Transformação Digital x Capital Humano: Com a transformação digital as pessoas também precisam ser atualizadas e capacitadas para o novo modelo híbrido – Planus

Transformação Digital x Capital Humano: Com a transformação digital as pessoas também precisam ser atualizadas e capacitadas para o novo modelo híbrido

9/04/2019

Transformação Digital x Capital Humano: Com a transformação digital as pessoas também precisam ser atualizadas e capacitadas para o novo modelo híbrido

A escassez de talentos de TI apresenta um dos maiores obstáculos para a atual Transformação Digital, e o segmento de Computação em Nuvem não é exceção.

Embora seja difícil encontrar funcionários com as necessárias habilidades técnicas em nuvem, a falta de habilidade em infraestrutura em áreas como arquitetura de TI e proteção de dados está provando ser mais um desafio ainda maior para o crescimento do modelo híbrido de infraestrutura.

Em média, um número maior de empregadores está lutando para preencher posições em aberto. De acordo com um relatório da Manpower de 2018, 45% das empresas globais são incapazes de encontrar as habilidades de que necessitam, seu pico mais alto em mais de uma década, foi de 40% em 2017.

O talento de TI é particularmente evasivo. O relatório da Manpower de 2016-2017 indicou que havia 600.000 aberturas de TI apenas nos Estados Unidos, e a pesquisa dos projetos da Code.org prevê um número estimado de 1 milhão de empregos em tecnologia em relação aos candidatos disponíveis até 2020.

Nuvens híbridas bem-sucedidas começam com as habilidades de TI

É fundamental que a TI corporativa procure maneiras de otimizar data centers existentes para desenvolver e implementar novas estratégias em torno de implantações de nuvem híbrida, para ter sucesso em um mundo de negócios em constante mudança, uma das principais características da nova Economia Digital.

De fato, a TI tornou-se mais integrada às estratégias de negócios, uma vez que essas decisões se tornam mais integradas à saúde geral da empresa. Diante disso, os profissionais de TI precisam começar a pensar horizontalmente e preencher o papel de integrar o monitoramento de nuvem híbrida de ponta a ponta que une todas as partes.

Entre as novas skills que devem atender ao perfil de TI ligado a Transformação Digital e o modelo híbrido destacam-se a capacidade gerenciar serviços de TI internos e externos para a definição de padrões e políticas.

Além disso, o conhecimento técnico para desenhar, testar e desenvolver ambientes de produção com suporte ao modelo híbrido, conhecimento e experiência na otimização de acordos e custos de nível de serviço e gestão de fornecedores serão fundamentais para esse novo profissional de mercado.

Estratégia para adoção da nuvem híbrida

Com as fortes mudanças promovidas pela Transformação Digital nos últimos anos, a TI deve implementar uma estratégia de convergência que possa direcionar como o time de tecnologia lida com cargas de trabalho de aplicativos tradicionais e as novas cargas de trabalho ágeis ligadas a dispositivos móveis e a nuvem híbrida.

Isso faz com que as empresas possam projetar agilidade, flexibilidade e escalabilidade, tanto em termos de tecnologia quanto de estratégias organizacionais, é preciso desenvolver um caminho claro para um data center híbrido por meio de serviços como cloud, collocation e serviços gerenciados.

Porém, para que isso possa acontecer as habilidades em torno do profissional de TI serão fundamentais. Compreender as demandas e o custo de fornecer serviços internamente e depois usar as informações para otimizar qualquer solução de infraestrutura de tecnologia, será sem dúvida um grande desafio para os especialistas da área de inovação.

O futuro da Transformação Digital em risco

A lacuna de habilidades em TI continuará criando oportunidades de trabalho que não serão fáceis de preencher.

O desafio para as empresas será encontrar o talento certo para apoiar essas iniciativas e projetos. As organizações precisarão preencher funções que exijam um amplo conjunto de habilidades que atualmente são escassas.

Juntamente com novas competências técnicas, a importância na construção de um banco de talento baseados ​​em habilidade de infraestrutura de TI e na nuvem será fundamental para o sucesso da Transformação Digital e da Economia Digital atual.

Nesse sentido, os fabricantes precisam cultivar equipes de TI que tenham mais habilidades generalistas, incluindo a capacidade de trabalhar em equipe de forma colaborativa e de enxergar o quadro geral, e não apenas focar na solução de problemas técnicos.

Quais habilidades específicas em tecnologia a sua empresa está procurando?

A Planus Tecnologia se destaca pelo abrangente modelo de negócios na oferta de Infraestrutura com capacidade para atender das mais simples às mais complexas soluções, das soluções “On Premises” às soluções “As a Service”, da TI Híbrida ao Multi Cloud”, do atendimento às empresas SMB até as maiores do país.

Entre em contato com os nossos especialistas, eles estão prontos para ajudar no desenvolvimento de sua empresa e de seus clientes, preparando sua estrutura de TI para ter o suporte necessário na forte Transformação Digital que vivemos atualmente.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.