A segurança dos dispositivos móveis não pode ser negligenciada - Planus

A segurança dos dispositivos móveis não pode ser negligenciada

2/04/2019

A segurança dos dispositivos móveis não pode ser negligenciada

A importância dada a proteção de dados e a segurança para dispositivos móveis tem sido subestimada por muitas empresas. Para muitas organizações e departamentos de TI elas são quase inexistentes.

De uma certa maneira, chega ser até compreensível essa realidade, afinal, no passado recente, os dispositivos móveis não eram muito poderosos e nem havia uma maneira eficaz de gerenciá-los.

Como o uso era, principalmente, dos gerentes de alto nível ou funcionários com experiência em tecnologia que usavam os dispositivos móveis, o setor de TI tendia a não dar a devida prioridade em relação à segurança de dispositivos móveis e à proteção de dados.

Obviamente, as coisas são muito diferentes hoje. Os dispositivos móveis são muito mais poderosos do que eram no passado e hoje, eles já possuem uma capacidade de armazenamento e processamento grande.

Além disso, os dispositivos móveis deixaram de ser uma novidade para poucos para se tornar acessível para grande parte da população. Muitos usuários chegam a ter vários dispositivos móveis.

Uma realidade muito diferente, quando comparada a poucos anos atrás

Além de se tornarem estratégicos para as empresas, os dispositivos móveis se tornaram a base de uma nova economia. E por isso, na medida em que a segurança e a proteção de dados para dispositivos móveis são negligenciadas, o risco de incidentes de segurança aumenta e podem comprometer as operações de qualquer organização.

Hoje, a resposta para esse cenário de proteção aos dispositivos móveis varia de uma organização para outra. Empresas maiores parecem levar os dispositivos móveis muito mais a sério.

Por outro lado, algumas organizações, basicamente as de menor porte, a atitude de garantir a segurança de equipamentos como smartphones, tablets e notebooks não tem sido adequada. Mesmo sabendo da importância destes equipamentos em suas operações de negócios.

Porém, felizmente, esse cenário está sendo revisto por boa parte das empresas e a suposição de que os dispositivos são seguros por padrão e que não há necessidade de fornecer segurança extra para eles, está deixando de existir.

A proteção de dados se tornou uma prioridade

Com as empresas cada vez mais conectadas através dos dispositivos móveis, os gestores de TI precisam equilibrar o desejo de seus usuários de se manterem conectados com a segurança dos equipamentos e a proteção dos dados corporativos, além de garantir as informações pessoais dos clientes.

Sendo assim, ao permitir que os dispositivos acesse sistemas corporativos, os usuários e gestores precisam entender os riscos associados ao uso de cada equipamento e os dados que estão armazenados ou acessados.

Basicamente, existem três componentes principais para a segurança de dispositivos móveis:

  1. Criptografia de hardware;
  2. Limpeza remota;
  3. E a capacidade de definir uma política de segurança.

Esses três componentes são praticamente requisitos obrigatórios para permitir que um determinado dispositivo móvel acesse dados e aplicativos corporativos. Além disso, é possível reduzir o risco das principais vulnerabilidades corporativas. Veja a lista abaixo.

  • Vazamento de informação;
  • Ataques através de engenharia social;
  • Invasão da rede Wi-fi;
  • Brechas de segurança por desatualização.

O gerenciamento de dispositivos móveis é um importante passo para garantir a segurança

Também conhecido por MDM (Mobile device management), o gerenciamento de dispositivos móveis é uma solução que permite que os administradores de TI controlem, protejam e apliquem políticas em smartphones, tablets e outros endpoints.

O MDM é um componente que também inclui a gestão de aplicativos móveis, gerenciamento de identidade, acesso, compartilhamento e sincronização de arquivos corporativos.

A intenção do MDM é otimizar a segurança de dispositivos móveis dentro da empresa e, ao mesmo tempo, proteger a rede corporativa e seus dados.

Os recursos comuns de gerenciamento de dispositivos móveis incluem:

  • Inventário e rastreamento de dispositivos;
  • Distribuição de aplicativos e / ou uma loja de aplicativos corporativos;
  • Limpeza remota;
  • Aplicação de senha;
  • Lista de permissões de aplicativos e listas negras;
  • Aplicação de criptografia de dados.

A mobilidade corporativa continuará a ser um dos segmentos com maior velocidade em TI, portanto, você pode esperar lidar com a proteção de dados por muito tempo.

A Planus Tecnologia se destaca pelo abrangente modelo de negócios na oferta de Infraestrutura com capacidade para atender das mais simples às mais complexas soluções, das soluções “On Premises” às soluções “As a Service”, da TI Híbrida ao Multi Cloud”, do atendimento às empresas SMB até as maiores do país.

Para saber mais como um ambiente plenamente seguro pode ser vital para a estratégia de  crescimento de sua empresa. Entre em contato com os nossos especialistas, eles estão prontos para ajudar na implantação de políticas e ferramentas de proteção de dados, garantindo a segurança de sua empresa e de seus clientes.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.