Infraestrutura As a Service – Planus

Infraestrutura As a Service

23/10/2018

Infraestrutura As a Service

A importância da arquitetura IaaS para a Transformação Digital

Em um modelo de Infraestrutura como Serviço – IaaS, um provedor de nuvem, a exemplo da Planus, hospeda os componentes de infraestrutura tradicionalmente presentes em um data center local, incluindo servidores, armazenamento e hardware de rede, bem como a camada de virtualização.

Associada a essa estrutura, o provedor de IaaS também fornece uma variedade de serviços para acompanhar esses componentes de infraestrutura. Eles podem incluir monitoramento, acesso a logs, segurança, balanceamento de carga e cluster, bem como resiliência de armazenamento, como backup, replicação e recuperação.

O conjunto de ativos e serviços, associados à arquitetura IaaS torna-se a estratégia perfeita para as empresas que buscam se estruturar e desenvolver projetos visando a atual Transformação Digital. É preciso associar tecnologia de ponta ao conceito de disrupção aos tradicionais conceitos de mercado para a criação de novos produtos e serviços.

A IaaS fornece a estrutura para um novo conceito de serviços digitais

A Infraestrutura como Serviço é um modelo de estrutura computacional eficaz para elevadas cargas de trabalho, ideal para os novos serviços de TI que utilizam grande massa de dados, a exemplo de soluções em Big Data, IoT, Geolocalização, streaming de vídeo, entre outros.

Desta forma, para as empresas que estão desenvolvendo novos conceitos de produtos e serviços nessa era digital adotar a IaaS pode ser o fator determinante para a inovação.

Com ajuda da nuvem é possível, por exemplo, ter acesso a tecnologia de ponta que muitas empresas necessitam para darem seu pontapé inicial, a exemplo das startups, ou pode ser a condição determinante para um crescimento futuro, como é o caso das empresas em desenvolvimento mais avançado.

Na prática, pode ser mais econômico para uma empresa hospedar e testar um aplicativo usando uma infraestrutura na nuvem do que realizar um grande investimento na aquisição e montagem de um datacenter próprio. Ter acesso a tecnologia de ponta é um grande desafio para empreendedores.

Adote a Infraestrutura como Serviço para continuar a crescer

Em 2017, o Gartner, consultoria especializada em tecnologia, já fazia a projeção de crescimento de serviços utilizando nuvem pública em 18%, totalizando naquela época o total US$ 246,8 bilhões. O maior crescimento mostrava que IaaS seria responsável por cerca de 36,8% do total em 2017, atingindo US$ 34,6 bilhões.

Os números apontados pelo Gartner já demonstravam naquela época o potencial disponível para as empresas para consolidarem seus planos de crescimento para os próximos anos. Esses números não só se consolidaram, como serviram de base para o exponencial desenvolvimento de organizações que já acreditavam na Transformação Digital e passaram a utilizar a IaaS como uma estrutura de TI estratégia de crescimento.

É possível garantir alta disponibilidade necessária na Transformação Digital

Com a adoção da Infraestrutura como Serviço é possível reduzir o tempo de inatividade das empresas. E conforme elas migram para a nuvem, as equipes de TI conseguem aumentar a garantia de disponibilidade.

Sendo assim, a virtualização tornou muito mais fácil para as organizações moverem suas cargas de trabalho para a nuvem e ainda se manter disponíveis em situações de alta demanda ou risco. A IaaS fornece a estrutura computacional necessária para garantir situações de alta demanda, a exemplo de períodos de grandes volumes de venda ou ainda tentativas de invasão e roubo de dados.

Por fim, as organizações estão buscando soluções estratégias para o crescimento. E a adoção da Infraestrutura como Serviço inclui em seus valores características como agilidade, escalabilidade, benefícios de custo, inovação e crescimento dos negócios.

Contratar o provedor certo em IaaS será fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Se você ainda não conhece a Planus, saiba como podemos impulsionar sua entrada e participação na era da economia e da transformação digital.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.