloud”, do atendimento às empresas SMB até as maiores do país.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.