O que espera o cidadão digital do futuro – Planus

O que espera o cidadão digital do futuro

4/12/2018

O que espera o cidadão digital do futuro

Já parou pra pensar que como será nossas vidas em 2050? Seremos mais de 10 bilhões de pessoas no mundo, cada vez mais conectadas e dependentes da alta tecnologia em nossas vidas e em diferentes formas, desde o relacionamento social, padrão de consumo, forma de trabalho, etc.

A estimativa da população foi apresentada através do estudo feita Price Waterhouse Coopers (PwC), uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria e consultoria, além da estimativa apresentada, ela também mostra que 60% da população viverá em cidades e que o Brasil será a 5ª maior economia do mundo.

Diante de tanta transformação que vem ocorrendo nos últimos anos e que ainda está por vir, nos leva a pensar sobre como será o cidadão digital do futuro, você já refletiu sobre o seu destino com a Transformação Digital que estamos vivemos?

A vida das pessoas está em forte transformação

Economia digital e compartilhada, identidade digital, cidades inteligentes, dispositivos móveis como ferramentas essenciais em nossas vidas. Esses são alguns exemplos das mudanças que estamos passando através da tecnologia, até a relação com governo mudou.

As ferramentas digitais estão se tornando cada vez mais fáceis de usar, nos tornando, cidadãos e consumidores mais engajados. Passamos a ter a necessidade de desenvolver habilidade digitais que tem impactado o nosso desenvolvimento escolar, social e profissional.

É muito mais que estar atualizado com as novidades tecnológicas. É preciso garantir que estamos adquirindo a tecnologia e as habilidades digitais necessárias para futuras funções. Para se ter uma ideia dessa necessidade, muitos governos em diferentes países têm implementado no currículo escolar o ensino de computação para crianças entre cinco e 16 anos, como codificação e pensamento computacional.

O Brasil altamente conectado

Em seu estudo Visual Networking Index, a Cisco aponta que em apenas três anos, 83% da população brasileira estará conectada à internet. Além disso, teremos em apenas dois anos mais de 50 bilhões de dispositivos conectados e a Internet das Coisas estará presente em 95% dos eletrônicos.

Para o ano de 2021 de acordo com estudo realizado pela Cisco:

• 83% da população brasileira estará na conectada com Internet quando comparada com o ano de 2016;
• 734 milhões de dispositivos conectados, em 2016 chegamos a 500 milhões;
• 25.1 GB deve representar o tráfego médio por pessoa de dados por mês, em 2016 foi de 11.4 GB.

A realidade nos mostra, por exemplo, que vamos utilizar cada vez mais smartphones para serviços de transporte, mensagens, entregas e muito mais, e da mesma forma teremos esse mesmo nível de eficiência e agilidade tecnológica associada aos serviços públicos.

A necessidade de oferecer serviços com uso dos dispositivos móveis se torna cada vez mais evidente, visto que, temos jovens que já nasceram na era conectada e utilizando cada vez mais smartphones em diferentes fases da vida, aplicando em importantes decisões em seu dia a dia.

Segundo o IBGE, só em 2016, três quartos da população com 10 anos ou mais já possuíam um celular. O Governo Federal Brasileiro, por exemplo, já oferece mais de 1.700 serviços públicos digitais e esse número só tende a aumentar.

O cidadão digital economiza dinheiro e aumenta sua eficiência produtiva

Desde que embarcamos nesse caminho digital, a relação entre serviços e cidadãos tem se transformado. A digitalização pode ajudar governos a economizar dinheiro, reinventando seus serviços e reformulando o relacionamento entre o cidadão e o estado.

Nos próximos anos, a maioria das organizações ligadas aos governos em diferentes esferas e poderes, verá sua base de consumidores mudar.

De clientes tradicionais, que normalmente prefeririam interação face a face e contato telefônico, para os chamados “nativos digitais”, aqueles que cresceram já conectados através da internet e smartphones e que naturalmente já cobram por maior eficiência produtiva e redução de custos.

Isso tem enormes consequências para a maneira como as empresas e governos se envolvem com seus clientes, as organizações passam a criar novos insights e oferecer produtos e serviços sob medida com as características do cidadão digital, se tornando um grande desafio quanto a sua capacidade digital e desenvolvimento futuro.

A Planus já está conectada ao futuro, conheça o IT 360: a solução completa para apoiar sua Transformação Digital. Conte com a gente neste processo de grande mudança.

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.