Criar uma estratégia de alta disponibilidade é vital para a sobrevivência do negócio – Planus

Criar uma estratégia de alta disponibilidade é vital para a sobrevivência do negócio

27/11/2018

Criar uma estratégia de alta disponibilidade é vital para a sobrevivência do negócio

O pior pesadelo para um administrador de sistemas sem dúvida nenhuma é uma falha do sistema. As interrupções não programadas geram prejuízos, desperdiçando o tempo dos clientes e do corpo técnico da empresa, ocupam recursos valiosos e resultam em perda de negócios e credibilidade da organização.

É nesse momento que entra a alta disponibilidade (High Availability – HA). Ela garante que um sistema ou serviços essenciais permaneçam operacionais, mesmo no caso de uma falha do sistema. A HA pode ser alcançado de várias maneiras, inclusive por meio de failover, redundância de discos, armazenamento de dados, backup e muito mais.

Quando implementado corretamente, pode até dar aos administradores de sistemas e gestores um pouco mais de tranquilidade, garantindo assim, a participação efetiva das empresas junto a Economia e Transformação Digital que vivemos atualmente.

Será que sua empresa realmente precisa de alta disponibilidade?

Falar em Economia e Transformação Digital nos leva a pensar que o sucesso do negócio esteja ligado diretamente a alta disponibilidade.

Entretanto, apesar de HA seja algo sempre útil, nem sempre é necessária ter uma estrutura redundante em todo o parque computacional. Na verdade, existem algumas situações em que o custo da alta disponibilidade supera seus benefícios.

Embora a funcionalidade que a alta disponibilidade oferece seja valiosa, montar uma estrutura que possa garantir produtos e serviços sempre disponíveis podem ter um custo elevado e podem comprometer o orçamento da organização.

Para reduzir os custos, antes de investir em um produto de alta disponibilidade, pergunte a si mesmo: “Será que a alta disponibilidade realmente é necessária para toda a minha infraestrutura de tecnologia?” Você vai se surpreender: mas alguns servidores com um tempo de recuperação longo, não precisam realmente de HA.

Não tenha medo de ter uma estrutura redundante

Se a sua análise sobre a necessidade de alta disponibilidade sobre seus serviços de tecnologia foi positiva, então, chegou a hora de dar os próximos passos. Para isso, é preciso garantir que ela funcione da melhor forma possível. E para garantir esse objetivo é necessário determinar o nível correto de redundância para sua infraestrutura.

De forma resumida, a redundância cria um backup de um componente, aumentando sua resiliência. Certos níveis de redundância, como N + 1, fornecem apenas um componente de backup independente, enquanto permutações mais complexas, como N + 2 + 1, pode sustentar um número maior de falhas de uma estrutura.

Assim, ao determinar o nível adequado de redundância, você pode garantir que todos os sistemas permaneçam on-line no caso de uma falha, aumentando assim, a disponibilidade.

É preciso garantir sua estrutura de alta disponibilidade

A alta disponibilidade se torna um ativo para qualquer infraestrutura existente na empresa, e mantê-la sempre pronta para situações críticas pode ser um verdadeiro desafio.

Os administradores enfrentam a difícil decisão entre testar regularmente sua infraestrutura de alta disponibilidade, para garantir que tudo esteja funcionando sem problemas, ou arriscar a interrupção do serviço no processo, colocando a prova a confiabilidade de sua estrutura e arriscar possíveis falhas.

Algumas considerações que todo administrador deve levar em conta antes de tomar essa decisão:

  • Qual o efeito de uma falha no sistema de HA terá em sua empresa?
  • Qual o efeito que um teste em tempo real falho terá em seus clientes?
  • Qual o tempo de recuperação você precisa para seus servidores de alta disponibilidade?

As respostas a essas perguntas podem ajudar a determinar com que frequência você precisa testar a alta disponibilidade de sua infraestrutura e como você deve realizar esses testes.

Por fim, ter confiança na estratégia de alta disponibilidade e no plano de recuperação da empresa são fundamentais para o objetivo de minimizar interrupções nas operações de negócio e nas metas da organização em fazer parte da atual Economia e Transformação Digital que vivemos.

Se você quer saber como nós podemos ajudar na elaboração de sua estratégia de alta disponibilidade, conheça agora mesmo o portfólio Planus IT 360!

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.