Seus dados protegidos de ameaças mesmo quando a VPN estiver desativada – Planus

Seus dados protegidos de ameaças mesmo quando a VPN estiver desativada

28/02/2019

Seus dados protegidos de ameaças mesmo quando a VPN estiver desativada

Basicamente, uma VPN (virtual private network), consiste em uma solução que cria uma conexão segura e criptografada em uma rede considerada menos segura, como a Internet pública, por exemplo.

Em seu funcionamento, uma VPN funciona usando a infraestrutura compartilhada enquanto mantém a privacidade por meio de procedimentos de segurança e protocolos de encapsulamento.

Na prática, isso significa que ao criptografar os dados no ponto de envio e descriptografá-los no terminal de recebimento, a VPN envia os dados por meio de um “túnel” que não pode ser “violado” por dados que não são criptografados adequadamente.

Um nível adicional de segurança envolve criptografar não apenas os dados, mas também os endereços de rede de origem e de recebimento.

O uso na VPN na prática

Na origem do seu uso, as VPNs forneciam aos funcionários da filial da empresa uma maneira barata e segura de acessar aplicativos e dados corporativos.

Hoje, VPNs são frequentemente utilizados por funcionários de empresas remotas, trabalhadores independentes e nas viagens de negócios que necessitam de acesso a sites que estão geograficamente restritas.

Os tipos mais comuns de VPNs são as seguintes:

  • VPN de acesso remoto (Remote access VPN);
  • VPN site a site (Site-to-site VPN);
  • VPN móvel (Mobile VPN);
  • VPN de hardware (Hardware VPN);
  • Gateway de VPN (VPN appliance);

Não vamos entrar no detalhe de cada uma neste momento, mas de maneira geral, cada tipo de VPN apresenta suas características relativas ao tipo conexão utilizada, estrutura tecnológica, funcionalidades e benefícios que cada uma possui para estabelecer uma conexão segura de ponta a ponta.

Independente de qual tipo de VPN está sendo utilizada, em um processo de comunicação segura temos os seguintes passos sendo executados:

  1. É estabelecido uma comunicação ponto a ponto através de uma camada de autenticação;
  2. São realizados verificações de integridade de segurança;
  3. É feito o controle de acesso;
  4. O tráfego de dados é estabelecido de forma segura.

É preciso avançar a conectividade segura da rede

Até o momento estabelecemos uma conexão segura através dos conceitos básicos de VPN. Porém, o mundo caminha para o que a Cisco chama de “a próxima geração da Internet, com a segurança sendo integrada desde o início”.

Muitas abordagens tradicionais utilizadas para proteger redes e dispositivos não são mais suficientes, principalmente devido a mudanças na indústria, como a computação em nuvem e a Internet das coisas (IoT). Além disso, a natureza avançada de muitas das ameaças de hoje significa que é necessário repensar a segurança.

É possível manter os dados protegidos mesmo com a VPN desconectada

Em nosso overview sobre o conceito de VPN, você deve ter percebido que a conexão segura entre empresas e seus colaboradores ocorre essencialmente com um acesso à Internet e uma conexão estabelecida através de uma VPN, certo?

Isso quer dizer então, que se não existir uma conectividade feita ponto a ponto com um suporte de VPN os colaboradores perdem seus status de segurança e passam a correr riscos de ataques e roubo de dados?

De forma alguma! Já temos tecnologia que assegura a conectividade mesmo com a VPN desativada. Portanto, é possível ter proteção contínua contra malware, phising e outras ameaças onde quer que os usuários estejam.

Temos como exemplo de tecnologia que garante a segurança ponto a ponto o Umbrella Roaming da Cisco, com ele é possível assegurar a proteção para os usuários onde quer que estejam mesmo quando um VPN estiver desconectada. Basicamente temos um serviço de segurança oferecido na nuvem que habilita a proteção contra as principais ameaças que existem atualmente.

A nível corporativo, soluções como Cisco Umbrella, garante a continuidade dos negócios em termos de comunicação empresarial e realização de negócios. É a possibilidade de garantir a alta produtividade de colaboradores e parceiros, mantendo a segurança e proteção de dados das empresas, a credibilidade de suas marcas e principalmente a privacidade de seus clientes.

Entre em contato com a Planus e saiba como esta solução está ajudando as empresas a protegerem seus clientes, funcionárias e marcas.

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.