O tamanho de uma empresa determina quais práticas, processos ou tecnologias são adotadas para proteção de dados. Não faz sentido imaginar que uma pequena empresa possa implantar soluções caras e de alto nível para proteger dados importantes. Por outro lado, uma grande empresa terá os recursos e a motivação necessária para usar tecnologia mais avançada
Porém, o objetivo é o mesmo, não importa o tamanho ou a composição da empresa. A proteção de dados busca minimizar as perdas dos negócios e os impactos junto ao cliente, devido à falta de integridade, proteção e disponibilidade de dados.
E por essa razão, segurança e estratégia se tornaram vitais para todas as empresas que buscam o crescimento sustentável e sua presença na atual Transformação Digital que vivemos.
Garantir a segurança e privacidade dos dados é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente. Para entender essa realidade, basta uma busca nas últimas estatísticas relacionadas a vazamentos de dados pessoais nos últimos anos para ver que um único incidente pode ter um impacto enorme na reputação e finanças de qualquer empresa.
Para se ter ideia, podemos lembrar os acontecimentos recentes, a exemplo, do vazamento da Equifax, que afetou mais de 146,6 milhões de pessoas, que tiveram seus números de seguro social, nomes, datas de nascimento e endereços roubados.
Temos também o caso da Fedex, vazando 119.000 passaportes escaneados, carteiras de habilitação e outras documentações pessoais em um servidor publicamente acessível. Essa lista pode ser interminável, principalmente se considerarmos os casos que não tiveram destaque na mídia e os ataques relacionados às pequenas e médias empresas.
A dura realidade para grande parte das organizações é que, considerando a evolução do cibercrime e as leis de proteção de dados em todo o mundo, fica claro que cada organização deve criar e seguir regras claras para a proteção e privacidade de dados.
No entanto, para a maioria das organizações, isso exigirá uma mudança significativa na cultura corporativa e nos seus investimentos, o que não é viável sem uma estratégia apropriada ao contexto corporativo atual.
Ter uma política de proteção de dados que esteja em conformidade com as novas regulamentações, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), requer um conjunto mais rigoroso de regras que as empresas precisam implementar.
Ao mesmo tempo, a organização precisa dispor de uma estrutura de segurança e conformidade que atenda a um amplo conjunto de requisitos. Ao pensar em noções básicas de proteção e privacidade de dados que se aplicam em todos os níveis de uma empresa podemos citar:
Antes de mais nada, é preciso ter definido em sua estratégia de proteção de dados todas as políticas e processos de segurança que vão dar suporte às suas ações. A empresa deve ter políticas específicas bem documentadas e não ambíguas, bem como métodos corretivos para lidar com falhas de segurança à medida que são descobertas.
Basicamente, a maioria dos problemas de segurança é causada através dos erros do usuário. Seus administradores de rede devem ser rigorosamente treinados nos padrões definidos pela empresa, e sua força de trabalho deve ser capacitada para atender a todas as políticas e processos que envolvam o manuseio de informações não públicas.
Ninguém deve ter acesso a arquivos seguros, a menos que seja necessário. O padrão deve ser sempre bloquear o acesso quando estiver em dúvida quanto à autenticidade do usuário.
As políticas de segurança devem ser frequentemente testadas e analisadas para verificar sua eficácia. Toda a atividade de rede precisa ser registrada e monitorada conforme os requisitos de segurança definidos e relatórios devem ser emitidos de forma ajudar você a detectar qualquer intrusão em potencial no início.
Mover seus arquivos para servidores seguros fora do local, como por meio de soluções de armazenamento em nuvem, pode garantir que você tenha uma cópia confiável de seus dados para restaurar ou comparar em caso de problemas de segurança.
Uma estratégia eficiente de proteção de dados é obrigatória e estratégica hoje em dia. Você deve estar constantemente revisando suas políticas de proteção e retenção de dados para garantir que eles estejam protegendo de forma eficiente os dados vitais e reduzindo os riscos de ataques virtuais e roubo de dados. Políticas claras e um bom monitoramento garantirão o sucesso do seu negócio.
A Planus está à disposição para ajudar você e sua empresa na elaboração do seu projeto de segurança e proteção de dados. Estamos há 30 anos transformado através da Tecnologia, empresas de diversos segmentos e tamanhos, integrando soluções de TI à estratégia de negócios, alcançando resultados de crescimento, redução de custos, segurança e proteção de dados.
Para as organizações de hoje, usar os serviços em cloud não é [more]
Todos os dias, tecnologias mais avançadas surgem no cenário de negócios. Eles [more]
Com o início do ano, muitas empresas estão ocupadas analisando os números [more]
Fale Conosco
Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas: (11) 2102-5400 - 0800-7222-7332
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.