O desafio de escolher um fornecedor de nuvem privada para seu projeto de migração – Planus

O desafio de escolher um fornecedor de nuvem privada para seu projeto de migração

12/03/2019

O desafio de escolher um fornecedor de nuvem privada para seu projeto de migração

A Computação em Nuvem, como você sabe, tem sido a base tecnológica para muitos projetos de inovação, ela se tornou estratégica para o nascimento e crescimento de diversas empresas nos últimos anos.

Para as startups, por exemplo, a nuvem já faz parte de sua concepção e fica difícil de imaginar como seriam algumas empresas que fazem parte da atual Transformação Digital sem a infraestrutura de TI fornecida pela Cloud Computing.

A migração para a nuvem, como já tratamos em outros artigos, traz para as empresas diversas vantagens: acesso à tecnologia de ponta, eficiência operacional, aumento de produtividade, otimização de investimentos e vários outros benefícios retratados em nosso blog.

Assim como a pública, adotar uma nuvem privada como estrutura tecnológica de suporte às operações de negócio requer vencer alguns desafios fundamentais para o sucesso do projeto de migração. E a escolha do fornecedor é um deles.

É preciso buscar o diferencial

Segurança da informação e a conformidade com determinados tipos de legislações são duas razões pelas quais muitas empresas buscam uma nuvem privada, porém existem vários provedores que oferecem esse tipo de benefícios e por essa razão, é preciso se aprofundar em outros critérios para a decisão final.

Antes de avaliar provedores de serviços de nuvem privada, é fundamental entender o que é considerado um serviço de nuvem privada. Esse entendimento vai ajudar você na definição dos critérios do melhor fornecedor.

Basicamente, a nuvem privada é um dos tipos de computação em nuvem que oferece vantagens semelhantes às da nuvem pública, incluindo escalabilidade e autoatendimento, mas por meio de uma arquitetura proprietária.

Ao contrário das nuvens públicas, que fornecem serviços para várias organizações, uma nuvem privada é dedicada às necessidades e objetivos de uma única organização.

Como resultado, a nuvem privada é indicada para empresas com necessidades de computação dinâmicas que exigem o controle direto sobre seus ambientes, geralmente para atender aos requisitos de segurança, governança ou conformidade regulamentar.

Mas, com uma variedade tão grande de fornecedores de nuvem privada para as empresas escolherem, como definir qual delas é a mais certa para uma organização?

Escolhendo o provedor de nuvem privada: um checklist de verificação

  1. Você deve partir do princípio que deve incluir em sua avaliação empresas além das tradicionais gigantes da nuvem privada. A exemplo da Planus, há uma série de fornecedores cujas tecnologias podem se encaixar melhor em seu projeto de migração e têm algo a mais para oferecer à sua empresa.
  2. As empresas também devem ter em mente que há várias maneiras de pagar por serviços em nuvem, e esses contratos precisam levar em conta as flutuações em seus negócios. Uma análise detalhada em relação aos custos iniciais, inclusão de novos serviços, valores cobrados por tráfego de dados e outras formas de cobrança deve ser uma prioridade.
  3. A proteção de dados é foco para todos os gerentes de TI e de negócios, ao avaliar o uso da nuvem privada. Antes de migrar, é aconselhável verificar as últimas atualizações sobre segurança de dados e governança e quais medidas devem ser tomadas caso ocorra um incidente ou interrupção e verificar se o provedor de nuvem privada está preparado para os cenários atuais.
  4. Qualquer provedor de nuvem privada precisa oferecer suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana. Você precisa saber qual é a resposta média e o tempo de resolução e se vai falar com engenheiros experientes ou representantes de atendimento ao cliente.
  5. Por fim, não podemos esquecer de verificar quais medidas estão disponíveis para garantir a continuidade dos negócios, no caso de um problema ou falha generalizada do sistema aconteça.

Em seu critério de escolha, é fundamental verificar como os provedores de nuvem privada protegem seus data centers e os dados de sua empresa contra-ataques maliciosos, desastres naturais, incluindo incêndios, inundações, terremotos e tempestades. Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de forte economia digital, sua empresa não pode correr riscos de estar fora do mercado por qualquer motivo.

Saiba mais como a nuvem privada pode ser fundamental para o crescimento de sua empresa. Entre em contato com os nossos especialistas, eles estão prontos para ajudar enfrentar os principais desafios de TI e ajudar no seu projeto de migração para uma nuvem segura, eficiente e estratégica para o seu negócio.

A Planus Tecnologia se destaca pelo abrangente modelo de negócios na oferta de Infraestrutura com capacidade para atender das mais simples às mais complexas soluções, das soluções “On Premises” às soluções “As a Service”, da TI Híbrida a Cloud”, do atendimento às empresas SMB até as maiores do país.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.