A importância do armazenamento em flash para o desenvolvimento da Inteligência Artificial – Planus

A importância do armazenamento em flash para o desenvolvimento da Inteligência Artificial

18/12/2018

A importância do armazenamento em flash para o desenvolvimento da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é seguramente um dos tópicos mais importantes do momento, e nos próximos anos seu desenvolvimento vai impactar ainda mais todos os setores, independente do seu tamanho ou setor. As organizações que não aplicarem a IA em seus negócios correm o risco de não serem operacionais e economicamente viáveis.

O desenvolvimento da Inteligência Artificial com aplicações, a exemplo do aprendizado de máquina (Machine Learning), tem mostrado a capacidade desta tecnologia em resolver vários desafios cotidianos de negócios, desde fraudes em transações financeiras até reconhecimento de voz para através de chatbots e reconhecimento de imagens.

E por falar em desafios, uma das principais propriedades associadas a aplicabilidade da IA é o processamento de grandes quantidades de dados, por isso, além da necessidade de uma robusta capacidade de processamento é preciso ter uma estrutura que dê suporte ao armazenamento de informações.

Neste caso a solução de armazenamento em flash coloca informações digitais em chips de memória “flash” de estado sólido (isto é, o que é encontrado em um pen drive USB) em vez de discos rígidos giratórios, garantindo a disponibilidade.

A matéria prima da Inteligência Artificial são os dados

Atualmente muitas organizações já possuem betabytes de dados coletados de várias fontes, armazenados em diferentes dispositivos de armazenamento e servindo como matéria-prima para o desenvolvimento de potenciais usos aplicados a Inteligência Artificial.

Com isso, todos esses dados considerados brutos, não representativos ou de amostra, estão se transformando em valiosas informações estratégicas e com e resultados significativos para as empresas, graças ao uso da IA.

Através dos avanços da aplicação da Inteligência Artificial, os sistemas computacionais passaram a ser otimizados para processar dados o mais rápido possível, e para que a obtenção dos dados nesses sistemas não se torne um gargalo, a combinação certa para esse poder computacional fica completa com os componentes de memória e armazenamento.

O gargalo da Inteligência Artificial é resolvido com o armazenamento em Flash

Com a grande demanda de dados, mais oportunidades são geradas para a adoção da IA ​​nas empresas, resolvendo grandes desafios para a solução de problemas e o desenvolvimento da Transformação Digital nas organizações.

Para garantir o processamento desses dados e supri a necessidade desta demanda de armazenamento dos dados a melhor solução é o armazenamento em Flash.
Nas empresas, o armazenamento em flash refere-se ao uso de unidades SSD (unidades de estado sólido) compostas de memória flash (isto é, “um array all-flash”) para o armazenamento em massa de dados ou arquivos.

O armazenamento em flash oferece uma alternativa para não depender de unidades de disco rígido (HDs) ou de outras mídias para armazenamento. Avanços recentes na área de fabricação possibilitaram que arrays de armazenamento all-flash armazenem mais dados por unidade de rack do que é possível com HDs — realizando operações de entrada/saída (E/S) com mais rapidez.

Os principais benefícios da convergência entre a Inteligência Artificial e o armazenamento em Flash mostra todo o potencial de aplicabilidade para as empresas.

  • Escalabilidade e maior eficiência em projetos complexos;
  • Desempenho superior para fluxos de trabalho, totalmente integrado e desenvolvido especificamente para alta demanda de processamento;
  • Arquitetura comprovadamente eficiente para as novas arquiteturas de tecnologia;
  • Totalmente integrada com a tecnologia de ponta, a exemplo da Computação em nuvem e Big Data;
  • Suporte avançado para as mais variadas fontes de dados.

O armazenamento em Flash avançou cada vez mais para o grande volume de dados corporativo, despontando como um novo nível de desempenho, muito acima dos discos rígidos empresariais, considerados até então mais rápidos.

Por fim, começamos a ver o armazenamento em Flash sendo usado para acelerar cargas de trabalho críticas, como bancos de dados com altas taxas de transação, atendendo de forma satisfatória às novas demandas empresariais, levando a verdadeiros ganhos de aumento de produtividade, otimização de custos e gestão estratégica para as empresas.

Conheça a solução IT 360 da Planus e saiba como já estamos conectados ao futuro, convergindo a Transformação e a Economia Digital em grandes resultados e levando as empresas a uma nova realidade.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.