A visão tradicional que tínhamos de “equipe” assumia basicamente uma perspectiva hierárquica e organizada em uma empresa, cada área funcional de uma organização atuando em grande parte de forma autônoma para entregar seus respectivos objetivos.
Porém, com os avanços tecnológicos e até mesmo de práticas e condutas de trabalho que tivemos nos últimos anos, fizeram com que essa visão mudasse, evoluindo para uma perspectiva mais horizontal, onde pessoas de toda a organização se reúnem para compartilhar seus conhecimentos e experiências, desenvolvendo ideias e oportunidades inovadoras.
Com essa forte transformação e uma rede de comunicação aprimorada criada a partir de um ambiente de trabalho colaborativo, pode permitir que uma organização faça o melhor uso de seus recursos, facilitando, por exemplo, a reutilização do trabalho feito em outras partes da organização e aperfeiçoando a comunicação estratégica entre os times.
Associada a esse cenário de cooperação, as tecnologias de colaboração também puderam reduzir as despesas gerais de uma organização.
Temos por exemplo, ferramentas de comunicação, a exemplo da Cisco Webex, integradas a diferentes tipos de aplicativos que podem reduzir os custos de chamadas telefônicas, e recursos de videoconferência usados para reuniões de equipe que podem significar economia de custo e aumento de produtividade, onde os participantes são amplamente distribuídos em diferentes locais.
Ao fornecer diferentes métodos de comunicação para atender situações alternativas em um ambiente de trabalho, combinando recursos de voz e vídeo, com aplicativos baseados em desktop e dispositivos móveis, a tecnologia colaborativa permite o trabalho em um ambiente distribuído, fazendo que as pessoas possam atingir uma eficiência produtiva como se eles estivessem em um mesmo local de trabalho.
Os maiores benefícios de um ambiente colaborativo contínuo é a disponibilidade ilimitada, a integração, a interoperabilidade e o compartilhamento de informações estratégicas entre os vários departamentos e times.
A colaboração nos negócios é essencial para a sobrevivência de uma empresa. E quando ela chega a departamentos estratégicos como o Recursos Humanos e associados a plataformas, a exemplo da Cisco Webex, é a certeza de ter equipes compartilhando informações entre si, aumentando o desempenho e a produtividade.
Ao permitir a colaboração entre diferentes unidades de negócios, através de ferramentas como videoconferência, o departamento de Recursos Humanos consegue realizar de forma eficiente reuniões on-line para implementar suas revisões periódicas com equipes ou funcionários individuais.
Além disso, um dos mais importantes objetivos de um ambiente colaborativo é alcançado através do setor de Recursos Humanos e a solução Webex da Cisco, o compartilhamento de informações.
Através do vídeo, processos de integração e desenvolvimento contínuo são realizados com o uso de cursos e treinamentos, estabelecendo importantes rotas de desenvolvimento de acordo com os diferentes papéis e objetivos de uma organização.
Removendo a distância com o uso da inovação, o setor de Recursos Humanos passa alcançar importantes objetivos estratégicos para uma organização:
Portanto, o modelo colaborativo abre novos caminhos para o desenvolvimento humano e corporativo. As ferramentas de colaboração em tempo real estão ajudando as empresas aprimorar a colaboração dos funcionários, melhorar a produtividade e tornando-os profissionais cada vez melhores.
Os produtos Cisco Webex fornecem recursos essenciais de colaboração, incluindo videoconferências, mensagens de equipe e compartilhamento de arquivos. A suíte é considerada uma plataforma líder de colaboração nas comunicações unificadas e é voltada para a colaboração em pequenos grupos, bem como para implantações em toda a empresa.
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