Como a IaaS pode ser relevante para empresas de serviço? – Planus

Como a IaaS pode ser relevante para empresas de serviço?

24/10/2018

Como a IaaS pode ser relevante para empresas de serviço?

Entenda o caminho que a TI está trilhando e como sua empresa deve se preparar

Os benefícios da computação em nuvem, em específico IaaS, variam de maior escalabilidade até acesso a tecnologias de ponta e emergentes. Entender o caminho que o time de TI deve trilhar e como sua empresa deve se preparar para migrar para essa a nova arquitetura é a melhor forma para alcançar o sucesso e o retorno do investimento.

A Infraestrutura como Serviço (IaaS) continua sendo uma grande marca neste período de Transformação Digital. Graças a ela, o empreendedorismo e o crescimento das empresas, especialmente no setor de serviços, tem se tornado uma grande realidade.

O fato é que as empresas de serviços nascem de uma premissa que por si só traz margens maiores, pois no business há pouco ou quase nenhum produto atrelado. Isso favorece a expansão desse segmento pois dependem, na maioria das vezes, da expertise dos profissionais, e na medida que crescem e expandem (com melhor saúde financeira) incrementam produtos como potencializador dos serviços prestados.

E nesse cenário a cloud híbrida e a infraestrutura como serviço são essenciais.

Continue a leitura e entenda mais sobre esse cenário!

A trilha para o crescimento sustentável passa pela IaaS

Uma das principais características aplicada para as empresas prestadoras de serviços de diferentes segmentos que adotam a nuvem como infraestrutura computacional, consiste em evitar grandes investimentos de capital em TI nas fases iniciais ou de expansão da empresa.

As organizações que adotam a infraestrutura como um serviço podem alocar capacidade de computação, pagando basicamente pelo que utilizam. Em especial, empresas que transformaram suas soluções em serviços e que precisam se utilizar de uma estrutura de tecnologia robusta para garantir a alta disponibilidade para seu segmento de clientes.

Sendo assim, para as empresas, a IaaS fornece um local onde é possível dimensionar os serviços de computação e armazenamento sob demanda para atender às necessidades atuais.

Desempenho, segurança e armazenamento com IaaS

A Infraestrutura como Serviço é uma boa combinação para grandes quantidades de cargas de trabalho diferentes e outras necessidades do negócio, desde protótipos em sandbox e testes até a implantação e atualização de aplicativos complexos.

Para empresas que fornecem serviços, outros benefícios do IaaS incluem recursos de gerenciamento, provisionamento e configuração, modelos que podem economizar o tempo dos administradores, garantindo assim desempenho, segurança e um confiável armazenamento.

Entretanto, um destaque aqui, é que a nuvem evolui rapidamente e requer desempenho contínuo, uso e monitoramento de custos. Se os administradores de TI não fizerem isso de forma eficiente, isso poderá resultar em usuários menos satisfeitos e custos mais altos.

IaaS para empresas de serviço – a escolha certa?

De acordo com oGartner, Inc., o mercado de IaaS deve crescer US$ 74 bilhões até 2022, com grande parte do crescimento atribuído a empresas que dependem de uma infraestrutura completa para garantir o alto volume de negócios.

As vantagens dessa infraestrutura podem ajudar você a expandir sua estratégia corporativa com confiança.

Infraestrutura como Serviço na prática

A IaaS aproveita a elasticidade e a flexibilidade da nuvem para fornecer infraestrutura, com benefícios tangíveis para as empresas. A IaaS permite, por exemplo  que os usuários de nuvem  escolham quando, como e quais recursos de computação consumir e aumentar ou diminuir conforme as demandas mudam, reduzindo drasticamente o tempo de lançamento no mercado.

Na prática, a Infraestrutura como Serviço se torna estratégico para startups, pequenas e médias empresas em diferentes segmentos que precisam de sistemas de TI de ponta para administrar seus negócios, a exemplo de hotelaria, call center, agencias, transporte, educação, etc.

A IaaS inclui tecnologias aplicadas a diferentes projetos e pode atender empresas fornecendo´poder computacional em estruturas como:

  • Servidores de aplicação;
  • Firewalls;
  • Auto Scaling;
  • Load Balancers;
  • Monitoring;
  • Data Storage;
  • Databases;
  • Gestão de Infraestrutura;
  • E muito mais.

Isso na prática é convertido em diversos cases de sucesso em diferentes segmentos de mercado, impactando principalmente em otimização de custos, aumento de produtividade e crescimento estratégico.

É possível manter uma mentalidade de crescimento

O objetivo de todo negócio é crescer. O sucesso levará sua empresa a conquistar mais clientes e mais carga de trabalho, o que, por sua vez, resultará em mais dados.

Quando você está trabalhando no desenvolvimento de sua empresa, a última coisa com a qual você quer se preocupar é se sua infraestrutura de dados pode acompanhar seu crescimento.

Por um lado, você não quer ter que desacelerar para que sua tecnologia possa acompanhar. Além disso, o tempo gasto se preocupando com sua tecnologia é o tempo que você poderia ter gasto construindo seu negócio.

Com a Infraestrutura como Serviço, você não terá que se preocupar com esse cenário descrito. Isso porque as plataformas de IaaS usam tecnologia atualizada que pode facilmente aumentar ou diminuir para atender às necessidades da sua empresa. E, como a infraestrutura é gerenciada por um serviço de terceiros, a exemplo da Planus, você poderá contar com especialistas para manter seu sistema funcionando e mais do que isso, com foco no seu business.

Ter a flexibilidade necessária que sua empresa precisa

É definitivamente um desperdício de recursos comprar uma solução de dados que você não utilizará totalmente. Por outro lado, também pode ser frustrante se você comprar um sistema de armazenamento menor para economizar dinheiro, mas depois superá-lo rapidamente.

Com o IaaS, você não terá esse problema.

Quando você está na fase inicial, pode pagar para usar apenas uma pequena quantidade de dados. Mas, quando sua empresa crescer, você poderá acessar imediatamente mais dados através do Infraestrutura como Serviço. O melhor de tudo, você não terá que esperar para configurar um novo sistema.

Com todos esses benefícios em mente, escolher a infraestrutura como serviço para o desenvolvimento da sua empresa pode ser uma ótima opção.

Se você gostaria de saber mais sobre os benefícios da Infraestrutura como Serviço para sua estratégia corporativa, entre em contato conosco. A Planus trabalha com você para encontrar as ferramentas de nuvem certas para o seu negócio.

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.