Cisco Digital Network Architecture: Conheça o DNA da Cisco – Planus

Cisco Digital Network Architecture: Conheça o DNA da Cisco

26/03/2019

Cisco Digital Network Architecture: Conheça o DNA da Cisco

O Cisco Digital Network Architecture, conhecido como Cisco DNA,  fornece uma arquitetura de rede controlada por software que se aplica à rede corporativa, em uma estrutura de gestão eficiente que pode ser feita até mesmo fora do data center.

Fazendo parte desta nova estrutura de rede, o componente de gerenciamento e orquestração chamado de DNA Center é responsável por toda a infraestrutura de switches, roteadores e produtos sem fio.

Isso faz que o Cisco DNA ofereça a capacidade de elevar o nível de orquestração da tradicional interface de linha de comando (CLI) para uma rede definida por software, o que chamamos de SDN – Software Defined Networking, para que o time de TI possa se concentrar na definição e implementação das políticas de negócios, em vez de trabalhar na CLI de baixo nível.

Objetivo do Cisco DNA é ampliar a eficiência dos negócios

O objetivo do Cisco DNA é fornecer uma plataforma para negócios digitais e uma base tecnológica para os projetos de Transformação Digital dos clientes.

Convencionalmente, criar e gerenciar redes virtuais usando uma combinação de VPNs, vLANs e regras de segmentação leva tempo para se aplicar de forma consistente em uma rede corporativa.

A ideia aqui é simplificar todo esse processo, criando redes virtuais com poucos cliques e aplicando políticas de maneira consistente. A intenção é fazer com que o DNA Center defina a melhor forma de implantar a configuração de todos os dispositivos sob seu controle.

A plataforma é baseada em virtualização, automação, análise e uma camada de gerenciamento de serviços baseada em nuvem. Os produtos e tecnologias apresentados no Cisco DNA incluem o APIC-Enterprise Module da Cisco, que integra de forma inteligente:

Além disso, a segurança também faz parte do pacote, com firewalls Cisco Firepower e appliances de segurança Meraki no mix.

Com uma Infraestrutura de rede baseada em intenção, o Cisco DNA adota uma abordagem de software para automatizar e garantir serviços no campus, na WAN e nas redes de filiais. Com base em uma plataforma aberta e extensível.

O Cisco DNA permite assim, que você agregue valor na rede, para que possa agilizar as operações e facilitar a inovação em TI e nos negócios.

É a solução que faz a diferença para o crescimento de sua empresa

O DNA Center possui quatro funções principais: projetar a rede, definir políticas, provisionar a política e garantir que as políticas sejam aplicadas. Os usuários expressam sua intenção do que querem que a rede faça, e a plataforma de automação da CISCO implementa de forma eficiente e rápida.

Vale destacar pelo menos 4 principais benefícios no uso do CISCO DNA que fazem a total diferença na administração de uma rede corporativa, contribuindo para o crescimento estratégico da organização.

  1. Automatização da rede

O CISCO DNA oferece agilidade comercial e escala ao automatizar uma só política em toda a rede de acesso.

  1. Reduz os custos com a WAN

É possível simplificar a rede de longa distância sem comprometer a experiência do usuário, a segurança ou a confiabilidade.

  1. Garante o bom desempenho da rede

Solucione problemas com mais rapidez e aumente a produtividade de TI com um contexto que oferece informações úteis.

  1. Detecta e reduz ameaças

A solução CISCO identifica ameaças e vulnerabilidades em qualquer local da sua rede, mesmo quando elas estiverem escondidas no tráfego criptografado.

Uma das principais diferenças entre o gerenciamento de operações de rede existentes e a rede baseada em intenção do Cisco DNA é o uso de software para garantir que as políticas que foram criadas estejam sendo aplicadas corretamente na rede.

Na prática, além de realizar uma gestão produtiva da infraestrutura, os administradores de rede utilizam o Cisco DNA para monitorar a atividade de rede e provar que as políticas estão sendo aplicadas.

Desta forma, suas funcionalidades, a exemplo de mapas de calor, estatísticas de uso e resolução de problemas de áreas problemáticas, são fundamentais para garantir o uso eficiente da estrutura tecnológica de uma organização, contribuindo para o aumento da produtividade e otimização de investimentos em tecnologia.

Como especialista e parceira oficial da Cisco, a Planus Tecnologia é amplamente reconhecida na oferta de infraestrutura física à infraestrutura virtual, dos serviços às soluções especializadas.

Seguimos o conceito da Transformação Digital, onde a grande aposta é a desburocratização, inovação e processos mais ágeis e simples que ofereçam soluções adequadas a cada tipo de negócio.

Para saber mais como a Planus pode ajudar na estratégia de  crescimento de sua empresa e na otimização de investimentos. Entre em contato com os nossos especialistas, somos uma equipe dedicada, exclusiva e certificada para atender de forma exclusiva e diferenciada para resolver suas necessidades de mercado.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.