Gerenciamento Inteligente de Dados com backup – Planus

Gerenciamento Inteligente de Dados com backup

28/01/2019

Gerenciamento Inteligente de Dados com backup

A medida que avançamos na atual Transformação Digital, o volume de dados está crescendo exponencialmente. Associado a esse crescimento, aumenta a necessidade das empresas em definir uma estratégia evolutiva que alcance o Gerenciamento Inteligente de Dados (IDM).

Para isso, é preciso incluir plataformas, aplicativos e serviços projetados para oferecer eficiência e visibilidade dos requisitos de acesso e uso de dados da sua organização, alinhando as políticas e a gestão de armazenamento às crescentes necessidades de gerenciamento de informações.

Desta forma, o Gerenciamento Inteligente de Dados é alcançado através de uma estrutura de backup que tenha a capacidade de ser estratégica e eficiente:

  • Mantendo os dados acessíveis. Para o uso da organização e no gerenciamento da equipe de TI.
  • Minimizando o risco. Indo além das limitações estruturais, protegendo os dados com recursos de auto replicação e auto recuperação.
  • Gerenciando o rápido crescimento de dados. Expandindo o desempenho e a capacidade sob demanda, tudo isso sem a interrupção das operações e migrações.

É possível alcançar desempenho e confiabilidade com fácil instalação e gestão

As empresas buscam consolidar o armazenamento de forma eficiente através de custos operacionais reduzidos. Na prática, isso quer dizer, por exemplo, a possibilidade de replicar a proteção de dados ou atualizar seu Network Attached Storage (NAS) para uma solução repleta de recursos.

É preciso desta forma, conciliar o armazenamento de dados acessíveis com desempenho, confiabilidade, fácil instalação, além de gerenciamento eficiente e crescimento sustentável.

  • Consolidação de armazenamento

O objetivo aqui é tornar o provisionamento e o gerenciamento de armazenamento simples e eficaz.

  • Proteção de dados

Faça com que as operações de backup e restauração sejam rápidas, eficientes e confiáveis.

  • Continuidade de negócios e recuperação de desastres

Proteja as operações de negócios enquanto melhora a disponibilidade de dados

  • Backup rápido e inteligente

Tudo com impacto mínimo na rede, de forma segura e atendendo a diferentes requisitos de segurança e compliance.

O Gerenciamento Inteligente de Dados otimiza o backup e atende a requisitos de conformidade

Um dos grandes desafios das empresas atualmente, e certamente sua organização faz parte desse grupo, é otimizar o backup e a recuperação de dados, restabelecendo o armazenamento primário, atendendo a conformidade regulamentar quanto ao  gerenciamento e proteção de dados.

Para se ter uma ideia do desafio, os dados do sistema de arquivos, não estruturados, representam até 70% do crescimento de dados nas organizações.

Para resolver esse cenário, o setor de TI precisa gerenciar com eficácia esse crescimento explosivo, integrando a descoberta e o armazenamento de dados, a classificação contextual e o gerenciamento automatizado, em uma solução inteligente de armazenamento de arquivos.

As etapas para o Gerenciamento Inteligente de Dados com uso do backup

Para alcançar o Gerenciamento Inteligente de Dados através de backup, ao qual toda organização deveria prestar atenção de forma prioritária, são realizados de forma resumida 5 etapas fundamentais.

  1. O primeiro passo para o gerenciamento inteligente de dados consiste no próprio backup.

Embora pareça que o primeiro passo seja algo óbvio, a maioria das organizações ainda está presa nessa etapa. As empresas precisam encontrar soluções de proteção de dados que possam fazer backup com frequência e de forma eficiente. A capacidade de recuperar dados no menor tempo possível deve ser uma meta permanente na organização.

  1. O próximo passo é agregar os dados da organização.

A agregação de dados não é consolidação de dados. Para garantir o desempenho, os dados precisam estar o mais próximo possível do aplicativo e dos usuários. Agregação é o conhecimento do local dos dados, quem ou o que está usando esses dados e onde estão as cópias dos dados. Isso pode significar armazenar todos os dados em um único conjunto de armazenamento de dados, controlados pelo software de gerenciamento de dados.

  1. O terceiro passo neste processo é a visibilidade através do provisionamento de dados.

O provisionamento de dados é mais do que apenas recuperá-lo. Ele fornece acesso a cópias virtuais de dados para outras necessidades. A visibilidade move o gerenciamento de dados além de sua função de backup. Atender a esse requisito significa que o gerenciamento de dados deve fornecer cópias virtuais de dados, rastrear alterações nessas cópias virtuais e protegê-las.

  1. A quarta etapa é a orquestração.

Garantindo que, quando os dados forem recuperados ou provisionados, ela defina todas as configurações corretamente para que os dados sejam facilmente acessíveis. A orquestração faz parte do caminho para o Gerenciamento Inteligente de Dados, que passa da gestão de dados baseado em políticas para o gerenciamento de dados baseado em comportamento. Nesse ponto, a gestão se torna proativa, sequenciando a ordem da recuperação dos aplicativos, garantindo assim, que as dependências do aplicativo sejam gerenciáveis.

  1. O passo final no caminho para o Gerenciamento Inteligente de Dados é a automação.

A automação vai além do gerenciamento proativo de dados para a percepção situacional dos dados. Essencialmente, a automação analisa os fatores internos e externos e o processo de gerenciamento de dados responde a essas condições. Na prática, por exemplo, se um produto de detecção de malware externo capta um ataque de ransomware, ele sinaliza ao software de gerenciamento de dados para restaurar quaisquer arquivos criptografados e, em seguida, alerta a TI para o problema.

O Gerenciamento Inteligente de Dados através de uma estrutura eficiente de backup deve ser uma prioridade para todas as organizações. Para isso, a Planus detém a expertise e experiência necessária para orientar sua empresa no melhor caminho. Entre em contato agora mesmo com os nossos consultores e saiba como podemos ajudar a transformar seu projeto em realidade.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.