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Crie experiências – Personalizando os cuidados de saúde

21/03/2019

Crie experiências – Personalizando os cuidados de saúde

Os avanços tecnológicos digitais, a exemplo da Internet das Coisas (IoT), wearables, Blockchain, robótica, Big Data e as análises avançadas estão mudando as percepções do consumidor.

As pessoas agora estão interagindo com as empresas em seus próprios termos, seja serviço on-demand de carros, serviços bancários on-line ou fazendo compras com apenas alguns cliques por meio de um aplicativo ou dispositivo móvel.

Embora essa consumerização possa ter começado nos setores de varejo e financeiro, ela está se estendendo rapidamente para a área da saúde. Os pacientes estão começando a esperar experiências de consumo como as oferecidas em outros setores.

Porém, poucas organizações de saúde são criadas para atender às expectativas a partir desse cenário digital em constante mudança.

O que essas tendências significam para a saúde?

Agora que os consumidores sabem que é possível, a disrupção é inevitável. Os pacientes querem a capacidade de acessar os serviços dos serviços de saúde de onde quer que estejam, seja o que for que estejam usando.

Além do acesso, os pacientes buscam abordagens mais personalizadas e transparentes para seus serviços de saúde. Isso coloca pressão em diferentes instituições de saúde.

Com a transformação digital, experiências de pacientes modernas são agora possíveis.

Você pode transformar os registros eletrônicos de saúde e os dados clínicos em insights significativos e acionáveis para fornecer experiências aprimoradas e personalizadas aos pacientes, reduzindo o custo geral.

Conforme pesquisa realizada pela Transcend Insights

  • 64% de pacientes usam um dispositivo digital para gerenciar sua saúde, esperando uma facilidade semelhante de uso nessas experiências digitais, como no varejo ou em outras indústrias.
  • 93% dos pacientes priorizavam a capacidade das instituições médicas em compartilharem e receberem informações importantes sobre seu histórico médico, onde quer que precisem de tratamento.

Na prática isso quer dizer que, as expectativas dos consumidores estão evoluindo em um ritmo cada vez mais acelerado em todo o mundo, à medida que os clientes exigem experiências personalizadas e perfeitas em todos os aspectos de suas vidas. Um dos principais contribuintes para essa transformação é a inovação tecnológica.

Cuidado personalizado e experiência

Ao extrair dados dos registros eletrônicos de saúde e de outras importantes fontes de informações, os profissionais de saúde podem criar um modelo de atendimento personalizado e envolver os pacientes de uma maneira nova e mais impactante.

Por meio desse modelo, você pode dar aos pacientes mais controle sobre seus cuidados, fortalecer o envolvimento e capacitá-los a assumir um papel mais ativo por meio de planos de cuidados personalizados.

Como desafios na criação de novas experiências na área da saúde, temos por exemplo a falta de uma estratégia eficaz de envolvimento do paciente e uma incapacidade de engajar pacientes desde o início até o final dessa jornada, incluindo histórico médico, registro de ligações, pagamentos e mensagens.

Outro importante ponto neste desafio, é a impossibilidade dos indivíduos em tomar decisões ligadas ao cuidado com a saúde. Principalmente pelo fato que os dados dos pacientes estão tradicionalmente armazenados em diferentes sistemas que não interagem e nem se comunicam.

Por fim, a lista de desafios termina com a existência de vários pontos de interação nos sistemas de saúde, o que dificulta o acesso e impede a proteção e o controle das informações personalizadas pelos pacientes.

Como a Transformação Digital pode ajudar

Como vimos logo no início, os consumidores de saúde de hoje esperam que os fornecedores criem experiências de pacientes mais personalizadas para atender às necessidades de seus estilos de vida específicos.

Se você parar e analisar um pouco, basicamente temos uma quebra de paradigma, bem característico da Transformação Digital que vivemos atualmente.

Para isso, os provedores devem entender melhor as causas da condição de um paciente. Essas informações detalhadas geram opções de tratamento personalizadas que removem a adivinhação e aumentam as chances de sucesso.

Envolvendo os pacientes, de forma proativa em seus cuidados com a saúde, é possível por exemplo, aumentar o nível de envolvimento que os ajuda a se sentir mais no controle de sua saúde, o que aumenta sua confiança e suporte.

E finalmente, é preciso transformar o gerenciamento do cuidado com a saúde em um exercício colaborativo que promova a satisfação e o bem-estar do paciente.

Encontrando novas maneiras de envolver os pacientes

A realidade de interagir com o sistema tradicional de saúde é muitas vezes bem diferente do que os clientes esperam. Os pacientes ainda estão preenchendo o mesmo formulário várias vezes, telefonando para uma central médica e aguardando respostas.

Desta forma, os atuais sistemas de saúde carregam o fardo de soluções antigas, ferramentas fragmentadas e custos crescentes. A demanda por atendimento está aumentando, enquanto a oferta de cuidados está diminuindo ou permanecendo estagnada.

Portanto, a saúde precisa se recuperar no sentido de criar novas experiências. Ao investir em ferramentas digitais e desenvolver estratégias para se adaptar às expectativas do consumidor, você pode diminuir a distância entre o que os pacientes exigem e o que você oferece.

Para atender às expectativas do paciente, você precisa primeiro entender quem são. Ao consolidar informações de todas as partes da experiência do paciente em uma única plataforma, você pode oferecer melhor atendimento e experiência por meio do canal preferido do paciente.

E por fim, você precisa de uma plataforma que capacite os consumidores e os médicos, em que ocorra a confiança para se manterem conectados e compartilhando coisas importantes relacionadas aos cuidados com a saúde.

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